Últimas notícias

Fique informado

Embratel leva rede privativa LTE | 5G ao Futurecom para integrar ecossistemas tecnológicos e conectar sociedade, empresas e governos

3 de outubro de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Como se proteger de golpes durante o período de folia do Carnaval

É comum o aumento da aglomeração, o que acaba chamando atenção de muitos criminosos que estão aguardando para praticar diversos golpes

18 de fevereiro de 2023

Ameaças no amor: consumidores devem estar atentos aos golpes online no Valentine’s Day 

A Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point® Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP)

14 de fevereiro de 2023

Cibersegurança é a maior preocupação de empresas que investem no metaverso

Segurança cibernética deve ser a principal meta das empresas que

6 de fevereiro de 2023

Cibersegurança: a prevenção e o bom senso são os maiores aliados das empresas. Por Mara Maehara, CIO da TOTVS

A cibersegurança é uma preocupação constante, gestores precisam estar unidos e contar com aliados nessa batalha diária

6 de fevereiro de 2023

Genetec obtém certificações rigorosas por meio do compromisso com cibersegurança e privacidade 

A empresa anuncia os padrões ISO 27001, 20017, certificação de cibersegurança UL 2900-2-3 nível 3 e auditoria SOC2 Tipo 2

6 de fevereiro de 2023

Forcepoint aponta a crise de identidade entre as tendências para a cibersegurança em 2023  

A Forcepoint, empresa de cibersegurança, divulga um relatório com as maiores tendências e desafios a serem enfrentados para o setor em 2023

3 de fevereiro de 2023

Embratel apresentará no Futurecom 2023 um ecossistema tecnológico capaz de conectar sociedade, empresas e governos a partir de redes privativas

Executivos da Embratel e da Claro participarão de palestras e painéis sobre 5G, Inteligência Artificial, Cloud, satélites, cibersegurança, redes privativas, Analytics e cidades inteligentes, entre outros importantes temas

Embratel apresentará no Futurecom 2023 um ecossistema tecnológico capaz de conectar sociedade, empresas e governos a partir de redes privativas.

Demonstrações focadas em logística, indústria autônoma, cidade inteligente, segurança preditiva, atendimento médico remoto e telemetria no agronegócio serão realizadas em seu estande. 

Para isso, a Embratel apresentará sua solução de rede privativa LTE | 5G, habilitando inovações e mostrando todo potencial que a tecnologia, integrada com dispositivos de Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e Nuvem, pode prover aos negócios e à sociedade.

Executivos da Embratel e da Claro também participarão de palestras e painéis, comentando sobre tendências e tópicos como 5G, Inteligência Artificial, Cloud, satélites, cibersegurança, redes privativas, Analytics e cidades inteligentes, entre outros temas.

Ainda, a Embratel realizará diversas apresentações sobre importantes tendências do setor em seu estande, com especialistas como Ronaldo Lemos.

A programação está disponível em: https://www.embratel.com.br/embratel/eventos/futurecom-2023. O Futurecom 2023 é um dos maiores eventos de tecnologia e telecomunicações da América Latina e acontece de 3 a 5 de outubro no São Paulo Expo, em São Paulo.

“Em função de sua alta capacidade, resiliência, disponibilidade, baixíssima latência, segurança e ultraprocessamento de dados, nossa solução de redes privativas possibilita que aplicações críticas sejam implementadas com total eficiência”, afirma Marcello Miguel, Diretor-Executivo de Marketing e Negócios da Embratel.

O executivo destaca que a solução é uma moderna infraestrutura digital que atua no centro de ecossistemas tecnológicos de companhias e governos, habilitando e tornando possível a implementação de inovações para diversas áreas.

“Estamos muito animados para mostrar na prática no Futurecom exemplos do que essa tecnologia é capaz de oferecer”, diz o executivo.

Durante o evento, os visitantes poderão acompanhar demonstrações de ambientes envolvendo pessoas, empresas e governos conectados pela solução de rede privativa LTE | 5G da Embratel, utilizando tecnologia Ericsson. As demonstrações serão realizadas no estande da Embratel, localizado na Ilha 5G da Conectividade, entre os corredores F e G.

A principal demonstração será a própria rede privativa da Embratel. A solução é ofertada ao mercado em três versões, com diferentes arquiteturas de rede.

Na primeira versão, a rede entrega uma cobertura celular privativa, dedicada ao cliente, e utiliza o core (núcleo) de rede da Embratel, cuja capacidade é compartilhada com outras empresas.

