Últimas notícias

Fique informado

Aprendizagem adaptativa e dados: impulsionando o potencial da Geração Alpha na Educação

7 de janeiro de 2024

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Escola de programação visa transformar a realidade das favelas brasileiras por meio de tecnologia avançada

Iniciativa atua em favelas do Rio de Janeiro e São Paulo com o objetivo de democratizar o acesso de jovens ao mercado de trabalho

7 de janeiro de 2023

Diversão e conexão: entenda como proteger as crianças nas férias 

90% das crianças e adolescentes brasileiros têm conexão à internet – aplicativo da Mercusys garante diversão segura com supervisão dos pais 

5 de janeiro de 2023

Transformação digital e acessibilidade: pequenos e grandes negócios devem estar atentos à inclusão

Apesar do aumento de visibilidade do tema, muitas empresas ainda não incorporaram medidas inclusivas na rotina e no ambiente digital

4 de janeiro de 2023

A transformação digital está nos deixando mais solitários?

A tecnologia está conectando ou isolando as pessoas? O psicólogo Cláudio Melo avalia o fenômeno da solidão entre os brasileiros

4 de janeiro de 2023

Professores e gestores nas escolas buscam se adaptar à nova realidade em que o mundo real e virtual se integram

Por Carlos Pirovani

Carlos Pirovani, CEO da Estuda.com

Com os avanços tecnológicos nas últimas décadas, houve uma mudança significativa no comportamento da sociedade como um todo, afetando todas as gerações que estão cada vez mais conectadas à internet.

No cenário educacional, a situação não é diferente: a Geração Alpha, que tem nascidos a partir de 2010, mais conhecida como nativa digital, enfrenta os seus desafios e oportunidades, assim como os professores e gestores nas escolas que buscam se adaptar à nova realidade em que o mundo real e virtual se integram.

Pelo fato de crescerem praticamente imersos em um ambiente onde a tecnologia é presente o tempo todo desde o nascimento, essas crianças e adolescentes se sentem mais estimuladas quando o mundo real dialoga com o virtual.

Para que alcancem o pleno potencial, é preciso entender que cada um possui suas especificidades e, portanto, os educadores podem fazer uso de diferentes metodologias de aprendizagem, além do uso inteligente de dados.

Hoje, com diversas soluções digitais disponíveis, escolas e educadores podem trazer as tecnologias como aliadas em salas de aula, tornando a jornada de aprendizado dos alunos única e, ao mesmo tempo, leve e divertida.

O processo revolucionário começa não só com a utilização de dados estatísticos na educação, mas na maneira como esses dados são utilizados.

Estamos vivendo, sem dúvidas, em uma nova era da revolução da educação, em que, ao usar os dados gerados pelas avaliações diagnósticas, formativas e somativas, os educadores podem tomar decisões mais assertivas no processo de ensino-aprendizagem.

Um professor de matemática, por exemplo, que tenha quatro aulas por semana, e um conteúdo programático sobre Seno, Cosseno e Matrizes, pode utilizar as plataformas de questões para baixar perguntas, escolher os níveis de dificuldade e aplicar durante as aulas e provas.

Os dados que são enviados para a plataforma, são compilados e mostram as dificuldades e pontos fortes de cada turma. A turma B tem baixo desempenho em Cosseno, já a turma C consegue se sair bem em Seno, e assim por diante.

Por meio da análise de dados e da aprendizagem adaptativa, conseguimos personalizar o ensino para atender às necessidades individuais de cada aluno, adaptando o conteúdo, o ritmo e as estratégias de aprendizagem.

A análise de dados permite que os educadores identifiquem áreas de melhoria e acompanhem o progresso de cada aluno.

Essas informações precisas oferecem uma visão detalhada do desempenho de cada aluno, permitindo adotar estratégias que maximizam o potencial dos estudantes.

Além disso, por ser uma geração que se conecta quando os conteúdos trazem experiências pessoais com aprendizado significativo, os alunos necessitam do contexto aplicado no dia a dia e do que gostam.

Se um aluno é apaixonado por astronomia, vai receber exercícios de matemática e cálculos baseados em estrelas e planetas. Se um outro gosta de aprender sobre os dinossauros, terá conteúdos de ciências e história relacionados. 

Para acontecer a verdadeira revolução na educação, é necessário um movimento em direção a uma abordagem mais flexível e inovadora no ensino.

A integração da tecnologia de forma construtiva, a criação de ambientes de aprendizagem mais interativos e a promoção de métodos de ensino diferenciados podem ser passos fundamentais.

Além disso, uma análise detalhada dos resultados das avaliações deve ser inserida em um ciclo contínuo de melhoria educacional, com foco na personalização do ensino para atender às necessidades individuais de cada aluno.

Códigos do futuro: redefinindo a educação tecnológica no Brasil

Tecnologia e Inteligência Artificial estão transformando a educação no Brasil e, também, no mundo

3 benefícios da Inteligência Artificial para a educação corporativa

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

TAGS

escolas