283 mil donos de sites tiveram seus dados vazados pelo Google em 2013 e só agora ficaram sabendo o risco que passaram. De acordo com o site SMN Weekly o responsável por descobrir a falha foi o líder técnico sênior do grupo de pesquisa intitulado “Talos” pertencente a Cisco. O pesquisador encontrou o problema ao iniciar uma pesquisa a respeito de domínios associados a malware.
De acordo com a empresa de segurança da informação, a vulnerabilidade responsável pelo dano aos donos de site afetou páginas registradas pelo Google Apps for Work usando o eNom e envolveu o banco de dados que contém informações de contato das pessoas que compraram os nomes de domínio, conhecido Whois.
O relatório da SMN informou que todos os proprietários afetados haviam optado pela “proteção de privacidade WHOIS” que dava aos clientes a opção de escolher por tornar suas informações privadas pagando uma taxa extra.
Em pronunciamento, o Google afirmou que o houve um problema com um software que acabou expondo nomes, endereços, e-mails e números de telefone usados para registrar sites mesmo quando a opção dos clientes era a de privacidade.