Os softwares especializados estão ganhando espaço no setor de RH como um todo, na gestão de férias e avaliações de desempenho, por exemplo
Levantamento realizado por HRtech Factorial aponta, ainda, que 75,6% das empresas aderiram a um software de gestão digital, enquanto 7,9% ainda usam planilhas.
Com o aceleramento digital, vivenciado pelos últimos dois anos, transformando diversos setores tradicionais das corporações mundiais, em especial o RH, a integração de softwares especializados nos processos de pagamentos dos funcionários já atende quase 80% das empresas só no Brasil.
É o que mostra a recente pesquisa Tendências e desafios dos Recursos Humanos no Brasil e no mundo realizada pela Factorial, plataforma tecnológica que auxilia empresas a automatizar e centralizar os processos de recursos humanos.
O estudo, desenvolvido com mais de 700 gerentes, especialistas de RH, equipes operacionais e responsáveis pelo TI – profissionais em diferentes cargos relacionados à gestão do ciclo de vida do funcionário (recrutamento, contratação, onboarding, treinamento e até onboarding) – de 4.000 empresas de grande, médio e pequeno porte, evidencia que, só no Brasil, 67,5% dos entrevistados preferem digitalizar os processos de controle de jornada de trabalho, por entenderem que o setor de RH está cada vez mais especializado, competitivo e ágil.
Folha de pagamento
Sendo softwares de recursos humanos os mais escolhidos para efetuar pagamentos, a gestão da folha também tem se tornado cada vez mais tecnológica: 75,6% aderiram à digitalização devido a uma melhor otimização de tempo, ampliação de recursos centralizados e especialização da área.
Avaliações de desempenho
Um outro vetor de crescimento e aderência ao digital são as avaliações de desempenho realizadas pelo RH, que em 38,2% dos casos são mediadas por um programa especializado, enquanto 25,2% ainda são documentadas com o auxílio de planilhas do Excel.
Ainda, avaliações 90° (58,1%), Pesquisas de Clima (44,9%) e Autoavaliações (31,7%) entram no rol das ferramentas mais utilizadas para medir o desempenho dos colaboradores.
“Os softwares especializados estão ganhando espaço no setor de RH como um todo e, com base na pesquisa que a Factorial desenvolveu, pudemos analisar que, em sua maioria, já fazem parte da realização do controle de horários, gestão de férias e avaliações de desempenho, por exemplo. Essa transformação digital tem tornado o mercado de recursos humanos mais competitivo por capacitar o trabalhador, melhorando a sua autonomia e otimizando o tempo e as tarefas das empresas”, complementa Renan Conde, diretor de vendas da empresa no Brasil.
Sobre a Factorial
A Factorial é uma plataforma tecnológica que auxilia empresas a automatizar e centralizar os processos de RH. Fundada em 2016 por Jordi Romero e Bernat Farrero, está sediada em Barcelona e atua em outros países ao redor do mundo, como França, Portugal, Itália, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e México. Chegou ao Brasil em 2021 com um aporte de mais de US $80 milhões obtido em uma rodada de financiamento série B liderada pela Tiger Global Management. Antes desta captação, já havia recebido 17,8 milhões de euros – investidos pela CRV, empresa do Vale do Silício que possui no seu portfólio clientes como Twitter, Dropbox e Zendesk e, também, pelas Point Nine Capital, K fund e Creandum. Com mais de 60 mil empresas atendidas pelo software, entre elas, KFC, Booking.com, Kakau e Sou Smile, a Factorial criptografa todas as informações da base de dados (AES-256), conta com um sistema inteligente de firewall de segurança e sistema SSO de facilitação de cadastro.
RH é protagonista na LGPD, por Fernando Nery
Como a tecnologia ajuda a reduzir custos no RH
Recrutamento Data Driven: entenda os benefícios dessa metodologia no RH
Cadastre-se para receber o IDNews
E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!