Últimas notícias

Fique informado

Perdeu a live sobre as diferenças entre assinaturas qualificadas e avançadas? Assista!

9 de março de 2021

Spotlight

Entrevistamos Darryl Green, CEO da CAF – Combate a Fraude

A CAF levantou recentemente R$ 80 milhões e se posiciona como um competidor para empresas do setor antifraude como a Unico e IDWall.

16 de agosto de 2022

BlockchaIn Rio Festival lança programação oficial

O BlockchaIn Rio Festival, que acontece entre os dias 1 a 4 de setembro, no Píer Mauá, anuncia a sua programação.

15 de agosto de 2022

As diferenças entre extorsão e ransomware segundo Tenable

São diversas formas que esses ataques podem acontecer, mas vale destacar dois tipos: extorsão e ransomware

15 de agosto de 2022

HC3 – Centro de Coordenação de Segurança Cibernética de Saúde dos USA orienta como manter a segurança da IoT na área da saúde

À medida que a saúde se torna cada vez mais interconectada, os dispositivos IoT se tornam cruciais para os fluxos de trabalho e a funcionalidade.

15 de agosto de 2022

TecBan reúne as melhores práticas de segurança para evitar golpes e fraudes em dispositivos móveis

A TecBan preparou algumas dicas para ajudar a evitar golpes e fraudes em dispositivos móveis.

12 de agosto de 2022

O que é criptografia assimétrica – ID Plus #10

No Id Plus dessa semana, a equipe de redação te explica o que é a criptografia assimétrica e como ela se aplica em nosso cotidiano

8 de agosto de 2022

Confira onde você pode acompanhar a live sobre as assinaturas digitais que contou com a presença de Edmar Araújo, presidente executivo da AARB

Em uma sociedade cada vez mais inserida no mundo digital, assinar documentos de maneira eletrônica se tornou um processo imprescindível para pessoas e empresas independente do porte ou setor.

Os processos brasileiros, o relacionamento do cidadão com os poderes públicos e a prestação de contas das empresas precisam ser modernas e digitalizadas. Mas você sabe quais são as diferenças e impactos entre assinaturas qualificadas e avançadas?

Para debater sobre a importância da assinatura qualificada, nos padrões ICP-Brasil, única que pode assegurar garantias técnicas, segurança e validade jurídica, o presidente da Fenacon, Sérgio Approbato, recebeu a presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), Cilene Sabino, o diretor executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), Egon Schaden Júnior, e o presidente executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Edmar Araújo.

A live aconteceu no dia 02 de março e foi transmitida pelo Canal da Fenacon no YouTube. Não conseguiu assistir? Ainda tem tempo. Aperte o play e assista.

De acordo com artigo publicado anteriormente, a Lei 14.063/2020 reconhece três tipos de assinaturas. A assinatura simples e outros dois tipos que utilizam a tecnologia da certificação digital: assinaturas avançada e qualificada.

Existem diferenças significantes entre esses dois tipos de assinaturas digitais e o trabalho conjunto para fazer com que o legislativo e o executivo entendessem essa diferença normativa e técnica foi determinante para a distinção entre a aplicação dos atos válidos com os dois tipos de assinaturas digitais.

Leia as publicações dos maiores players do mercado de Certificação Digital ICP-Brasil

AARB | AET EUROPE | ANCD | ATID | BRY TECNOLOGIA | CERTISIGN | CERTIFICAMINAS | DINAMO NETWORKS | ITI | QUALITYCERT | PRONOVA | SAFEWEB | SOLUTI | VALID

Doutor Fabiano Menke Concede Entrevista Sobre a Evolução das Assinaturas Eletrônicas

Assinaturas digitais no Brasil e o novo marco legal

Fonte: AARB

Sobre a AARB

Fundada em 2014, a Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB) é fruto dos anseios dos representantes das Autoridades de Registro da ICP-Brasil e tem por objetivo defender os interesses do segmento perante os poderes da república, sociedade civil organizada, bem como a massificação da certificação digital no País.

Por meio da AARB, as Autoridades de Registro podem fazer-se representar nas mais diversas esferas do poder público. Graças a sua atuação, as AR possuem melhores condições para alcançar objetivos do que teriam se atuassem de forma isolada.

Entidade de direito privado e sem fins lucrativos, a AARB é mantida exclusivamente por seus associados. Além dos interesses mencionados, compete a AARB disseminar a cultura da tecnologia ICP-Brasil e agregar benefícios e vantagens aos seus associados.

Confira outros artigos da AARB aqui!

Imersão ICP-Brasil: Curso ministrado por Edmar Araújo para ARs. Garanta sua inscrição!

O PL 317/21 e o vazamento de dados no Brasil: combinação perfeita para o estelionato virtual.

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe os melhores conteúdos sobre segurança da informação aqui!