Últimas notícias

Fique informado

Como reconhecer sites seguros e evitar páginas falsas e maliciosas? 

23 de outubro de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

É fundamental reconhecer não apenas a importância da cibersegurança em grandes operações, como também em atividades do dia a dia

Uma marca de calçados gaúcha foi vítima de um golpe no último mês de agosto que tem se tornado cada vez mais comum: a criação de websites falsos com as mesmas características dos originais com o objetivo de capturar informações e receber dinheiro de comprar ilegítimas.

Cibercriminosos criaram um portal falso de e-commerce completo com produtos da marca vendidos pela metade do preço.

O que surpreende e acende o alerta sobre a importância da cibersegurança é a qualidade e a estratégia do site fake, que utilizou toda a identidade visual do site original da marca e realizou divulgações publicitárias sobre o portal como se fosse uma queima de estoque real.

No Mês da Conscientização da Segurança Cibernética, instituído em outubro pelo governo estadunidense, Fernando Galdino, diretor de portfólio e estratégia da Security Ecosystem Knowledge (SEK), provedora de soluções e serviços de cibersegurança voltados a apoiar as empresas a lidar com ameaças digitais complexas, ressalta que a internet é um espaço vasto, repleto de informações úteis, mas também esconde ameaças invisíveis que podem prejudicar sua privacidade e segurança.

Por isso, é fundamental reconhecer não apenas a importância da cibersegurança em grandes operações, como também em atividades do dia a dia.

“Entender melhor como reconhecer sites seguros e evitar páginas falsas e maliciosas é uma maneira de se proteger contra ataques cibernéticos como o sofrido pela marca de calçados”, afirma.

Passo a passo para se proteger online 

“Com o aumento das atividades online, é importante que as pessoas saibam como distinguir um site seguro de um perigoso. Em primeiro lugar, verifique sempre a autenticidade do site. Isso pode ser feito olhando para o URL. Sites seguros geralmente começam com ‘https://’ em vez de ‘https://’. O ‘s’ extra significa que o site está usando um protocolo de segurança para proteger suas informações”, esclarece Galdino.

O diretor também ressalta a importância de examinar o certificado SSL de um site. “Clique no ícone de cadeado ao lado do URL. Isso deve exibir o certificado SSL do site.

Certificados SSL são uma indicação de que as informações que você compartilha com o site são criptografadas e seguras”, aponta.

Além de possuir a habilidade de discernir sites falsos e potencialmente perigosos, empresas devem ter em mente estratégias de como proteger suas próprias marcas de fraudes como essa. Algumas dessas estratégias, segundo Galdino, são:

– Monitoramento da presença online: “esteja atento a todas as variações de domínio associadas à sua marca, monitorando regularmente a internet em busca de sites suspeitos que possam se passar por sua empresa”.

– Certificados SSL: “certifique-se de que seu site principal tenha um certificado SSL para garantir a autenticidade do seu site através do protocolo HTTPS”.

– Conscientização e educação de clientes: “informe seus clientes sobre como verificar a autenticidade do seu site e identificar sinais de um site falso”.

– Políticas de denúncia: “estabeleça um sistema de denúncia para que os clientes possam relatar sites suspeitos que se passam por sua empresa”.

– Parcerias de segurança cibernética: “trabalhe com provedores de segurança cibernética para monitorar e identificar sites falsos que usam sua marca e que auxiliem em um plano de resposta a incidentes para lidar com situações de sites falsos de forma eficaz”.

Criaram um site falso da minha empresa. E agora? 

“Para solicitar a retirada de um site falso, uma empresa deve adotar uma abordagem estratégica. Primeiramente, é fundamental contar com o apoio de uma provedora de serviços em cibersegurança para garantir uma resposta rápida a ameaças e ter um plano estratégico de como agir para reduzir os possíveis danos causados pela fraude”, explica Galdino.

O diretor também destaca que é necessário reunir evidências sólidas que comprovem a falsidade do site e seu impacto prejudicial sobre a marca ou negócio.

Em seguida, a empresa deve identificar o provedor de hospedagem do site falso e entrar em contato com eles, apresentando as evidências coletadas e solicitando a remoção imediata ou a desativação do site.

Caso o site esteja envolvido em violações de direitos autorais, é possível enviar uma notificação de retirada conforme as leis de direitos autorais relevantes.

Em casos de atividades ilegais, como fraude ou phishing, é obrigatório denunciar o site às autoridades competentes, como as delegacias de cibercrimes no Brasil, para que medidas legais sejam tomadas.

O monitoramento constante do progresso das solicitações e a consideração de ações legais adicionais, se necessário, podem ser passos cruciais para assegurar a retirada efetiva do site falso e a proteção da reputação da empresa.

A proteção contra sites falsos é uma missão contínua que exige uma abordagem abrangente de segurança cibernética e colaboração com especialistas em segurança.

As empresas devem estar preparadas para enfrentar esses desafios no ambiente digital em constante evolução.

Reconhecer sites seguros e evitar páginas falsas e maliciosas é uma habilidade fundamental que todos devemos adquirir para proteger nossa privacidade e segurança online.

Sobre a SEK (Security Ecosystem Knowledge):  

Com sede no Brasil e operações no Chile, Argentina, Colômbia e Peru, a SEK (Security Ecosystem Knowledge) oferece Soluções Tecnológicas e Serviços Gerenciados, Profissionais e Consultoria na área de cibersegurança voltados a ajudar as empresas a lidar com ameaças digitais complexas e proteger os ativos e as operações. 

Criada a partir da fusão da Proteus e Neosecure, a SEK já nasce com mais de 20 anos de experiência, faturamento superior a US$ 100 milhões, mais de 650 clientes ativos e uma equipe de 750 profissionais localizados nos cinco escritórios e quatro centros de Serviços Gerenciados na América Latina, além dos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento nos Estados Unidos e Portugal. 

Mercado global de SSL deve atingir US$ 30,8 bilhões em 2024. E como está seu Budget para SSL?

Saiba tudo sobre o MLS – Message Layer Security, o sucessor do SSL e TLS

Saiba mais sobre os novos prazos de vencimento dos certificados SSL

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

O MAIOR CONTEÚDO SOBRE TLS/SSL NO BRASIL VOCÊ ENCONTRA NO CRYPTO ID. DESDE 2014!

Acesse aqui e saiba tudo sobre SSL ou TLS, esse protocolo de segurança que garante o sigilo das informações e identifica empresas no mundo eletrônico.