O ITI nasceu com a finalidade de ser a Autoridade Certificadora Raiz (AC Raiz) da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), porém cada vez mais se converte também em um centro de desenvolvimento de tecnologia da informação.
Na última segunda-feira, 01 de abril de 2024, a equipe da Coordenação de Comunicação (CCOM) entrevistou o grupo de estagiários da Coordenação Geral de Inovação, Cooperação e Projetos (CGICP) do Instituto, responsáveis pelo desenvolvimento de um protocolo de envio e recebimento de mensagens de texto com criptografia avançada.
A criação do chat surgiu de um desafio proposto por Joelmo Oliveira, coordenador da CGICP, para que os estagiários entendessem a criptografia na prática e de forma didática. O desafio consistia em um jogo onde dois grupos distintos deveriam se comunicar com criptografia assimétrica e um terceiro grupo tentaria decifrar as mensagens trocadas.
A tecnologia desenvolvida por Anderson Lima (23), Arthur Carneiro (24), Bruno Ricardo (20), Lucas Clerot (20), Luís Braga (21), Gabriel Teles (23) e Miguel Moreira (22), sob a liderança de Thiago Krasauskas (39), levou por volta de 15 dias para ficar pronta e foi desenvolvida sem apoio de pesquisador ou grupo de pesquisa externo.
O trabalho deverá ser disponibilizado para quem quiser baixar e fazer implementações.
Saiba mais
A criptografia assimétrica, também conhecida como criptografia de chave pública, é aquela baseada no uso de pares de chaves distintas (privada e pública) para cifrar/decifrar mensagens. As duas chaves são relacionadas através de um processo matemático, usando funções unidirecionais para a codificação da informação. Uma chave, chamada chave pública, é usada para cifrar, enquanto a outra, chamada chave secreta, é usada para decifrar.
Sobre o ITI
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma autarquia federal, vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Ao ITI compete ainda ser a primeira autoridade da cadeia de certificação digital – AC Raiz.
Leia a coluna exclusiva sobre a ICP-Brasil!
Publicado decreto com novas atribuições para o ITI
Crypto ID é o maior canal sobre criptografia no Brasil!
O QUE É CRIPTOGRAFIA?
A criptografia protege a segurança pessoal de bilhões de pessoas e a segurança nacional de países ao redor do mundo.
A criptografia de ponta-a-ponta (end-to-end encryption ou E2EE) é um recurso de segurança que protege os dados durante a troca de mensagens, de forma que o conteúdo só possa ser acessado pelos dois extremos da comunicação: o remetente e o destinatário.
Criptografia Simétrica utiliza uma chave única para cifrar e decifrar a mensagem. Nesse caso o segredo é compartilhado.
Criptografia Assimétrica utiliza um par de chaves: uma chave pública e outra privada que se relacionam por meio de um algoritmo. O que for criptografado pelo conjunto dessas duas chaves só é decriptografado quando ocorre novamente o match.
Criptografia Quântica utiliza algumas características fundamentais da física quântica as quais asseguram o sigilo das informações e soluciona a questão da Distribuição de Chaves Quânticas – Quantum Key Distribution.
Criptografia Homomórfica refere-se a uma classe de métodos de criptografia imaginados por Rivest, Adleman e Dertouzos já em 1978 e construída pela primeira vez por Craig Gentry em 2009. A criptografia homomórfica difere dos métodos de criptografia típicos porque permite a computação para ser executado diretamente em dados criptografados sem exigir acesso a uma chave secreta. O resultado de tal cálculo permanece na forma criptografada e pode, posteriormente, ser revelado pelo proprietário da chave secreta.