Últimas notícias

Fique informado

Mercado de certificação digital debate propostas para identificação biométrica

27 de outubro de 2020

Spotlight

Moedas Sociais e o Novo Marco Regulatório no Brasil

O Projeto de Lei (PL) 4.476/23, recentemente aprovado pela Comissão

8 de dezembro de 2023

Quais são as 44 principais empresas globais de segurança cibernética a serem conhecidas em 2024?

Conheça os principais fornecedores globais do mercado de segurança empresarial abrangendo uma gama de tecnologias e sistemas que precisam ser protegidos.

4 de dezembro de 2023

ICP-Brasil lança nova Cadeia Criptográfica em 2024. Por Marcelo Buz

Marcelo Buz, diretor de Identidade e Assinatura Digitais da DINAMO. A DINAMO Networks é especialista em segurança digital e criptografia.

27 de novembro de 2023

ID1FEST! Reúne a Comunidade de IAM Esta Semana em São Paulo

O “Primeiro Identity-First Festival” acontece dia 30 de novembro, a partir das 14 horas no espaço Tarantino – São Paulo. 

27 de novembro de 2023

As fraudes nos planos de saúde têm um impacto significativo no setor. Como a tecnologia pode ajudar?

As fraudes no setor de saúde suplementar causam grandes prejuízos às operadoras, que precisam arcar com os custos dos procedimentos realizados de forma irregular.

24 de novembro de 2023

Do papel ao digital: Modernização dos registros criminais com biometria

O ABIS digitaliza os registros em papel: para obter fotos e impressões digitais e um novo registro digital é criado.

8 de novembro de 2023

Netbr abre espaço para apresentações de IAM no Identity-First Festival

A Netbr, especialista em consultoria e projetos em arquitetura da identidade, programou para o final de novembro o encontro ID1FEST!

7 de novembro de 2023

White Paper – Como a tecnologia biométrica está reinventando a identificação do paciente

Atualmente é comum as instituições enfrentarem problemas quando os dados

11 de outubro de 2023

ITI realiza reuniões para debater a atualização do DOC-ICP-05

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) realizou sexta-feira (09/10) e terça-feira (13/10) duas importantes reuniões

14 de outubro de 2020

Mercado de certificação digital debate propostas para identificação biométrica

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI realizou, na última quinta-feira (22/10), uma reunião virtual com representantes do mercado de certificação digital com o intuito de coletar sugestões que irão servir de auxílio para a atuação do Grupo de Trabalho Técnico – GTT.

Instituído pela Portaria do ITI nº 49, de 20 de outubro de 2020, o GTT tem a finalidade de apresentar uma proposta de revisão para os atos regulamentares que tratam dos procedimentos e requisitos técnicos para coleta biométrica e cadastro inicial de requerentes de certificados digitais.

Carlos Roberto Fortner – Diretor-Presidente do ITI

O diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, destacou a prioridade do Grupo: “precisamos pensar no caminho a ser trilhado para que as emissões primárias por videoconferência mantenham a equivalência de segurança prevista legalmente, garantindo a confiança do sistema e contribuindo para o crescimento do mercado de certificação digital”.

Dentre as questões técnicas levantadas e debatidas durante a reunião está a forma de identificação biométrica do requerente de um certificado digital durante a videoconferência.

Com foco na manutenção da segurança dos processos e na experiência do cliente, foram apresentadas propostas, entre elas a coleta biométrica (face e impressões digitais) de forma remota e assíncrona, ou seja, anterior à videoconferência; a opção de coleta e comparação de biometria facial com outra base oficial de estado; e a possibilidade de uso apenas da biometria facial coletada e comprovada pela rede biométrica própria da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Participação da AARB

Os diretores da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) Helio Ribeiro e Jorge Prates representaram a entidade durante o encontro o virtual. Para Ribeiro, a iniciativa do ITI em chamar alguns integrantes do mercado de certificação digital demonstrou positivamente a busca da melhor solução para atender a nova legislação.

“Os participantes discutiram os pontos relevantes da videoconferência e concluíram que a missão necessita de mais tempo e estudo para avançarmos. O ITI pediu que na próxima rodada de conversas sejam apresentados números e informações acerca das emissões remotas, dados que darão subsídios para a elaboração da Instrução Normativa”, diz.

Prates reforça a importância da presença da AARB na reunião do GTT: “funcionamos como ouvidos e vozes da certificação digital, pois reproduzimos opiniões de quem está na ponta, em contato direto com o cliente final e agentes de registro, diagnosticando gargalos, problemas e avaliando a segurança do sistema com apresentação de soluções de quem tem a experiência prática.”

A reunião, que foi coordenada pelo diretor-presidente do ITI, Carlos Fortner, contou com a participação dos assessores e membros da equipe técnica do Instituto e de representantes da AARB, ABRID, ANCert, ATID, Brasscom, Certisign, CNB, DigitalSign, Safeweb, Soluti e Valid.

Com informações do ITI

Publicadas resoluções: 177, 178, 179 e 180 do Comitê Gestor da ICP-Brasil

Em reunião virtual ITI coleta subsídios para balizar início do Grupo de Trabalho Técnico – GTT

Secretaria amplia sistema de peticionamento eletrônico

Confira as novidades sobre certificação digital aqui no Crypto ID!