Os pagamentos realizados pelo sistema de tokenização é um movimento que veio para ficar no mercado de luxo
De acordo com dado da ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadores Imobiliárias), o segmento de médio e alto padrão já representa 30% das vendas anuais do setor. O Brasil comercializa, em média, 157 mil empreendimentos por ano.
Desse montante, o setor de luxo corresponde por 46 mil unidades de acordo com Marcelo Völker, especialista em dados e estatística do mercado imobiliário da VMV Real Estate Consulting, esse crescimento gradativo segue alinhado com a onda da tokenização que está impulsionando a alta procura por imóveis de luxo.
“Tivemos um aumento em mais de 50% de construtoras interessadas em ampliar a atuação no ramo de alto padrão. Os pagamentos realizados pelo sistema de tokenização também é outro movimento que veio para ficar. Ele democratiza o cenário imobiliário e torna mais acessível a compra de imóveis com esse perfil, além de ser altamente segura por ser operada com a tecnologia Blockchain”, reforça Völker.
Na contramão dos prognósticos negativos face à conjuntura de desaceleração econômica, o ano de 2022 favoreceu a incorporação imobiliária de alta renda e a ascensão perdura para 2023.
Na visão de Völker, a procura por imóveis de alta padrão ainda é reflexo da pandemia. Para ele, com a realidade do home office, a exigência por qualidade de vida e lazer se intensificaram, impulsionando a procura por esses empreendimentos.
Dentro desse novo conceito, as exigências vão além das tradicionais opções de lazer que conhecemos. Um exemplo é o empreendimento ALDEA Vale do Sereno, em Belo Horizonte/MG, uma verdadeira experiência de luxo e inteligência adaptado com técnicas de hotelaria.
O responsável pela criação do conceito do ALDEA e também um dos diretores da VMV Real Estate Consulting, Vinicius Marques, explicou quais são os pilares que nortearam o projeto e por que ele é um dos destaques entre os imóveis de alto padrão.
“O ALDEA tem como base 3 pilares principais: serviço, tecnologia e comunidade. No pilar de serviços, nós trouxemos um conceito de hotelaria para proporcionar uma experiência de resort e maximizar a experiência positiva do morador, com serviços que agreguem no dia a dia dele (bares, escritórios, cinemas, mercado, etc.. O 2º é o de tecnologia, pensado para digitalizar a moradia e proporcionar todo o controle de utilização e pagamento em um aplicativo que interage com a administração e outros moradores. O 3º é a comunidade. Esse é o responsável por conectar os outros 2 pilares”, ressalta o diretor.
“É com ele que os serviços e tecnologias começam a fazer sentido. O objetivo é fazer com que as pessoas se conectem, de fato, usem e realmente se sintam parte daquele empreendimento. A comunidade vem como uma curadoria completa daquele espaço para saber o que as pessoas estão utilizando, o que elas não estão utilizando e constantemente adaptar a infraestrutura para criar um espaço funcional para os momentos produtivos, e aconchegante para o lazer”.
O empreendimento ALDEA foi lançado em 2022 e a venda dos imóveis superou as expectativas.
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