Um processo eficaz de implementação de RH digital envolve outros elementos, como a utilização da tecnologia certa
Por Genilson Cavalcante, CEO da Green Paperless
A área de recursos humanos é uma das mais importantes de qualquer empresa e sua gestão tem a complexidade em igual proporção.
Administrar pessoas e suas idiossincrasias é um desafio, mas a simplificação dos processos, impulsionada pela inovação, garante melhores resultados na administração da área.
Uma dessas soluções é o RH digital, que vem para melhorar a eficiência, eficácia e qualidade dos processos.
Suas principais características incluem o uso de tecnologia, automação de processos, acesso remoto, análise de dados, foco no engajamento dos funcionários e flexibilidade.
A segurança no acesso a dados e documentos do colaborador, também é uma prioridade, com políticas projetadas para que as informações só possam ser acessadas por pessoas autorizadas pela organização.
A garantia da contingência permite a recuperação automática dos dados caso algum problema ocorra na infraestrutura em nuvem que suporta a aplicação.
Entretanto, como acontece com toda alteração na forma de trabalhar, existem desafios na sua implementação. A própria resistência à mudança por parte de profissionais acostumados a trabalhar com processos manuais e o manuseio do papel é o principal.
O segredo neste caso, é que a aplicação escolhida, simplifique o trabalho dos profissionais, tornando intuitiva as ações dentro de cada processo.
A tecnologia agrega valor ao trabalho do profissional, focando as habilidades de cada um deles, na relação humanizada dentro da instituição.
O histórico do colaborador é armazenado digitalmente com documentos digitalizados ou nato-digitais, usando assinatura biométrica e certificação digital dos documentos.
Para superar essas barreiras iniciais relacionadas ao RH Digital, a resposta está na educação, treinamento e fornecimento de recursos para os profissionais trabalharem com a tecnologia.
Uma cultura que promova o comprometimento com a transformação digital é fundamental para um RH Digital bem-sucedido. Os líderes e colaboradores precisam estar engajados nessa jornada a fim de desenvolverem, juntos, novas soluções e processos.
Mas é necessário lembrar que apenas a mudança cultural não é suficiente. Um processo eficaz de implementação de RH digital envolve outros elementos, como a utilização da tecnologia certa.
As empresas precisam investir em plataformas de software de RH, aplicativos móveis e outras que ofereçam recursos de automação, análise de dados, inteligência artificial, recrutamento, seleção, e por aí vai.
A ferramenta também deve integrar todos os sistemas de RH, incluindo folha de pagamento, gerenciamento de benefícios, gerenciamento de talentos e outras áreas relacionadas.
A integração permite que as empresas coletem e analisem dados de forma mais eficiente e eficaz.
Evolução e ajustes
Conforme as empresas passam do processo analógico para o digital, é necessário realizar mudanças significativas na maneira como administram seus colaboradores e recursos humanos. Entre os resultados esperados nessa transição, podemos citar:
– Processos automatizados: O fim das operações manuais resulta na redução da carga de trabalho dos colaboradores e aumenta sua eficiência.
– Melhoria da experiência do colaborador: Os funcionários, agora tem mais autonomia e controle sobre suas informações.
A era digital possibilita a realização de solicitações, verificação de informações de salário e benefícios, bem como a atualização de suas informações de contato por meio de aplicativos móveis ou plataformas digitais.
– Big Data e análise de dados: Permite que as empresas coletem e analisem grandes volumes de dados de RH, incluindo informações sobre os colaboradores, como desempenho, engajamento, histórico de emprego e muito mais. Isso possibilita aos líderes de RH tomarem decisões baseadas em dados.
– Recrutamento e seleção mais eficientes: A utilização de algoritmos de inteligência artificial para analisar currículos e identificar os melhores candidatos para uma vaga de emprego ajuda a reduzir o tempo e o esforço envolvidos no processo de seleção.
– Processo de onboarding ágil: Novos funcionários podem receber documentos eletrônicos, treinamentos e orientações antes mesmo de iniciarem o trabalho. Isso ajuda a garantir que os recém-contratados estejam prontos desde o primeiro dia.
– Maior engajamento: Por fim, é possível oferecer mais opções e inovação para o desenvolvimento, treinamento, comunicação e colaboração por meio do uso de aplicativos móveis e plataformas.
O RH passa a se comunicar com seus funcionários em tempo real, dar feedback e reconhecimento e manter seus colaboradores mais envolvidos e motivados.
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