Últimas notícias

Fique informado

SSL melhora o SEO do site! Mito ou Realidade?

5 de outubro de 2022

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

A Internet segura é uma Internet melhor. Prova disso é que os principais navegadores exigem certificados TLS/SSL e os mecanismos de pesquisa aumentam os resultados de sites protegidos por certificados digitais SSL

O que é SSL?

SSL – Secure Sockets Layer é um protocolo de segurança para manter a comunicação entre máquinas segura e inviolável. 

O Nome SSL, em 1999, foi substituído por TLS – Transport Layer Security. Contudo, o mercado não abandonou esse nome. Usuários e a propria indústria ainda se refere a ele pelo nome SSL ou utiliza as duas siglas em conjunto – TLS/SSL ou SSL/TLS.

Se você quiser saber mais sobre a mudança do nome, depois leia nosso artigo. SSL vs TLS: Quais são as diferenças entre esses protocolos? É um artigo interessante e apresenta a cronologia das versões do protocolo.

O SSL é um certificado digital e tem duas funcionalidades básicas: Criptografia e identificação. A criptografia dos dados e a identificação de máquinas e aplicações reconhecendo inclusive a propriedade, ou seja, a quem pertencem o servidor web ou um site.

O SSL é aplicado ao protocolo HTTP – Hypertext Transfer Protocol, que é um protocolo de transferência de comunicação. Possibilita, por exemplo, que pessoas que insiram a URL – Uniform Resource Locator – de um determinado site em seu navegador, é direcionado a ele.

Quando o SSL é aplicado ao protocolo HTTP o protocolo passa a ser HTTPS. Essa é a sinalização que indica a presença de segurança – criptografia – o que impede a interceptação de dados.

Quando e porquê utilizar o Certificado SSL/TLS?

O SSL/TLS é essencial sempre que houver informações sensíveis sendo transmitidas. Essas informações podem ser: como nome e senha, informações de pagamento, informações de saúde etc. Do mesmo modo quando a identificação de empresas, aplicações e máquinas for importante.

O objetivo do SSL/TLS é garantir que somente o destinatário – máquina, pessoa ou organização – para quem os dados estão sendo transmitidos possa ter acesso.

Isso é, particularmente, importante quando consideramos a quantidade de dispositivos e servidores pelo qual a informação passa antes de chegar no seu destino.

Quando o SSL é necessário?

O SSL é necessário sempre em ambientes em que a autenticação é necessária.

Qualquer servidor pode se passar por outro servidor interceptando as informações sendo transmitidas no caminho.

O SSL/TLS permite a comprovação da identidade do servidor para que outros servidores ou visitantes de um site reconheçam a autenticidade do servidor que recebe e/ou envia a comunicação.

Porque utilizar o certificado SSL?

A criptografia é a tecnologia que impede o acesso de terceiros ao conteúdo das comunicações. Adicionalmente, o certificado SSL/TLS é a única forma de sinalização da confiabilidade no meio eletrônico.

Quando o site utiliza os certificados são dos tipos OV – Validação de Organização e EV – Validação Estendida ele sinaliza a identidade da empresa de forma inquestionável logo, o SSL é a maneira visível de dizer aos visitantes de um site que o site é seguro. 

Quando seu site deve estar de acordo com os padrões do segmento em que atua?

Para resguardar sua cadeia de comunicação algumas indústrias como de finanças estabelece um padrão básico de segurança.

Existem, também, algumas exigências do PCI – Payment Card Industry para quem deseja aceitar pagamentos via cartão de crédito em seu site, e uma delas é a utilização de um certificado SSL/TLS.

Quando pensamos nesse protocolo de segurança ou precisamos explicar o que é SSL para quem não é do ramo de TI, utilizamos a imagem do cadeadinho presente nos sites seguros. No entanto, a utilização dos certificados SSLs vai muito além disso.

Para se ter uma ideia alguns setores industriais já estão utilizando SSL em componentes ligados à Internet das Coisas – IoT. Um Bom exemplo disso são os fabricantes de carros inteligentes e autônomos que tem centenas de dispositivos IoT.

Para pedido de resgate – ransomware – e até mesmo para ações políticas e terroristas, equipamentos IoT podem ser alvo de hackers. A tecnologia indispensável para identificar os equipamentos e protege-los de invasão por parte de terceiros é o SSL.

O SSL possui Impacto no SEO dos sites?

A resposta curta é: sim.

Primeiramente falamos sobre o que é, para que serve e quem deve utilizar o SSL. Com iss,o você já percebeu o quanto esse recurso de tecnologia é importante.

os navegadores como Google Chrome, Firefox e Microsoft Edge, também já entenderam isso e há muitos anos vêm promovendo campanhas de conscientização da importância e necessidade do SSL.

Em 2014, o Google fez mudanças no algoritmo para priorizar sites que possuem certificados SSL e isso tem sido seu foco desde então.

Na ocasião, o Google em seu site afirmou:

“A segurança é uma prioridade para o Google. Investimos muito para garantir que nossos serviços usem segurança líder do setor, como criptografia HTTPS forte por padrão. Isso significa que as pessoas que usam a Pesquisa, o Gmail e o Drive, por exemplo, têm automaticamente uma conexão segura com o Google.”

Na atualização do Google Chrome, em julho de 2018, os sites sem certificado SSL/TLS mostram uma mensagem de “não seguro.

Como você pode ver, foi oficializado pela indústria de ranqueamento que os sites que possuem certificado TLS/SSL alcançam ranqueamento melhor do que sites sem certificado quando os outros critérios estiverem iguais.

O maior benefício que ele pode trazer é ganhar a confiança de seus visitantes e o SEO vem como bônus, contudo, você deverá observar o tipo de certificado ideal para sua empresa.

Quais são os tipos de SSL que existem e qual utilizar?

Entendeu o quanto o SSL é importante para a performance do seu site?

O SSL é um recurso importante para gerar confiança entre os visitantes do seu site, para proteger os dados de seus clientes, para proteger sua empresa de sanções por conta da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados e ainda, para ranquear sua empresa nos resultados de buscas nos mecanismos de pesquisa como Google, Yahoo!, Bing, Ask, AOL, Go, Live, Snap e outros.

O MAIOR CONTEÚDO SOBRE TLS/SSL NO BRASIL VOCÊ ENCONTRA NO CRYPTO ID. DESDE 2014!

Acesse aqui e saiba tudo sobre SSL ou TLS, esse protocolo de segurança que garante o sigilo das informações e identifica empresas no mundo eletrônico.

e-COMMERCE & VAREJO

Aqui no Crypto ID você encontra soluções para o varejo que vão proporcionar segurança e confiança entre sua marca e seus consumidores.