Últimas notícias

Fique informado
O poder e os desafios da IoT e como a PKI e o novo protocolo Matter podem ajudar? Por Regina Tupinambá

O poder e os desafios da IoT e como a PKI e o novo protocolo Matter podem ajudar? Por Regina Tupinambá

17 de agosto de 2023

A internet das coisas (IoT) é uma rede de dispositivos físicos e softwares que estão conectados à internet e podem trocar dados entre si. Os dispositivos IoT podem ser encontrados em todos os setores, desde a saúde até a fabricação de qualquer coisa, e eles estão cada vez mais sendo usados em nossas vidas cotidianas.

Por Regina Tupinambá

Regina Tupinambá

Um dos benefícios mais significativos da IoT é a eficiência

Os dispositivos IoT podem ser usados para automatizar tarefas, monitorar o desempenho e fornecer insights que podem ajudar as empresas a economizar dinheiro e melhorar a produtividade. Nos auxilia em nossas rotinas de trabalho e enquanto nos deslocamos evitando muitas vezes que percamos desnecessariamente tempo em engarrafamentos nos indicando caminhos alternativos. Equipamentos IoT monitoram aplicativos diversos e tem enorme utilização em vários momentos em nossas vidas.

Outro benefício importante é o monitoramento

Os dispositivos IoT podem ser usados para monitorar e controlar ambientes, o que pode ajudar a prevenir acidentes e proteger pessoas e propriedades. Isso incluí locais públicos, fábricas, residências, hospitais e muitos outros ambientes.

São usados pela segurança pública para monitorar áreas perigosas, identificar atividades suspeitas e enviar alertas às autoridades. Também para rastrear criminosos, localizar vítimas e fornecer informações em tempo real às autoridades. Isso pode ajudar as agências policiais a responder a crimes de forma mais rápida e eficaz.

Na Saúde, os equipamentos IoT permitem que profissionais monitorem os pacientes remotamente, usando dispositivos como monitores de frequência cardíaca, monitores de glicose e monitores de pressão arterial. Isso pode ajudar a melhorar a qualidade dos cuidados de saúde e reduzir os custos.

IoT agrega eficiência, segurança e inibe fraudes

Ainda no setor de Saúde, a IoT melhora a eficiência dos hospitais e clínicas, automatizando tarefas como a administração de medicamentos e a agendamento de consultas. Reduzem os riscos de erros médicos e contribuem para melhorar a experiência do paciente.

BMW 3-Series 330e PLUG-IN HYBRID luxury sedan at an electic vehicle

Internet das coisas tem inúmeros benefícios em veículos elétricos que são equipados com sensores que monitoram a temperatura e a pressão dos pneus, o que ajuda a evitar acidentes. Algumas montadoras de veículos, como a BMW, utilizam certificados SSL/TLS para a proteção dos equipamentos IoT contra hackers. Chegam a utilizar centenas certificados digitais por veículo. Veja nesse artigo: SSL embarcado em equipamentos médicos e carros inteligentes.

Um caso de sucesso brasileiro inédito no mundo é o uso da Internet das Coisas somado a tecnologia de PKI para coibir fraudes em bombas de combustível. No Brasil os equipamentos para abastecimento de combustível são conectados à Internet e identificados por um certificados ICP-Brasil OM-BR do INMETRO. Esse conjunto permite que os equipamentos sejam monitorados e notifiquem as autoridades em caso de alguma irregularidade. Isso evita adulteração do combustível, evita a fraude durante o abastecimento que pode lesar o consumidor e evita fraude fiscal que lesa diretamente o Estado.

A mesma atenção dada as bombas de combustível, deveria ser destinada as estações de carregamento de carros elétricos. Atenção INMETRO: Será que já tem algo sendo desenvolvido nesse sentido

Estamos falando em carros inteligentes e conectados. Veja o artigo publicamos recentemente sobre veículos elétricos – EVS – Como se preparar para ataques cibernéticos de veículos elétricos?

Não houve um aumento acentuado nos ataques às estações de carregamento de EV existentes. No entanto, os hackers provavelmente se concentrarão nesse setor em crescimento. É fundamental que fornecedores e governos colaborem para garantir que as estações de carregamento de EV tenham uma identidade forte e sejam seguras o suficiente para resistir a ataques. O mesmo TLS Transport Layer Security anteriormente conhecido como SSL – que as bombas de combustível utilizam deveriam ser aplicadas as estações para Veículos Elétricos para identifica-los, monitorar irregularidades e para criptografar os equipamentos contra ações hackers.

Ainda existem muitos desafios associados à IoT que precisam ser superados.

