Atos de fraude são um problema crescente para uma empresa de acordo com estudo feito pela consultoria da KPMG
Especialista da Opah IT aborda estratégias para evitar fraudes corporativas internas e externas.
Atos de fraude, internos e externos, são um problema crescente para as empresas, com 77% das organizações nas Américas relatando acreditar que o risco envolvendo segurança cibernética deve aumentar em 2022, de acordo com um estudo da consultoria KPMG.
Ainda assim, muitas empresas, especialmente com operações menores, não possuem ferramentas de identificação de fraude. Felizmente, existem controles antifraude básicos, também chamados de controles internos, que podem ser implementados para prevenir ou detectar atividades fraudulentas.
O que são controles internos para prevenir e detectar fraudes
Fraude é o ato de enganar o outro na tentativa de ganhar algo de valor. Pode ser um falso relatório financeiro, apropriação indébita de ativos ou ganho de recursos sob falsos pretextos.
Os controles internos, portanto, são projetados para impedir que indivíduos, tanto dentro, como fora da organização, cometam fraudes, e para detectar quando uma fraude ocorre. Assim, as perdas podam ser mitigadas e atividades ilegais ou antiéticas podem ser interrompidas imediatamente.
Para auxiliar empresas a fugirem das fraudes corporativas, João Moressi Jr., fundador e CEO da Opah IT, empresa especializada no desenvolvimento de soluções customizadas de TI, destaca cinco controles antifraude que podem ser implementados imediatamente.
1 – Verifique antecedentes de seus candidatos
Charme e um currículo atrativo podem fazer com que um candidato passe por uma entrevista de emprego, mas isso não garante sua honestidade. Um primeiro passo importante para não errar no recrutamento é contratar uma empresa confiável para fazer uma verificação de antecedentes.
“Analisar as mídias sociais do candidato também é outra medida eficaz para determinar o tipo de pessoa que você está considerando contratar”, recomenda o CEO.
2 – Garanta a privacidade do cliente
Quando seus clientes fazem login em seu sistema para realizar negócios, você precisa ter certeza de que são realmente eles. A utilização de meios de verificação de identidade é crucial. Se, por exemplo, um cliente estiver efetuando login em um dispositivo diferente do normalmente empregado, crie um ponto de parada para verificação de identidade.
“Isso pode ser tão simples quanto responder a perguntas de segurança ou enviar uma mensagem de texto para um número de telefone conhecido, que pode ser inserido como verificação. Um processo de autenticação múltipla duplica essa metodologia e aumenta ainda mais a segurança, bem como a percepção do cliente sobre seus recursos de segurança e seu grau de confiabilidade”, diz Moressi.
3 – Empregue um sistema de gerenciamento de fraude
Bons sistemas de gerenciamento de fraudes devem ser acessíveis a todas as partes necessárias, já que fraude é um tema melhor tratado trabalhando em equipe. Dependendo de quem tem permissão para ver o quê, o sistema deve disponibilizar diferentes opções de login. Pode também incluir ferramentas que aplicam pontuações de risco aos usuários, sejam funcionários ou clientes.
“Considere alguém tentando várias vezes, em dispositivos diferentes, inserir um código de login. Um sistema competente pode sinalizar essas informações e enviar os detalhes de volta ao webmaster, em tempo real”, explica o executivo.
4 – Treine sua equipe
Embora esse risco possa não estar em sua mente o tempo todo, você nunca quer ser pego de surpresa por uma violação de segurança. Invista em treinamento para educar suas equipes sobre as técnicas mais recentes usadas em fraudes e como elas podem ser frustradas.
“Deixe que essas experiências tenham uma sensação de comunidade, em que as pessoas se envolvam em discussões sobre a compreensão das diferentes ferramentas disponíveis, incluindo gostos e desgostos. Ouça sua equipe quando eles discutirem como a fraude afeta potencialmente seu negócio na prática”, orienta Moressi.
5 – Filtrando informações
Esta é outra forma de garantir a devida diligência. Ao filtrar endereços de e-mail e números de telefones celulares, você pode gerar dados informativos sobre quem está entrando em contato com sua organização.
“Ao usar essa ferramenta, você pode verificar quem está utilizando os serviços da sua empresa e com que frequência, e pode até verificar se o endereço de e-mail apareceu em lugares desagradáveis do universo online, como a dark web”, finaliza o CEO.
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