Integrar várias unidades: Só com um prontuário online.
Por: Leonardo Alves em
Prontuário eletrônico online
Uma das principais características de um prontuário online (conforme definição) é estar disponível em qualquer lugar. Acontece que muitos colegas médicos trabalham em consultórios de endereços diferentes e a prática mostra que pedir aos pacientes para só consultarem no consultório A (onde a ficha dele está) e não no B não funciona; ele entende que o importante é encontrar o médico para ser atendido e que ele lembrará “todas as informações que ele já forneceu”.
Não que o médico esteja interessado em acessar o prontuário do paciente de sua casa ou na praia, definitivamente, não é isso. Mas acessar as informações do paciente de qualquer lugar através de um computador ligado na internet (via nevegador: Firefox, Internet Explorer, Chrome, Safari e outros) proporciona grandes facilidades. Além dos médicos, planos de saúde, prefeituras, hospitais e clínicas podem se beneficiar da integração e de um prontuário médico único e acessível em todos os consultórios.
Sincronização off-line gera trabalho:
Alguns sistemas médicos off-line oferecem sincronização das informações, tarefa que gera custos e trabalho ao médico: Imagine: você está no consultório A e ao final do dia (já cansado), faz a exportação gerando um arquivo; exporta-o enviando o arquivo dos atendimentos realizados para um servidor; aguarda a exportação. No outro dia, no consultório B, (antes de começar a atender), você faz o download, baixando o arquivo das informações para o computador e reinicia o sistema. Só depois começa a atender a sua agenda. Cinco “pequenos” passos que não estava na rotina médica de: “atender ao meu paciente”. Pense nisso em todos os dias do ano…
O objetivo é facilitar e não complicar:
Um sistema médico, um prontuário eletrônico, deve pensar em reduzir o trabalho do médico. Tecnologia e informática só trazem benefícios se não gerarem trabalho ou mudarem a rotina do dia-a-dia do médico ou, até mesmo, melhorá-la. A sincronização, por si, é uma funcionalidade que funciona mais como tarefa para o médico. Um prontuário online onde a sincronização automática é uma característica (natural) do sistema não gera trabalho. Isso é fundamental. Fato semelhante ocorre com o back-up manual necessário em prontuários off-line, puramente eletrônico.
Fonte: Meu Prontuário
Out 2010
Leia Também
Prontuário eletrônico exige mudança na rotina de hospitais e laboratórios
O Blog apresenta sempre novidades sobre certificação digital. Conheça e divulgue.