Na segunda versão, uma parte do núcleo da rede, a UPF (User Plane Function), fica instalada no cliente, o que garante menor latência e maior resiliência.

E no terceiro modelo, o core completo fica instalado no cliente, o que costuma ser um requerimento para aplicações de missão crítica. Nesse cenário, a Embratel traz para o Futurecom, com o 5G+ da Claro, uma infraestrutura habilitadora digital, com serviços baseados em nuvem e edge que habilitam um ecossistema de aplicações que serão demonstradas na feira.

Demonstrações habilitadas pela Rede Privativa LTE | 5G da Embratel:

– Indústria autônoma: A Embratel e a Siemens levarão a experiência de uma indústria de bebidas do futuro ao Futurecom.

A Embratel, com sua rede privativa LTE | 5G, e a Siemens Infraestrutura e Indústria demonstrarão uma aplicação de controle industrial, apresentando seus principais sistemas utilizados em situações reais, como Controladores Lógicos Programáveis (CLP), Sistema de Supervisão e Controle (SCADA), Monitoramento de Energia Elétrica, Switches, Roteadores e Firewalls Industriais, entre outros.

O destaque dessa aplicação industrial é o uso do 5G para controle em tempo real nas redes de chão de fábrica, alcançando ciclos de comunicação em tempo real extremamente rápidos devido à baixa latência.

Essa comunicação é altamente relevante para aplicações de coleta, análise de dados e gestão de KPIs de produção, aspectos que também serão explorados neste caso de uso, assim como a possibilidade de acesso remoto ao chão de fábrica para fins de manutenção e operação remota de forma segura e eficaz.

Os dados gerados por essa fábrica serão transmitidos, via 5G, para a plataforma de Nuvem da Siemens, o InsightsHub, na qual KPIs e insights de produção serão identificados.

– Logística – Será demonstrado no Futurecomum ambiente de armazém logístico, contando com um sistema de identificação por rádio frequência (RFID) da Zebra conectado com a rede privativa da Embratel.

Um robô autônomo móvel (AMR) da Translift, simulando um veículo do futuro, irá coletar uma caixa com mercadorias etiquetadas com RFID e percorrerá todo o perímetro ao redor de estande da Embratel.

A área percorrida contará com dois leitores de RFID, que farão a leitura das tags de forma imediata, assim que robô autônomo móvel passar por eles, identificando em tempo real a localização, quantos e quais produtos estão sendo transportados.

Assim, é possível reconhecer de modo instantâneo se os devidos produtos estão ali e, inclusive, detectar possíveis perdas e desvios sem a necessidade de parar o veículo ou da intervenção de um operador.

Esse ecossistema tecnológico proporciona a integração entre armazéns, cadeia produtiva e de distribuição, pois é capaz de avisar se é preciso repor ou retirar alguma mercadoria, sempre com agilidade e rapidez de forma automatizada.

– Cidade Inteligente (Trânsito) – A rede privativa da Embratel será a base de conectividade para um semáforo inteligente da Seebot, que também estará conectado ao robô autônomo móvel da Translift via Edge Computing.

Dessa forma, o veículo poderá identificar sinais e se movimentar conforme todo o ecossistema de mobilidade, logística e infraestrutura das cidades inteligentes representados na demonstração.

O semáforo funciona com Inteligência Artificial embarcada e atua de forma automática no trânsito das cidades, tornando o fluxo mais otimizado e extraindo diversas informações de congestionamentos, infrações de trânsito e acidentes, por exemplo.

Câmeras de alta resolução, com solução de Video Analytics, podem ser acopladas para detectar pessoas e veículos que transitam pelo local, permitindo que as autoridades atuem rapidamente no caso de possíveis acidentes, roubos ou outras ocorrências.

A tecnologia pode reaproveitar os semáforos já instalados nas cidades e tem alta compatibilidade com diversas câmeras de mercado, proporcionando uma otimização de custos.

A solução, desenvolvida com o apoio do hub de inovação da Claro e Embratel, o beOn Claro, é capaz de transmitir imagens em tempo real e levar mais segurança para vias públicas de todo o Brasil.

