Pesquisadores aprofundaram os detalhes sobre a vulnerabilidade KrØØk em chips e revelam erros que afetam produtos de diferentes marcas
A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, alerta para uma vulnerabilidade em chips Wi-Fi, chamada KrØØk, que permite a descriptografia não autorizada de parte do tráfego criptografado WPA2.
Embora tenha sido inicialmente identificado em chips das marcas Broadcom e Cypress, vulnerabilidades semelhantes foram descobertas recentemente que afetaram chips de outros fornecedores, como Qualcomm, MediaTek e Microsoft Azure Sphere.
A exploração de KrØØk (formalmente CVE-2019-15126) torna possível interceptar e descriptografar dados de interesse (potencialmente sensíveis).
Em comparação com outras técnicas comumente usadas contra Wi-Fi, a exploração KrØØk tem uma vantagem significativa, pois mesmo que deva estar dentro do alcance do sinal Wi-Fi, os invasores não precisam ser autenticados e associados à WLAN. Em outras palavras, eles não precisam saber a senha do Wi-Fi.
Especificamente, a falha faz com que os dados da rede sem fio sejam criptografados com uma chave de sessão ponto a ponto WPA2 composta apenas por zeros em vez da chave de sessão apropriada que estabelecida anteriormente.
Esta prática foi descoberta em chips Broadcom e Cypress vulneráveis após o desacoplamento de Wi-Fi.
A ESET trabalhou com os fabricantes afetados (bem como com o ICASI) por meio de um processo de divulgação responsável antes de divulgar publicamente a falha na Conferência RSA em fevereiro deste ano.
Isso chamou a atenção de outros fabricantes de chipset e dispositivos, alguns dos quais descobriram que também tinham produtos vulneráveis e, desde então, lançaram patches para correção.
Embora a ESET não tenha observado a CVE-2019-15126 em outros chips Wi-Fi que não sejam os da Broadcom e da Cypress, foram encontradas vulnerabilidades similares que afetaram chips de outros provedores. As descobertas são as seguintes:
Qualcomm – CVE-2020-3702: A vulnerabilidade descoberta pela ESET (chamada CVE-2020-3702) foi acionada pela desassociação e permitiu a divulgação de dados ao transmitir dados não criptografados em vez de quadros de dados criptografados.
A diferença com o KrØØk é que em vez de serem criptografados com uma chave de sessão totalmente zero, os dados não são criptografados.
Os dispositivos examinados na pesquisa são o Smart Home Hub D-Link DCH-G020 e o roteador sem fio Turris Omnia.
A ESET esclarece que qualquer outro dispositivo sem patch que use os chipsets Qualcomm vulneráveis também estará vulnerável. Após a divulgação, a Qualcomm lançou um patch para o driver usado em seus produtos oficialmente suportados.
MediaTek e Microsoft Azure Sphere: Um dos dispositivos afetados é o roteador ASUS RT-AC52U. O Azure Sphere usa o microcontrolador MT3620 da MediaTek e se destina a uma ampla variedade de aplicativos IoT, incluindo casa inteligente, comercial, industrial e muitos outros domínios.
De acordo com a MediaTek, os patches de software que resolvem esse problema foram lançados durante março e abril de 2020. A correção para MT3620 foi incluída no Azure Sphere OS versão 20.07, lançado em julho de 2020.
“Como já se passaram mais de cinco meses desde que divulgamos publicamente a vulnerabilidade do KrØØk, e vários pesquisadores independentes publicaram várias provas de conceito, decidimos lançar o script que temos usado para testar se os dispositivos são vulneráveis ao KrØØk. Também incluímos testes para as novas variantes descritas aqui. Este script pode ser usado por fabricantes de dispositivos ou pesquisadores para verificar se dispositivos específicos foram corrigidos e não são mais vulneráveis”, explicam Miloš Čermák e Robert Lipovsky, especialistas da ESET que comandaram a investigação.
Para te ajudar a ficar em casa e seguro de vulnerabilidade
A ESET aderiu à campanha #FiqueEmCasa, oferecendo proteção para dispositivos e conteúdos que ajudam os usuários a aproveitar os dias em casa e garantir a segurança dos pequenos enquanto se divertem online em meio à pandemia.
No site, os usuários podem ter acesso a: ESET INTERNET SECURITY grátis por 3 meses para proteger todos os dispositivos domésticos, Guia de Teletrabalho, com práticas para trabalhar em casa sem riscos, Academia ESET, para acessar cursos online que auxiliam a tirar mais proveito da tecnologia e o DigiPais, para ler conselhos sobre como acompanhar e proteger crianças na web.
A ESET possui o portal #quenãoaconteca, com informações úteis para evitar que situações cotidianas afetem a privacidade online.
Kaspersky encontra vulnerabilidade desconhecida no Windows e Internet Explorer
Sobre a ESET
Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa.
A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite.
Vulnerabilidade no Instagram permitia sequestrar contas dos usuários
- Cisco anuncia nova diretora de vendas no Brasil
- Gil Shwed assume a posição de Presidente Executivo do Conselho de Administração, e Nadav Zafrir se torna CEO da Check Point Software Technologies
- Binance Futures lança contratos perpétuos CGPT/USDT
- Let’s Encrypt Abandona Protocolo OCSP: O Que Muda Para Você? Por Márcio D’Avila
- Grupo Soluti lança plataforma Intellisign no Brasil
- Aeroportos que investem em IoT garantem mais segurança e conforto para passageiros no fim de ano
- Tecnologia invisível, impacto gigante: como novos investimentos bilionários devem moldar o futuro da infraestrutura brasileira
- Globant lança seu relatório de Tendências Tecnológicas 2025
- ABINC reforça compromisso com o Plano Brasil Digital 2030+ com iniciativas estratégicas em IoT e Open Industry
- A Internet das Coisas e a transformação digital cada vez mais presente
- Philips apresenta solução inovadora de integração de dispositivos médicos que conecta mais de 1.200 dispositivos de múltiplos fabricantes