Um dos desafios mais significativos é a identificação dos equipamentos e a segurança. Os dispositivos IoT podem ser vulneráveis a ataques cibernéticos, o que pode comprometer dados, sistemas e vidas.

Outro desafio associado à IoT é a privacidade.

Os dispositivos IoT podem coletar uma grande quantidade de dados sobre as pessoas, o que pode ser usado para rastrear seus movimentos, hábitos e preferências. Por exemplo, um estudo recente descobriu que os dispositivos IoT coletam uma média de 300 gigabytes de dados por ano.

Apesar dos desafios, a IoT é uma tecnologia com o potencial de revolucionar a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos com o mundo ao nosso redor. À medida que a IoT continua a se desenvolver, é importante que os fabricantes, desenvolvedores e consumidores trabalhem juntos para garantir que os dispositivos IoT sejam seguros e privados.

Os dispositivos IoT podem ser vulneráveis a ataques cibernéticos.

E esses ataques comprometem dados e os sistemas. Para enfrentar esses desafios, a PKI – Public Key Infrastructure em português, ICP – Infraestrutura de Chaves Públicas é uma abordagem de segurança comprovada que pode garantir a confiança digital ao permitir: autenticação multifator (MFA), autenticação mútua, confidencialidade criptografia de dados, dados/firmware, identidade do dispositivo, modo de segurança, não repúdio, proteção de acesso e comunicações seguras pelo ar (OTA). OTA significa Over-The-Air. É um termo usado para descrever a transmissão de dados sem fio entre um dispositivo e outro.

A PKI também é usada em casas conectadas e um novo protocolo está sendo desenvolvido.

O Protocolo Matter é um novo padrão de segurança de interoperabilidade que permite que dispositivos domésticos inteligentes, aplicativos móveis e serviços em nuvem se comuniquem de forma segura e confiável. Isso melhora a experiência do consumidor e reduz os riscos de segurança.

Esse protocolo está em desenvolvimento na Connectivity Standards Alliance (CSA), uma organização global sem fins lucrativos que representa mais de 300 empresas do setor de tecnologia.

O protocolo Matter é baseado no protocolo IP, o que significa que ele pode ser usado em qualquer rede que suporte IP. Ele também é baseado em PKI, o que significa que ele usa certificados digitais para autenticar dispositivos e proteger dados.

O protocolo Matter oferece uma série de benefícios, incluindo:

Compatibilidade: O protocolo Matter é compatível com um amplo espectro de dispositivos domésticos inteligentes, aplicativos móveis e serviços em nuvem. Isso significa que você pode usar seus dispositivos favoritos juntos, independentemente de sua marca ou fabricante

Segurança: O protocolo Matter usa PKI para autenticar dispositivos e proteger dados. Isso ajuda a proteger seus dados contra ataques cibernéticos.

Flexibilidade: O protocolo Matter é flexível o suficiente para ser usado em uma ampla variedade de dispositivos e aplicações. Isso significa que ele pode ser usado para criar soluções de casa inteligente personalizadas para suas necessidades específicas.

O protocolo Matter ainda está em desenvolvimento, mas está previsto para ser lançado ainda em 2023. Quando ele for lançado, ele terá o potencial de revolucionar o setor de casa inteligente, tornando-o mais seguro, eficiente e acessível.

Confira o roadmap do Protocolo Matter publicado pela Connectivity Standards Alliance (CSA) que inclui os seguintes marcos:

2022

Versão 1.0 do protocolo Matter

Certificação de dispositivos Matter

Lançamento de dispositivos Matter iniciais

2023

Adoção generalizada de dispositivos Matter

Ampliação do ecossistema Matter

Desenvolvimento de novos recursos e funcionalidades para o protocolo Matter

É possível que o nome Matter tenha sido escolhido em alusão a Einstein porque o protocolo Matter é uma nova tecnologia que tem o potencial de revolucionar o setor de equipamentos IoT.

No entanto, também é possível que o nome Matter tenha sido escolhido simplesmente porque é uma palavra curta, fácil de lembrar e relevante para o propósito do protocolo. Em vários idiomas Matter significa matéria.

Em suma, a PKI é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a proteger os dispositivos IoT e as casas conectadas contra ataques cibernéticos. Ao usar a PKI, podemos ajudar a garantir que nossos dados e sistemas estejam seguros e que possamos aproveitar os benefícios da IoT sem medo de ataques.

INMETRO inaugura a geração de Objetos Metrológicos 4.0 com o uso da certificação digital ICP-Brasil

Soluti é credenciada como a 1ª AC vinculada ao Inmetro para emissão de certificados OM BR para bombas de combustível

Acompanhe os principais conteúdos sobre Internet of Things (Internet das coisas)!

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!

Em novembro de 2024 completaremos Uma Década De Sucesso!

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.