– Cidade Inteligente (Segurança Preditiva) – Outra aplicação que será apresentada no evento busca ampliar as possibilidades das Cidades Inteligentes, com o uso de equipamentos Intelbras como a CPE 5G, a qual recebe o sinal da rede Privativa Embratel e disponibiliza uma rede Wi-Fi Mesh AX 3000 segura para diversas aplicações, e BodyCams conectadas com a Rede Privativa Virtual (Network Slicing), da Embratel.

No Futurecom duas pessoas circularão na cidade de São Paulo com os dispositivos para demonstrar, na prática, como funciona a captação e transmissão de imagens de modo síncrono com as câmeras inteligentes e altíssima capacidade de processamento da rede.

Será demonstrado como a transmissão e o acesso a vídeos em tempo real de ocorrências pode acontecer de forma mais otimizada, possibilitando respostas mais rápidas, maior transparência, registro de evidências, monitoramento remoto eficiente e análise de dados avançada para identificar potenciais ameaças que precisam ser impedidas para melhorar a segurança pública e privada.

– Saúde (atendimento médico remoto) – Na saúde, a rede privativa LTE | 5G da Embratel será demonstrada funcionando com o serviço Einstein Até Você, que oferece assistência médica, realização de exames e aplicação de vacinas onde o paciente estiver.

A tecnologia permite melhor qualidade nos vídeos das teleconsultas e análises de exames diagnósticos em tempo real, além de potencializar o uso de diversas ferramentas de diagnóstico conectadas com sensores e dispositivos de Internet das Coisas (IoT) via Rede Privativa Virtual (Network Slicing).

Essa rede permite que a comunicação entre médicos e pacientes aconteça com priorização, com baixíssima latência, com fotografias e vídeos transmitidos em tempo real para uma análise detalhada das questões de saúde.

No Futurecom, dispositivos médicos conectados com IoT para otoscopia e ausculta pulmonar e abdominal, por exemplo, serão apresentados para destacar os seus benefícios à saúde e ao bem-estar dos pacientes.

– Agronegócio – A Embratel levará ao evento um sistema de telemetria, desenvolvido com a participação do hub de inovação da Claro e Embratel, o beOn Claro, que mede variáveis ambientais como temperatura, umidade, chuva e outros indicadores nas áreas agrícolas.

A solução funcionará conectada à rede privativa para possibilitar o monitoramento detalhado e preciso das condições das diversas áreas para a rápida tomada de decisão em caso de ocorrências.

Entre os benefícios estão, ainda, o uso de tecnologias de ponta para a otimização de recursos como irrigação e aplicação de fertilizantes.

Os visitantes do Futurecom poderão ver as imagens e os dados coletados pelo aparelho de telemetria, assim como acompanhar o funcionamento de equipamentos e de outros dispositivos em fazendas em tempo real.

“Temos uma sólida parceria com a Claro e Embratel, com o objetivo de simplificar o processo de digitalização de todos os setores da Indústria com uma conectividade de alta confiabilidade. Aqui, no Futurecom, estamos demonstrando uma infraestrutura de rede 5G de alta tecnologia para garantir eficiência e segurança máxima aos procedimentos. A quinta geração de conectividade móvel disponível nas demonstrações da Claro e Embratel carregam tecnologia Ericsson e abrem oportunidades únicas para melhorar a eficiência, segurança, com garantia de mobilidade confiável que é fundamental para as novas aplicações de cada setor. Temos visto que o 5G tem alto potencial de transformar os negócios, e a adesão a essa tecnologia vem crescendo no mundo. O Brasil está no caminho certo com a implantação acelerada do 5G, mas não podemos perder a oportunidade de nos destacar e ganhar competitividade frente a outros países da América Latina”, afirma Murilo Barbosa, vice-presidente de Negócios da Ericsson.

Agenda de Painéis no Congresso com participação da Embratel e da Claro:

– Terça-feira, 03/10 – 9h30 – Local: Sala 1 – FutureCongresss

Onde a Inteligência Artificial Generativa encontra os negócios (e a sociedade)?

Executivo: Mário Rachid, Diretor-Executivo de Soluções Digitais da Embratel

– Terça-feira, 03/10 – 10h – Local: FuturePayment

Future Consumer Behavior: Como podemos nos preparar para os consumidores de 2030?

