Últimas notícias

Fique informado

Novos negócios: Ter ou não ter a sua própria bolsa Blockchain para Crowdfunding e Tokenização de qualquer ativo

17 de maio de 2021

Spotlight

Ricardo Saravalle assume a liderança do Meta Hub de Soluções Digitais

O executivo vai liderar o centro de excelência de soluções

23 de maio de 2024

INSS passa exigir Certificado ICP-Brasil A3 para advogados que atendem Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)

Para acessar o Portal de Atendimento (PAT) os advogados precisarão ter o certificado digital ICP-Brasil A3.

21 de maio de 2024

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Por Rodrigo Pimenta

Poderíamos pensar em inovar, agregando valor, e ao mesmo tempo, desatrelando a forte correlação entre o Bitcoin e o Blockchain

blockchain
Rodrigo Pimenta – CEO da HubChain Tecnologia

Desde quando Elon Musk anunciou a compra de USD 1.5 bi (aproximadamente R﹩ 8,4 bilhões) e o mercado de criptomoedas teve uma alta meteórica, principalmente o Bitcoin, a tecnologia por trás, o Blockchain, teve lugar ainda de mais destaque.

Este destaque lançou a pergunta de como poderíamos pensar em inovar, agregando valor, e ao mesmo tempo, desatrelando a forte correlação entre o Bitcoin e o Blockchain.

Em outras palavras, como inovar com a tecnologia Blockchain, sem estar atrelado ao Bitcoin e fazer com que haja uma boa relação de custo/benefício em se utilizar a tecnologia em larga escala?

Vimos que o recente boom das NFT “Non Fungible Tokens”, que na visão do criador do Litecoin, Charlie Lee, seguiria a mesma febre de ICO “Initial Coin Offering” de 2017 ao levantar montantes rápidos, no entanto, sem uma contrapartida que seja realmente útil ou factível, seria só mais uma moda e nada contribui para um ecossistema blockchain legitimamente sadio.

Na linha de evoluirmos, na linha de tokenização com Blockchain, que realmente seja útil e faça uma contribuição significativa no rumo a Smart Cities 5.0, a Hubchain Technologies, que atua no mercado Blockchain e Bancos Digitais desde 2013, está lançando plataformas “White Label”.

Para tokenização de projetos/startups de crowdfunding (financiamento coletivo), tokenização de direitos autorais/cessão de direitos, tokenização de créditos de precatórios, tokenização de créditos de carbono, tokenização de créditos de grids de energia abertos e fechados, tokenização de fan tokens para influencers, tokenização de programas de cashback/fidelidade, com todo framework jurídico e call center para quem deseja acelerar a entrada no mercado, podendo ofertar aos cidadãos brasileiros (aderente a Instrução CVM 588, com auditores, relatórios contábeis, entre outras obrigações).

Hoje, com a nova plataforma “White Label”, qualquer novo empreendedor poderá ter a sua própria plataforma de Bolsa de Valores de Tokenização de Ativos em Blockchain em poucos dias, salvo os prazos do órgão CVM “Comissão de Valores Mobiliários” para análise e aprovação (em média de 90 dias), com todo Clearing (Entrada/Saída de Valores via TED/Cartão/Criptomoeda), Relatório Contábil, utilizando a tecnologia Blockchain e oferecendo legalmente, a qualquer cidadão do mundo (salvo restrições em alguns países).

A questão agora não é “se” e sim “quando”, pois o pioneiro em qualquer segmento sempre se torna referência.

Sobre Rodrigo Pimenta

Rodrigo Pimenta é engenheiro elétrico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração, Economia, Finanças e Operações pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), autor de publicação de Inteligência Artificial e Algoritmos Genéticos.

Conta com experiência de mais de 10 anos no Banco Itaú, onde atuou como um dos primeiros Arquitetos de TI Corporativo e, atualmente, é CEO e fundador da Hubchain Tecnologia, cujo trabalho pioneiro dedica-se a oferecer soluções inovadoras em blockchain, inteligência artificial, open bank e criptomoedas para startups, médias e grandes empresas. Rodrigo participou de algumas grandes discussões sobre blockchain, inteligência artificial e criptoativos e é considerado um dos maiores especialistas do segmento.

Entenda qual o futuro da tecnologia Blockchain e seus benefícios para as empresas

Empresas do Brasil se unem para capacitar de graça e empregar estudantes em blockchain, tecnologia e mercado financeiro

Regulador francês quer mudar a forma como a Europa regula criptomoedas e blockchain

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!