A prova disso, é a chegada do 5G no Brasil, que vai promover inovação em diversos setores, incluindo no mercado imobiliário
Tecnologia substitui as maquetes tradicionais das construtoras e já é utilizada para oferecer uma melhor experiência ao usuário, com conforto e precisão de informação.
A empresa de tecnologia Criando Valor teve um aumento de cerca de 350% na procura dos serviços de realidade aumentada para a construção civil.
Em 2022, homens e tecnologia são aliados, criando assim um mundo mais veloz e tecnológico. A prova disso, é a chegada do 5G no Brasil, que vai promover inovação em diversos setores, incluindo no mercado imobiliário.
Uma das novidades da área é a realidade aumentada, uma tecnologia que conecta um ambiente virtual ao ambiente físico por meio de um objetivo real, o qual serve de base para a criação do virtual, a ser projetado e visto por um aplicativo específico.
Mesmo sendo algo novo, hoje já é possível escolher o imóvel ideal através da realidade aumentada.
A Criando Valor, empresa de tecnologia que desenvolve projetos de realidade aumentada para a construção civil e varejo, teve um aumento de cerca de 350% na procura por seus serviços nos últimos três meses e as expectativas para o futuro são ainda mais altas, já que o 5G permitirá uma internet mais avançada.
Segundo Leonardo Delfino, CEO da empresa, a realidade aumentada vem para substituir as tradicionais maquetes encontradas em estandes de vendas de construtoras.
“Além de ser 30% mais barato investir na realidade aumentada do que na maquete tradicional, a empresa acaba oferecendo mais conforto para o cliente, já que basta apenas baixar um aplicativo ou entrar em um link específico e fazer a projeção do imóvel em cima de uma mesa de casa, por exemplo. Por isso, a internet 5G será de grande ajuda para expandir essa tecnologia de realidade aumentada no mercado imobiliário, pois cada vez mais, as pessoas querem conforto e segurança. E com a realidade aumentada elas poderão acessar a um projeto do imóvel diretamente de suas casas ou escritórios”, explica o CEO.
A Criando Valor atua com realidade aumentada desde 2017 e atualmente está com clientes nas cidades de São Paulo, Balneário Camboriú e na região da Baixada Santista (litoral sul do Estado de São Paulo).
Hoje, já são 35 clientes fixos com foco específico em realidade aumentada, o que representa um aumento de 120% desde o início do ano. Mas a projeção é finalizar 2022 com 45 clientes, com um faturamento de R$ 4 milhões.
“Estamos vendo um aumento exponencial nesse meio e com o 5G no Brasil, prevemos um crescimento ainda maior. O mercado imobiliário está percebendo que inserir novas tecnologias no processo de venda é importante. Ela traz segurança, facilidades e precisão em detalhes, o que contribui para efetivação de negócios“, reforça Leonardo Delfino.
As empresas que estão comprando esse tipo de tecnologia atestam sua importância. É o caso da Tauf Empreendimentos, empresa da área de construção civil de Balneário Camboriú.
“Nós percebemos que a parte da interação com o cliente fica melhor, e reduz a grande barreira que é gerada por ver somente fotos, por exemplo. Com a realidade aumentada, os clientes se sentem dentro do apartamento, é uma outra perspectiva”, explica o diretor da construtora, Matheus Tafner.
Ainda segundo a empresa, após o serviço de realidade aumentada foi perceptível uma maior adesão de clientes.
“Escolhemos investir para poder melhorar a experiência de compra dos nossos clientes. Acredito ser um grande diferencial e ela veio não somente para alavancar a construção civil, como também para marcar uma nova experiência na compra e venda de imóveis. Não vejo um futuro da construção civil sem a utilização dessa tecnologia para experiências mais marcantes”, conclui.
Chega ao Brasil antena que aprimora sinal 4G e acelera o 5G
Um novo padrão para analisar dados nas redes 5G
Especialistas falam sobre as tendências do 5G para 2023
A Jornada De 10 anos Do Crypto ID: Do Pioneirismo À Referência
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!