Executivo: João Del Nero, Gerente de Vendas da Embratel

– Terça-feira, 03/10 – 14h – Local: Sala 1 – FutureCongresss

Impactos de IA e Cloud na Web 3.0 (e, por que não, na sociedade)

Executiva: Fabiana Falcone, Diretora de Desenvolvimento de Negócios de Nuvem

– Terça-feira, 03/10 – 14h – Local: 4Corp

Painel de Debates: 5G na indústria de mídia e entretenimento através da entrega de conteúdos SVA

Executivo: Gabriel Portugal, head de VAS e Messaging da Claro

– Terça-feira, 03/10 – 14h – Local: FuturePayment

A atuação do Data Driven na economia digital

Executivo: João Del Nero, Gerente de Vendas da Embratel

– Terça-feira, 03/10 – 14h – Local: Sala 2 – FutureCongresss

Verdade (e) ou Desafio: O agro conectado, digital, mais produtivo e com menor desperdício

Executivo: Eduardo Polidoro, diretor de IoT da Claro

– Terça-feira, 03/10 – 14h30 – Local: FutureGov

Missão crítica: Como o 5G impulsiona a propagação e solidez dos sistemas tecnológico de serviços essenciais?

Executiva: Fabíola Gomes Ribeiro, Diretora de Vendas da Embratel para Governo

– Terça-feira, 03/10 – 15h45 – Local: Sala 1 – FutureCongresss

IA em todo lugar: a evolução das ferramentas de inteligência artificial a serviço das pessoas e empresas

Executivo: Rodrigo Assad, diretor do beOn Claro

– Terça-feira, 03/10 – 16h30 – Local: FuturePayment

Segurança, FinOps, tecnologia e o capital humano: Como a migração para o cloud está impactando as instituições?

Executiva: Fabiana Falcone, Diretora de Desenvolvimento de Negócios de Nuvem

– Terça-feira, 03/10 – 16h30 – Local: Sala 2 – FutureCongresss

Tudo junto e misturado: 5G (UR2C), IA e automação na saúde

Executivo: Marcelo Ruiz, Head de Soluções Digitais para Saúde da Embratel

– Quarta-feira, 04/10 – 9h30 – Local: Sala 1 – FutureCongresss

Profissionais do Futuro: como vencer o gap global de profissionais de TIC e os skills mais desejados até 2025

Executiva: Andrea Mannarino, Diretora de Operações de Soluções Digitais da Embratel

– Quarta-feira, 04/10 – 11h20 – Local: Plenária – FutureCongresss

Redes Privativas: A grande virada de chave para a conectividade das empresas e de cidades mais conectadas e digitais?

Executivo: Alexandre Gomes, Diretor de Marketing da Embratel

– Quarta-feira, 04/10 – 12h – Local: Sala 1 – FutureCongresss

Monetização do 5G empresarial e novos serviços para o consumidor final

Executivo: Cesar Santos, CIO Brasil da Claro

– Quarta-feira, 04/10 – 14h – Local: FutureGov

O cidadão no centro dos serviços (digitais) públicos

Executiva: Maria Teresa Lima, Diretora-Executiva da Embratel para Governo

– Quarta-feira, 04/10 – 14h30 – Local: Sala 2 – FutureCongresss

Perdemos os dados, e agora? Traçando rotas de reparo para quem foi atacado e para quem vai ser… Executivo:  Paulo Martins, Diretor de Segurança da Informação da Embratel

– Quarta-feira, 04/10 – 15h30 – Local: Sala 1 – FutureCongresss

Tudo sobre Open API em conectividade, as possibilidades do 5G e multiplicidade de aplicações

Executivo: Carlos Araújo, diretor de Novos Negócios da Claro

– Quinta-feira, 04/10 – 15h30 – Local: FutureGov

Iluminação pública inteligente – O uso de IoT nas cidades inteligentes

Executivo: Carlos Botelho, Diretor de Vendas da Embratel para Governo

– Quarta-feira, 04/10 – 17h – Local: FutureGov

Cidades conectadas e a cibersegurança: internet publica fonte de inseguranças

Executivo: José Luiz Marques, Gerente de Vendas de Soluções Digitais da Embratel

– Quinta-feira, 05/10 – 9h30 – Local: Sala 1 – FutureCongresss

“IoT: suas novas soluções, tecnologias aplicadas e casos de uso”

Executivo: Eduardo Polidoro, diretor de IoT da Claro

– Quinta-feira, 05/10 – 11h15 – Local: Sala 2 – FutureCongresss

Gestão de Postes: gerenciamento da infraestrutura aérea, acesso à população em geral e preparo para cidades cada vez mais conectadas e inteligentes

