Últimas notícias

Fique informado

MEC utiliza tecnologia brasileira de criptografia para certificados digitais na Rede de Educação Federal

25 de março de 2021

Spotlight

Empresas priorizam a proteção de dados do cliente, mas continuam deixando-os expostos, revela o estudo global de tendências de criptografia de 2021 da Entrust

Realizado pelo Ponemon Institute, o 16º estudo anual destaca que metade das organizações finalmente alcançaram uma estratégia de criptografia consistente e outras tendências importantes em criptografia e cibersegurança.

14 de abril de 2021

Philip R. Zimmermann, one of the most important cryptografer, present a new webserie. Do not miss the 1st episode!

AET Security Topics | EP1: Post-Quantum Algorithms. Philip R. Zimmermann, um dos maiores criptógrafos, apresenta a nova webserie da AET Europe.

9 de abril de 2021

Viviane Bertol explica o que é AR Eletrônica e fala sobre os novos procedimentos de validação da ICP-Brasil

Drª Viviane Bertol, fala sobre os novos procedimentos da ICP-Brasil, panorama mundial de eIDs e sobre LGPD.

8 de abril de 2021

Kryptus fala sobre o Blockchain na estrutura de Carimbo do Tempo da ICP-Brasil

A ICP-Brasil abrigará o novo protocolo de carimbo do tempo com a adoção da tecnologia Blockchain e a Kryptus explica como.

31 de março de 2021

O que é e como começou a ICPEdu

A ICPEdu nasceu da missão de se projetar e produzir o HSM juntamente com o software de gerenciamento do ciclo de vida de certificados digitais.

25 de março de 2021

Marinha do Brasil utilizará solução de tokens criptográficos da brasileira Kryptus

Assinado pelo CASNAV, contrato atende à legislação brasileira, que exige uso de tecnologia de criptografia nacional para proteger informações sigilosas do Estado

22 de março de 2021

A solução de certificados digitais será empregada em novo programa de educação do ministério, que prevê uma economia de R$ 124 milhões por ano

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), lança, nesta quarta-feira (24), o ICPEdu – Programa Nacional de Certificado Digital da Rede de Educação Federal.

O serviço viabiliza a emissão ilimitada de certificados digitais pessoais para alunos, professores e funcionários para serem utilizados em processos e sistemas acadêmicos. 

Certificados digitais são documentos eletrônicos que servem como uma identidade virtual, utilizados para validar a identificação de usuários em diversos procedimentos digitais, o que exige uma infraestrutura de chaves públicas ou “ICP”.

No caso do ICPEdu, diversas instituições colaboraram para o desenvolvimento dos sistemas sob a coordenação da RNP, como a UFSC, Unicamp e UFMG, por exemplo.

A Kryptus, empresa brasileira especializada em criptografia, é responsável pelo fornecimento dos módulos de hardware criptográficos (HSM, na sigla em inglês). 

“O HSM funciona como um cofre digital para armazenamento e gerenciamento dessas chaves”, explica Roberto Gallo, diretor geral da Kryptus.

Com HSM, o MEC pode definir quem tem permissão para acessar as informações, bem como o escopo e a atribuição de suas funções. A Kryptus não tem acesso, nem pode ver as chaves armazenadas neles. 

Na visão de Gallo, a ferramenta digital contribui diretamente para o processo de transformação digital nas universidades, possibilitando a automação e simplificação de processos acadêmicos. digitais

O serviço estará disponível a todas as Instituições de Ensino e Pesquisa Integrantes do Sistema RNP, contribuindo, assim, para a Estratégia de Governo Digital do Brasil, capitaneado pelo Governo Federal. 

Dentre os benefícios do novo serviço destacam-se a agilidade, uma vez que os certificados digitais pessoais do ICPEdu serão emitidos em menos de um minuto, a qualquer hora do dia pelo próprio usuário pois está integrado à federação acadêmica de identidade, a CAFe; potencial de economia  R$ 124 milhões por ano para o MEC; e credibilidade, pois o Certificado Digital pode ser utilizado para assinar com confiabilidade um documento digital. 

Com esse serviço garante-se que o documento foi realmente assinado pelo usuário e não por alguém que está falsificando a assinatura. Além disso, o certificado digital pessoal poderá ser utilizado como chave de acesso a sistemas específicos, uma alternativa aos “login e senha”. digitais                                            

Mais informações estão disponíveis em https://www.gov.br/mec/pt-br/icp-edu.

O que é e como começou a ICPEdu

Marinha do Brasil utilizará solução de tokens criptográficos da brasileira Kryptus

Sobre a Kryptus

A Kryptus Segurança da Informação S.A. é a líder brasileira em criptografia e  cibernética para aplicações de defesa, segurança e inteligência.

Colabora em diversos  programas estratégicos das Forças Armadas e outros órgãos de Estado. Dentre os  principais em que atua, destacam-se o SISFRON, LinkBR2, RDS-Defesa e Rondon, IFF  modo 4 Nacional, Nova ROD e AC-Defesa.

Fundada em 2003 a empresa possui sede em  Campinas/SP, escritórios em São Paulo Capital, Brasília e subsidiária em Yverdon-les Bains, Suíça. Além dos sócios históricos, possui como acionistas minoritários Embraer,  BNDES, FINEP, DesenvolveSP (por meio do Fundo Aeroespacial) e Kudelski.

Acesse a coluna exclusiva da Kryptus aqui!

Kryptus fornecerá novo sistema de carimbo de tempo da ICP-Brasi

Kryptus lança serviço de criptografia em nuvem no congresso Security Leaders. Ouça

Acompanhe nossas redes sociais 📲

Pinterest |Instagram | Twitter | Facebook | Linkedin