Procuramos apresentar nesse artigo os principais tipos de ataques cibernéticos praticados por organizações hackers
Artigo escrito por Trustcert
Nenhuma empresa de qualquer tamanho ou atividade pode ignorar as informações que circulam diariamente na mídia sobre segurança cibernética.
A exposição do ataque sofrido afeta diretamente a reputação das organizações
O número de casos divulgados é muito superior à realidade dos ataques uma vez que as empresas cedem à extorsão para não chegarem as manchetes da grande mídia.
Sendo que os ataques cibernéticos de alto perfil são divulgados geralmente pelos atacantes como tática de obtenção de valores mais altos pelo resgate, no caso dos ransomwares.
A maioria absoluta das empresas já foram vítimas de ataques cibernéticos. É o que dizem as pesquisas realizadas sobre o tema no mundo todo.
Os percentuais podem variar de acordo com a amostra pesquisada, mas o consenso é que a maioria das empresas já foi vítima de ataques bem sucedidos ou pelo menos vivenciaram a tentativa de invasão.
Os ataques são praticados com uso de metodologias distintas e nem sempre indo diretamente à empresa alvo.
Muitas vezes fornecedores e prestadores de serviços estratégicos como empresas de logística de entregas, de administração financeira, de contabilidade e de advocacia são as portas de entrada mais fáceis para os hackers.
Conheça os tipos mais comuns de ataques cibernéticos, a seguir:
1 – Ataques Phishing
Nesse tipo de ataque, o objetivo dos hackers é obter informações confidenciais ou obter acesso aos servidores web da empresa disfarçando-se de fonte confiável por e-mail.
Esses são alguns dos incidentes de segurança cibernética mais comuns enfrentados.
Muitas empresas vítimas de ataques cibernéticos relatam que os hackers utilizaram o método phishing. Isso torna esse método um dos vetores de ameaça mais comum entre os tipos de ataques.
É uma ameaça interna significativa associada à e-mails de phishing, pois funcionários desavisados e não treinados correm o risco de clicar em e-mails contendo phishing maliciosos.
2- Ataques de Spear-phishing:
Spear phishing é um tipo específico de ataque de phishing direcionado.
O invasor pesquisa seus alvos pretendidos e, em seguida, escreve mensagens que o alvo provavelmente achará relevantes.
Esses tipos de ataques são chamados de “spear phishing” devido à maneira como o invasor se concentra em um alvo específico.
Um ataque de spear phishing geralmente usa spoofing de e-mail, em que as informações dentro da parte “De” do e-mail são falsificadas, fazendo parecer que o e-mail vem de um remetente diferente.
Pode ser alguém em quem o alvo confia, como um indivíduo em sua rede social ou um parceiro de negócios.
A mensagem parecerá legítima, e é por isso que pode ser difícil identificar um ataque de spear phishing.
3 – Ransomware
Os ataques com o objetivo de sequestro de dados para obter o pagamento pelo resgate – ransomware aumentou muito nos últimos anos.
Com um agravante, agora os criminosos cibernéticos capitalizaram a lucratividade do ataque e, adicionalmente, promovem suas atividades por meio de algumas ações estratégicas.
Essas ações estratégicas selecionam como alvo empresas de serviços públicos ou grandes varejistas.
Os ransomwares aplicados a esses tipos de empresas causam o caos coletivo e, consequentemente, gera grande repercussão.
Mas não podemos nos enganar: grandes empresas de todos os tipos de atividade e, até mesmo, as empresas de pequeno e médio portes continuam sendo algo de ransomware.
4 – Vulnerabilidades de sites
Os cibercriminosos continuam aproveitando as vulnerabilidades em sites legítimos para infectar usuários, pois os administradores de sites não protegem seus sites como deveriam.
A prova disso é que as empresas são invadidas.
A maioria dos sites legítimos têm vulnerabilidades não corrigidas, isso também é fato.
Ocorrem milhões de ataques por vulnerabilidade do site todos os dias. E, publicar o número atual nesse artigo poderia torna-lo desatualizado em poucos meses.
Então, considere um número muito alto de ataques por dia – na casa de milhões – por conta da falta de TLS/SSL ou por instalação mal feita de TLS/SSL.
Não basta instalar um TLS /SSL. É preciso selecionar o Certificado Digital adequado para cada tipo de dado que a empresa precisa proteger e, também, é fundamental que os administradores saibam fazer a instalação correta considerando o tipo de aplicação e servidor que irá receber o certificado/protocolo de segurança.
Adicionalmente o controle de acesso aos ambientes de administração dos certificados é importante, assim como, o uso de credenciais fortes e individuais para rastreamento de todos os procedimentos que envolvem a administração das chaves criptográficas.
A ausência ou má instalação do TLS/SSL é uma das brechas de segurança mais utilizadas para ataques hackers bem sucedidos.
5 – Ataques Zero Day
Um ataque Zero Day – Dia Zero refere-se a uma falha de segurança no software que é desconhecida pelos fornecedores.
Isso é explorado por hackers antes de ser identificado e corrigido.
Os invasores exploram essas fraquezas antes que um patch seja disponibilizado publicamente.
Até que uma vulnerabilidade de dia zero seja mitigada, os agentes de ameaças podem explorá-la livremente para violar dados, sistemas e redes.
As explorações de dia zero mais frequentes envolveram produtos da Microsoft, Apple e Google.
Para concluir podemos dizer que todos os tipos de ataques de que falamos nesse artigo tem em comum um objetivo: o acesso a ambientes privilegiados em que os dados custodiados pela empresa alvo estão armazenados.
Portanto, seja qual for a metodologia utilizada pelos hackers nesses tipos de ataques mencionados, os certificados digitais TLS/SSL são fundamentais como uma das principais ferramentas de mitigação de risco.
O que é confiança digital? Por Trustcert
SSL melhora o SEO do site! Mito ou Realidade?
SSL vs TLS: Quais são as diferenças entre esses protocolos?
Sobre TrustCert
O principal objetivo do lobo é proteger aqueles que estão sob sua guarda!
Sua postura inspira confiança, respeito e segurança da mesma forma que o certificado Trustcert, que com astúcia, inteligência e sociabilidade protege o seu site como um lobo faz com sua alcateia
Trustcert – O certificado SSL com tudo que você precisa, direto ao ponto!
Acesse aqui e saiba tudo sobre TLS, o protocolo de segurança que garante o sigilo das informações e identifica empresas, dispositivos e objetos no mundo eletrônico.
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!