Últimas notícias

Fique informado

Certificado digital A3: saiba quais são as características e para quem é ideal

29 de outubro de 2021

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Por que o certificado digital tipo A3 é mais seguro?

Pode-se dizer que a principal diferença entre o certificado digital do tipo A3 e do tipo A1 é o modo de armazenamento dos dados

21 de junho de 2021

Transformação digital: o que é, quais os impactos e como implementá-la

A transformação digital já era uma tendência entre as empresas do país, no entanto, foi na pandemia que o processo foi ainda mais acelerado

3 de junho de 2021

Como utilizar o certificado digital por token ou cartão no computador

O certificado digital pode ser emitido por token, instrumento para USB, ou smartcard, lido por meio de um hardware específico

10 de maio de 2021

AC Certificaminas explica como a criptografia funciona nos certificados digitais e quais seus benefícios

A criptografia é o que garante a confidencialidade e integridade das informações contidas em documentos e e-mails.

26 de janeiro de 2021

Entrevista com Heitor Pires da AC CERTIFICAMINAS

Entrevista com Heitor Pires fundador da AC CERTIFICAMINAS – A trajetória de uma Autoridade Certificadora da ICP-Brasil.

26 de agosto de 2020

O certificado digital é um arquivo eletrônico usado para dar segurança, autenticidade e praticidade às transações eletrônicas comuns

Você sabe o que é um certificado digital e qual o modelo mais indicado para sua empresa ou para as aplicações em que pretende usá-lo? Muitas pessoas conhecem a importância de usar a ferramenta para dar confiabilidade e segurança às transações eletrônicas.

Porém, as dúvidas sobre os tipos disponíveis no mercado são muitas, especialmente sobre os que são mais populares.

O certificado digital A3 é um deles. Afinal, qual a diferença do modelo A3 para o A1? Para quais aplicações ele é usado e as vantagens que oferece? Essas são apenas algumas das dúvidas mais comuns de clientes que recebemos. Para esclarecer cada uma delas, fizemos este artigo. 

Você também verá as principais características do certificado digital A3 e saberá para quais profissionais ele é indicado. Se você deseja investir no documento eletrônico para otimizar a sua rotina e desburocratizar processos, fique com a gente até o final. 

Certificado digital A3: o que é e para que serve 

O certificado digital é um arquivo eletrônico usado para dar segurança, autenticidade e praticidade às transações eletrônicas comuns na rotina corporativa e pessoal dos usuários.

O modelo A3, especificamente, é emitido e armazenado em mídias criptográficas externas, que pode ser um smartcard (cartão com chip) ou um token (instrumento muito semelhante a um pen drive).

A proteção da ferramenta se dá pelo par de chaves criptográficas gerado em um hardware específico que não permite exportação ou qualquer outro tipo de cópia das informações contidas no certificado.

Assim, a chave pública será enviada para a Autoridade Certificadora (AC) no momento da emissão e a privada ficará armazenada no token ou cartão.

Com esse método, o usuário consegue enviar documentos, assinar contratos, fazer transações bancárias e uma série de outros procedimentos de forma sigilosa, ágil e com validade jurídica.

Principais características do certificado digital A3

Muitas pessoas que se interessam pela certificação digital sabem que o armazenamento do modelo A3 é feito em uma mídia externa, e não diretamente no computador, como em outros tipos de certificados.

Porém, desconhecem outras características da ferramenta que são tão importantes quanto e a tornam uma das mais populares do mercado.  

Validade de até três anos

A validade do certificado digital A3 está entre os principais atrativos oferecidos ao usuário. Se você procura por um documento eletrônico que te ofereça um prazo maior até a sua renovação, esse modelo é o ideal. O certificado do tipo A3 possui prazo de até três anos para expirar, dependendo do dispositivo físico utilizado. Em alguns casos específicos, esse prazo pode ser de até cinco anos.

Passado esse período, o titular deve solicitar a sua renovação, se ainda quiser manter a agilidade nas transações on-line e desburocratizar processos.

Armazenado em uma mídia externa (smartcard ou token)

Essa talvez seja a principal característica do certificado digital A3. Diferente do modelo A1, os dados criptográficos são armazenados em um dispositivo físico que deve ser acoplado ao computador sempre que o usuário quiser acessá-lo.

Para usar o token, basta conectá-lo na entrada USB de um desktop, instalar o gerenciador referente à mídia (disponível no site da Certificaminas) e digitar a senha de acesso pessoal. Já o smartcard, requer um procedimento diferente. É necessário ter uma leitora própria para o certificado digital conectada ao computador. Sem a leitora, o titular não conseguirá realizar qualquer tipo de operação eletrônica com o certificado.  

Pode ser usado em mais de um dispositivo

A mobilidade é outra característica do modelo A3. Ele pode ser acessado em qualquer máquina em que o token ou cartão for acoplado, basta inserir a senha de acesso. Porém, por ser um dispositivo físico único, a ferramenta deve ser usada em um desktop por vez. 

O acesso simultâneo não acontece nesse caso.

Campeão em segurança

Apesar de os modelos de certificado digital (especificamente, A1 e A3) terem a criptografia como principal recurso tecnológico, eles apresentam níveis diferentes de segurança. Entre essas duas opções, o do tipo A3 é considerado o mais seguro.

