Ataques automatizados foram responsáveis por 30% das ameaças à Interfaces de Programação de Aplicações (APIs) em 2023
Ataques automatizados foram responsáveis por 30% das ameaças à Interfaces de Programação de Aplicações (APIs) em 2023, de acordo com mapeamento da Imperva.
O estudo mostra que, entre os incidentes, 17% foram gerados pelos bad bots, que são robôs mal-intencionados que interagem com websites, aplicativos mobile e APIs de organizações como se fossem usuários legítimos.
Fazem isso após explorarem vulnerabilidades no design ou na implementação do ambiente, o que lhes permite manipular funcionalidades e acessar dados confidenciais e sensíveis.
“É com o uso de bad bots que os atacantes têm conseguido passar por dentro das APIs, que hoje representam 71% das atividades na web, conforme estimativa da Imperva. Então, sobrecarregam redes, interrompem operações ou violam dados. Dados de pesquisa mostram que os atacantes têm se mostrado propensos a invadir prioritariamente as operações de cinco setores: serviços financeiros, negócios, viagem, computação & TI e telecomunicações & ISPs”, conta Marcelo Cardoso Alves de Souza, líder da área de arquitetura de soluções da NovaRed.
O gestor da área reforça que os bad bots têm alta capacidade de se passar por um usuário legítimo, o que facilita a tentativa da ameaça de explorar as vulnerabilidades da lógica dos negócios por meio de ataques como:
- Web Scraping – o bot malicioso faz a varredura de websites, furta informações importantes, sensíveis e confidenciais, aloca esses dados em um site fraudulento para que mecanismos de buscas indexem essa página em destaque, atraindo usuários para golpes de phishing;
- DDoS – também conhecido como Ataque Distribuído de Negação de Serviço, consiste no direcionamento de um alto volume de requisições a um website para torná-lo indisponível;
- Ataques de tomada de conta (ATO) – quando bad bots, por meio de dados roubados, força bruta e preenchimento de credenciais, assume uma conta bancária;
- Comment Spam – é a ação de inserir conteúdos incorretos e não solicitados em um formulário legítimo de um site; e
- Spamdexing – ação que altera a relevância de um site diante da avaliação dos mecanismos de busca.
Marcelo Cardoso defende que, quando o assunto são bad bots, a proatividade é a melhor estratégia para garantir a disponibilidade, a integridade, o desempenho e a confiabilidade do ambiente digital, com com atenção especial a oito boas práticas:
- Mapeamento do comportamento padrão das APIs, seguido de acompanhamento desse desempenho, com planos de ação para picos de tráfego não esperado;
- Entendimento que gerenciamento de bot e segurança de API devem ser ações importantes e complementares;
- Capacitação e treinamento das equipes de TI e SI quanto a ameaças e vulnerabilidades;
- Elaboração de um plano robusto de ação para mitigar, conter, remediar e eliminar bots maliciosos;
- Mecanismos com regras rígidas de autenticação no acesso à API;
- Inventário permanente de APIs, endpoints, parâmetros e payloads;
- Gerenciamento seguro de credenciais e tokens;
- Desenvolvimento de uma cultura preventiva para mitigar os riscos das Shadow APIs, ou seja, Interfaces de Programação de Aplicações implementadas sem o conhecimento e a supervisão das equipes de TI e SI da empresa;
“É ótimo acompanhar a evolução da tecnologia como uma propulsora da melhora das operações nas empresas e da experiência de colaboradores e clientes que utilizam os ambientes digitais das marcas. Mas não podemos esquecer que, quanto mais digitais nos tornamos, maior é a superfície de ataque. Isso exige que, dentro das organizações, a cibersegurança seja vista como investimento vital para a continuidade do negócio e não como um gasto”, finaliza o especialista.
Sobre a NovaRed
Com mais de 27 anos de experiência, a NovaRed é o maior conglomerado ibero-americano de cibersegurança. Os escritórios no Chile, Argentina, Brasil e Espanha oferecem serviços de excelência para grandes organizações que buscam elevar sua maturidade em cibersegurança.
São mais de 400 profissionais, mais de 2000 certificações técnicas com tecnologias líderes, 3 Centros de Operações 24×7 e mais de 600 clientes na América Latina.
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