É utilizado para a transmissão, via internet e no ambiente da própria empresa, dos arquivos gerados pelo programa SEFIP – Sistema de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, sem a necessidade de encaminhamento dos disquetes ao banco quando do recolhimento de FGTS e/ou prestação de Informações à Previdência. O Conectividade Social também permite acesso a informações do FGTS dos trabalhadores vinculados à empresa, bem como a realização de outras transações relacionadas à transferência de benefícios à sociedade. Alterações cadastrais e comunicações de afastamento do empregado, também serão feitos via internet.
Fonte: Guia Trabalhista
Perguntas mais frequentes sobre Conectividade Social
FONTE: CAIXA
1. O que é o Conectividade Social?
Conectividade Social é um canal eletrônico de relacionamento, desenvolvido pela CAIXA. A sua finalidade é a troca de arquivos e mensagens por meio da internet. O canal foi criado para ser utilizado por todas as empresas, ou equiparadas, que são obrigadas a recolher o FGTS ou prestar informações à Previdência Social. Além de simplificar o processo de recolhimento do FGTS, reduz os custos operacionais, aumenta o conforto, a precisão, a segurança e o sigilo das transações relativas ao FGTS.
2. O que é necessário para a instalação do Conectividade Social?
Ter um computador com a configuração especificada para a instalação, baixar o programa de Pré-certificação Pré-Cert (PRE-CERT_MULTI.EXE). Depois de instalar o programa, é preciso salvar o arquivo em mídia auxiliar (disquete) e procurar uma agência da CAIXA.
3. Qual a configuração mínima para instalação do programa?
Para a instalação do programa, é necessário possuir um computador com:
-Processador:
– Mínimo: Pentium 100MHz
– Recomendável: Pentium 166MHz
-Monitor de vídeo VGA 640 x 480 ou superior;
-Unidade de CD-ROM;
-Unidade de disquete de 3 1/2 polegadas;
-Modem;
-Microsoft Windows 95 ou superior, ou Microsoft Windows NT 4 ou superior;
-Memória RAM:
– Mínimo: 16MB
– Recomendável: 24MB de memória RAM em ambiente Windows 95 ou 32MB em Windows NT
-Para o funcionamento do Help on-line (elaborado segundo os atuais padrões da Microsoft), é necessário que esteja instalado o Internet Explorer, em sua versão 3.01 ou superior a esta;
-Acesso à internet.
4. Na instalação e utilização do Conectividade Social, preciso obrigatoriamente ter direitos de administrador da máquina?
Sim, devido às alterações que são feitas no registro.
5. Como faço para obter o aplicativo?
O aplicativo pode ser baixado do sítio da CAIXA, em “Documentos Disponíveis para Download”, ou por meio do Kit CD de instalação. É possível, ainda, levar uma mídia auxiliar (disquete) a uma agência da CAIXA.para cópia do programa.
6. Como faço para executar o aplicativo?
Dê um duplo clique no ícone, na área de trabalho, aguarde a execução do programa e siga as orientações das telas.
7. Como faço para configurar o aplicativo?
Na primeira execução do Conectividade Social, é ativado um assistente, que fornece auxílio na configuração do caminho do certificado e o tipo de conexão de internet utilizada.
8. O que é um certificado eletrônico?
O certificado eletrônico é a identificação digital da pessoa física ou jurídica. É uma chave de acesso emitida por uma autoridade certificadora, disponibilizada ao cliente por meio de um arquivo em disquete com extensão PRI, e uma senha de acesso respectiva àquele usuário. Sua função é comprovar a identidade do usuário ou autorizar o acesso a serviços on-line.
9. Como faço para receber o certificado eletrônico?
Após efetuar a pré-certificação, sua empresa deverá solicitar o certificado digital em uma agência da CAIXA.
10. Se eu ainda tiver alguma dúvida em relação ao Conectividade Social, como posso esclarecê-la?
Se você já acessou as páginas do Conetividade Social, tais como as áreas do Saiba Mais e de Perguntas Frequentes e não conseguiu esclarecer suas dúvidas, você pode ligar para a central de atendimento, por meio do telefone 0800-726-0104. A ligação é gratuita e o serviço está disponível diariamente, das 7 às 20h.
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