As empresas estão cada vez mais conectadas e utilizando os mais variados aplicativos com a solução de MFA para implementar uma segunda camada de segurança
Por Felix Santos
O vazamento de dados passou a ser um dos grandes medos das empresas nos últimos dois anos, segundo uma pesquisa da ISH Tecnologia, cerca de 20 mil credenciais de usuários de serviços estaduais brasileiros foram expostas na internet durante o primeiro semestre de 2022.
Por isso, aplicar as boas práticas de segurança para proteger o seu negócio do cibercrime é essencial.
Pensando na segurança e privacidade dos usuários, um dos modelos que tem se mostrado muito efetivo e vem sendo adotado pelas empresas é a implementação da solução de MFA dentro de suas arquiteturas.
MFA, sigla para Multi Factor Authentication em inglês, é a autenticação multifator.
O objetivo dessa solução é reduzir significativamente as chances de um agente malicioso comprometer todos os fatores de autenticação necessários para acessar um sistema.
Para isso, utiliza-se um ou mais fatores de autenticação de naturezas diferentes baseados nos modelos abaixo:
– Algo que você tem: token físico, soft token e dispositivos como computadores e celulares. Para conseguir comprometer esse tipo de fator, é necessário roubar o objeto ou realizar uma cópia perfeita e, caso isso ocorra, há meios para bloquear o uso com outros modelos de autenticação;
– Algo que você sabe: são as senhas, nomes, telefones que o usuário tem como conhecimento para acessar os seus e-mails, celular, redes sociais e sistemas que utiliza no meio corporativo;
– Algo que você é: são os aspectos exclusivos ao usuário, como fatores biométricos, impressões digitais ou reconhecimento facial e de íris, podendo incluir reconhecimento de voz e outras opções semelhantes.
As empresas estão cada vez mais conectadas e utilizando os mais variados aplicativos com a solução de MFA para implementar uma segunda camada de segurança.
Uma das características das soluções de MFA que vem como uma funcionalidade desse sistema é o modelo de login via SSO (Single sign-on).
O SSO é um aspecto importante de uma solução de gerenciamento de identidade e acesso (IAM) ou de controle de acesso.
A autenticação das credenciais do usuário é fundamental para saber quais permissões cada usuário deve ter.
Quando um usuário é confiável pelo sistema, ele recebe automaticamente acesso a todos os outros com os quais estabeleceu uma relação de confiança.
Isso determina as bases para soluções de SSO modernas habilitadas por protocolos como OpenID Connect e SAML 2.0.
A vantagem do Single Sign-On é que o usuário poderá usar uma senha diária pessoal com um segundo fator de autenticação.
Isso impactará positivamente no trabalho da equipe de suporte da empresa, reduzindo o estresse em ficar preenchendo diversas vezes a senha junto com o modelo de autenticação adotado, como, por exemplo, o token.
Outro ponto comum de melhoria é a diminuição dos chamados de “esqueci minha senha” por parte dos funcionários, clientes e fornecedores, permitindo que os processos de login e autenticação possam fluir mais rapidamente.
Outros benefícios também podem ser atrelados à solução de verificação multifatorial, como a produtividade e conveniência dos usuários, o fato de evitar roubos e prejuízos financeiros para clientes e empresa, além de poder ser encarada como um reforço das políticas de LGPD da companhia.
Pensar na segurança da informação é fundamental para qualquer empresa que deseje sobreviver nesta nova era digital, por isso, cada barreira implementada para conter os cibercriminosos pode se tornar vital para o negócio.
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