Foi publicado nesta terça-feira, 28 de novembro de 2023, no Diário Oficial da União (DOU), em edição extra, o Decreto nº 11.797, de 27 de novembro de 2023, que define novas atribuições ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) no contexto da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Com vigor a partir da data de publicação, a normativa dispõe sobre o Serviço de Identificação do Cidadão (SIC), sobre a governança da identificação das pessoas naturais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e institui a Câmara-Executiva Federal de Identificação do Cidadão (CEFIC).
Ficará sob responsabilidade do ITI propor à CEFIC a regulamentação dos processos de credenciamento, homologação, auditoria e fiscalização dos entes públicos e privados sobre sistemas biométricos, de personalização e de gráficas no âmbito da expedição da CIN.
Cabe ainda ao Instituto, a operacionalização desses processos, a disponibilização da infraestrutura para integração de dados biométricos e biográficos do serviço de identificação do cidadão em apoio ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), bem como o monitoramento e suporte técnico ao MGI na disponibilização dessa infraestrutura.
Também ficam sob a alçada do ITI propor à CEFIC estudos e procedimentos no âmbito das tecnologias de identificação e a operacionalização de outras demandas relacionadas à identificação civil, quando apresentadas pela CEFIC ou pelo MGI.

Para Maurício Coelho, diretor-presidente substituto do ITI, “A publicação do Decreto nº 11.797, hoje, trazendo novas atribuições para o ITI no contexto da CIN, em apoio à CEFIC e ao MGI, representa um momento histórico para a autarquia. O ITI passa a integrar a estrutura governamental responsável por uma política pública importantíssima para o País, com impactos extremamente positivos nas áreas social, econômica e de segurança pública.
A CIN é base de nossos direitos e deveres enquanto cidadãos brasileiros, é a fonte, portanto, de nossa cidadania.
O ITI, a partir de sua expertise e conhecimentos técnicos especializados nas temáticas refletidas nas atribuições recém publicadas, certamente, agregará valor, produtividade e qualidade aos esforços empreendidos pelo governo federal para levar a CIN a todos os cidadãos brasileiros”.
Governo prorroga até 11 de janeiro prazo para estados emitirem nova Carteira de Identidade
DF começa a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional
Dois milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional
Entrevista com Maurício Coelho, Diretor e Presidente Interino do ITIsobre como será o CERTFORUM 2023
Sobre o ITI

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação ITI, é dirigido por Enylson Camolesi, Diretor Presidente desde 12 de dezembro de 2023. O ITI foi criado a partir do Art. 12 da Medida Provisória n° 2.200-2, de 24 de agosto de 2001. Atualmente o ITI é vinculado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, com a finalidade de ser a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Conheça algumas das principais empresas que fazem parte do ecossistema da ICP-Brasil. AET EUROPE | ASSINATURA CERTA | BRY TECNOLOGIA | CERTIFICA | DINAMO Networks | DOC9 | SAFEWEB | SOLUTI | SYNGULAR ID | V/CERT | ZAPSIGN |
Leia a coluna exclusiva sobre a ICP-Brasil!

Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
O Crypto ID é uma plataforma de destaque no cenário de identificação digital, cibersegurança e tecnologia, atuando como referência em conteúdos especializados e atualizados sobre temas como certificação digital, blockchain, biometria, autenticação multifatorial e tendências regulatórias.
Fundado há mais de uma década, a plataforma se consolidou como uma fonte confiável para profissionais de TI, empresas e entusiastas da segurança digital.
A plataforma posiciona-se não apenas como um veículo de notícias, mas como um agente ativo na promoção de um ecossistema digital seguro.
Sua combinação de análises técnicas, cobertura de eventos e parcerias com líderes do setor faz dele um recurso indispensável para quem busca entender e se adaptar às transformações da identidade digital e da cibersegurança no Brasil.