Recentemente, dedicamos um artigo em que explicamos as razões que o levaram a conquistar esse posto. Mas, de modo geral, isso acontece por três motivos: ele não permite cópias para outros dispositivos, possui um hardware separado e só pode ser usado em um computador por vez.

No entanto, mesmo com essas vantagens, é importante que o usuário esteja atento à perda do dispositivo físico e ao seu uso inadequado.

Diferenças entre o certificado digital A3 e A1

Para quem conhece o modelo A1 de certificado digital, consegue distinguir as diferenças dele com o do tipo A3. Algumas, inclusive, foram citadas brevemente ao longo do texto. Mas, para não restarem dúvidas e ajudá-lo a identificar o melhor para o seu negócio, listamos abaixo as diferenças:

– O certificado A3 é incompatível com tablets e smartphones, diferente do A1, que pode ser baixado em um tablet;

 – Enquanto o A3 é armazenado em uma mídia externa, o A1 é salvo diretamente no computador;

– O prazo de validade do A3 é de até três anos e, em alguns casos específicos, até cinco anos. No do tipo A1, o usuário tem o tempo limitado a um ano.

Para quem o certificado digital A3 é indicado?

As dúvidas sobre o certificado digital A3 também se estendem sobre o público que a ferramenta atende. Hoje, no mercado, é possível encontrá-lo nas opções e-CPF (para pessoas físicas) e e-CNPJ (para jurídicas). Porém, além disso, o modelo é indicado para os profissionais de algumas áreas específicas.

Médicos

O certificado digital A3 em sua versão e-CPF é muito usado por médicos e profissionais da saúde para assinar e autenticar as receitas médicas no formato digital. Trata-se de uma prática que ganhou forças com a pandemia e ganha novos adeptos a cada dia.

Nesse novo formato de prescrição médica, é necessária a assinatura do profissional de saúde responsável com o certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), nos modelos A3, token ou cartão. Explicamos em detalhes como isso funciona neste artigo.

Franqueadores

O modelo A3 também é indicado para franqueadores que possuem negócios espalhados por todo o país. Com o certificado, gastos com taxas cartoriais, malotes, frete, deslocamentos, arquivamento e impressões diminuem consideravelmente.

O fato de ser válido por até três anos é uma característica muito atrativa para esses profissionais, uma vez que não terão que se preocupar com a renovação anual.

Profissionais liberais e pessoas físicas

O certificado digital A3 para pessoas físicas e profissionais liberais (contadores, advogados, engenheiros, agrônomos, entre outros) é também um grande facilitador.

Nos escritórios contábeis, por exemplo, a ferramenta permite que os contadores assinem os documentos digitalmente, além de ser a porta de entrada para diversos portais e serviços do Governo.

Já nos escritórios de advocacia, ela otimiza processos (como autenticação) e oferece a possibilidade de o advogado assinar e protocolar petições sem sair do escritório.

O e-CPF pode ser usado ainda nos seguintes lugares:

– Receita Federal: CAGED, DIPF, DIRF, PERDCOMP, DACON, DEREX, DIMOB, DIMOF, DSPJ, e-CAC, IRPF, Homolognet, RAIS, SICONFI, SIL;

– SEFAZ: NFA-e;

– Governo: Empresa Simples, SISCONSIG;

– Saúde: DMED, SISREI, TISS;

– MEC: PROUNI;

– Detran: e-CNHsp;

– SPED: ECD, EFD, ECF, eSocial;

– Caixa Econômica: FGTS, e-APS, Conectividade Social ICP;

– Perícia Judicial;

– Justiça: PJ-e, e-DOC, e-PET, e-STJ

– Siscomex (comércio exterior);

– Provisão de Procuração Eletrônica;

– Assinatura de e-mails, documentos e contratos digitais da Pessoa Física, além de Prontuário Eletrônico de Paciente (PEP);

– Dentre outros serviços.

Fonte: AC Certificaminas

Sobre Certifica

A Autoridade Certificadora Certifica foi fundada há 10 anos na cidade de Formiga – MG.

A Certifica começou com um Ponto de Atendimento, mas em pouco tempo tornou-se uma das maiores emissoras de certificados do Brasil, presente em todo o território nacional, transformando a vida de centenas de empreendedores como você.

Sua missão é simplificar e transformar vidas e negócios por meio da identificação digital.

Fortalecer a rede de parceiros e oferecer sempre mais do que o esperado são algumas das ações que colocam a Certifica entre os principais players do mercado de identificação digital no Brasil.

A AC Certifica é especializada em gestão de negócios e oferece às suas Autoridades de Registro credenciadas apoio contábil, jurídico e de comunicação e marketing, além de ministrar periodicamente treinamentos técnicos, de vendas e operacionais.

A rede da ARs conta ainda com o acompanhamento dos setores de business intelligence e compliance, que acompanham toda a rede, garantindo dessa forma a performance e a segurança operacional.

Leia aqui alguns artigos produzidos e sobre a Certifica Autoridade Certificadora!

Certificado digital na área jurídica: quais as vantagens e para que usá-lo

Senha do certificado digital: perdi, e agora?

Cartão, token ou nuvem: qual a melhor opção para certificado digital?