Executivo: Hamilton Silva, diretor de Infraestrutura da Claro

– Quinta-feira, 05/10 – 11h30 – Local: FutureGov

Segurança pública inteligente e a proteção de dados do cidadão

Executivo: André Alcantara, Gerente de Vendas da Embratel

– Quinta-feira, 05/10 – 12h – Local: Sala 1 – FutureCongresss

A Interoperabilidade do 5G com os Datacenters

Executivo: Cristiano Moreira, Gerente de Produtos da Embratel

– Quinta-feira, 05/10 – 14h30 – Local: Payment – FuturePayment

Cybersegurança Payment: PIX, dispositivos móveis e Biometria

Executivo: Mauricio Santos, diretor Executivo de Serviços Financeiros e Claro pay

– Quinta-feira, 05/10 – 14h30 – Local: Plenária – FutureCongresss

Nas nuvens: Evolução das soluções de Edge, Cloud, MultiCloud e (até) o MetaCloud

Executiva: Diuliana França, Diretora de Serviços Cloud da Embratel

– Quinta-feira, 05/10 – 14h30 – Local: FutureGov

Como a conectividade pode transformar a vida do cidadão e impactar na economia e melhorar as questões ambientais

Executivo: Rubens Costa, Gerente de Planejamento e Controle da Embratel para Governo

– Quinta-feira, 05/10 – 16h – Local: Payment – FuturePayment

“Como o mercado financeiro é afetado pelas fraudes por Deepfake?”

Executivo: Daniel Lopes, head de TI do Claro pay 

Anote em sua agenda: Embratel e Claro na Futurecom 2023

Quando: 3, 4 e 5 de outubro, das 10h às 20h

Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900

Estande da Embratel: Ilha 5G da Conectividade, entre os corredores F e G.

Sobre a Embratel

Embratel é um dos principais fornecedores de soluções digitais do Brasil. É uma habilitadora da transformação digital de empresas de todos os segmentos e líder em telecomunicações com sua infraestrutura de alto nível.

A Embratel fornece soluções como Cloud Computing, Data Center, Segurança, Internet das Coisas, Professional Services, Conectividade e Colaboração, Omnichannel, Automação Robótica de Processos, transmissão de dados, vídeo, Internet, telefonia celular e fixa corporativa, longa distância nacional e internacional, além de uma série de outras soluções para apoiar o mercado empresarial na sua jornada de crescimento na nova economia digital.

Atuando no desenvolvimento, implementação e gestão de soluções convergentes, a Embratel é amplamente reconhecida pela entrega de serviços de excelência com foco na experiência dos clientes. A Embratel faz parte da Claro e mais informações estão disponíveis no site www.embratel.com.br

Sobre a Claro

A Claro é líder em Telecomunicações na América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil, presente em todas as regiões do país. Está em mais de 4.800 municípios brasileiros e suas redes disponibilizam serviços a cerca de 98% da população.

A Claro oferece soluções integradas de conectividade, entretenimento, produtividade e serviços digitais de forma verdadeiramente convergente, em várias plataformas fixas e móveis. Em 2019, a empresa criou o beOn Claro, seu hub de inovação, para facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia.

A Claro é líder em TV por assinatura, banda larga e a operadora que mais cresce em serviços móveis. Por meio da Embratel, lidera também o segmento de serviços corporativos, que incluem ofertas em nuvem, telecom, TI e segurança de redes e aplicações.

A operadora conta ainda com o Claro 5G+ disponível em regiões de todos os estados e no Distrito Federal.

E, segundo medições realizadas pelo Speedtest®, a Claro tem a rede 5G mais rápida, estável e que oferece a melhor experiência em vídeos e games do Brasil, além de contar com o Wi-Fi mais estável do país. A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países na América Latina e também na Europa e Estados Unidos.

03out(out 3)14:5505(out 5)14:55Futurecom 2023 - 3 a 5 de outubroConnecting the Interactions – a era da interação de dados, pessoas e negócios conectados14:55 - 14:55 (5) São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, km 1.5 - 04329-90

Futurecom 2023: ABINC anuncia Hub de IoT para conectar empresas do ecossistema na feira

NEC destaca no Futurecom 2023 seu posicionamento como integradora e provedora de soluções baseadas em tecnologias avançadas e serviços

Futurecom – Líderes debatem urgência em cibersegurança proativa na infra crítica

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!