Por que então não aproveitar 2023 e incluir algumas resoluções de segurança digital para os próximos 12 meses?
Segundo levantamento da Surfshark, empresa que atua na área de privacidade e ferramentas de segurança online, o Brasil é o 6º país que mais sofre com vazamentos de dados no mundo.
Somente de janeiro a novembro de 2021, foram 24,2 milhões de perfis de brasileiros com informações expostas a ataques ou brechas em sistemas. A pesquisa também menciona um aumento de casos de golpes contra pessoas jurídicas no Brasil.
Com a sociedade cada vez mais conectada digitalmente, é essencial que nossas interações digitais sejam seguras e confiáveis.
Os usuários devem se sentir confiantes de que seus dados estão seguros e protegidos e que podem confiar nas empresas com as quais interagem online.
A confiança digital é o que permite que indivíduos e empresas se envolvam online com a confiança de que sua pegada em um mundo digital é segura.
Os indivíduos podem aumentar sua segurança digital pessoal vendo a si mesmos no ciberespaço e tomando medidas para melhorar seus hábitos de segurança cibernética.
Por se tratar de um tema de extrema importância, a Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura (CISA) listou quatro passos recomendados que qualquer pessoa pode e deve seguir para melhorar sua segurança online.
1.Pense antes de clicar: reconheça e denuncie o phishing. Se um link parecer um estranho, avalie antes de clicar. Pode ser uma tentativa de obter informações confidenciais ou instalar malware.
2. Atualize seu software: não demore! Se você vir uma notificação de atualização de software, aja imediatamente. Melhor ainda, ative as atualizações automáticas.
3. Use senhas fortes: use senhas longas, únicas e geradas aleatoriamente. Use gerenciadores de senhas para gerar e lembrar senhas diferentes e complexas para cada uma de suas contas. Um gerenciador de senhas criptografa as senhas, protegendo-as para você.
4. Ative a autenticação multifator: você precisa de mais do que uma senha para proteger suas contas online, e habilitar o MFA reduz consideravelmente a probabilidade de você ser invadido.
Aqui está o que nosso especialista em DigiCert, Dean Coclin, tem a dizer sobre esses quatro tópicos.
Pense antes de clicar para garantir segurança
“O treinamento regular e atualizado é a melhor defesa. Sem conhecer suas ameaças, você não pode se defender delas. As equipes de TI devem promover treinamentos de conscientização simulando ataques de phishing por e-mail, que treinam os funcionários a procurar essas ameaças e não clicar em links ou anexos”, diz Coclin.
Atualize seu software e fique um passo a frente com segurança
“Atualizações de software ajudam a proteger contra as vulnerabilidades atuais. Os desenvolvedores geralmente enviam atualizações para proteger contra pontos fracos conhecidos, por isso é aconselhável instalá-los imediatamente antes que um invasor possa tirar proveito deles. Você pode configurar computadores e dispositivos para instalar atualizações de software automaticamente, que é a maneira mais fácil de manter os programas atualizados. Além disso, as atualizações de anúncios pop-up ou e-mails podem ser malware. Portanto, definir as atualizações para instalação automática significa que eles não precisam clicar em nenhuma solicitação de atualização que possa conter malware”, diz Coclin.
Use senhas fortes se previna com segurança
1-Uma senha forte atende aos seguintes critérios:
2-Tem pelo menos oito caracteres.
3-Ele não contém nenhuma de suas informações pessoais – especificamente, seu nome real, nome de usuário ou nome da sua empresa.
4-É exclusivo de suas senhas usadas anteriormente.
5-Não contém nenhuma palavra soletrada completamente.
6-É composto por diferentes tipos de caracteres, incluindo letras maiúsculas, letras minúsculas, números e caracteres.
Coclin também recomenda um gerenciador de senhas: “Os gerenciadores de senhas simplificam o que eles devem lembrar; em vez de uma senha diferente para tudo, você só precisa de uma senha segura para fazer logon e o gerente pode gerar senhas seguras para todo o resto. Os gerenciadores de senhas não podem ser usados para tudo, mas simplificam qualquer login online e podem ser usados em vários dispositivos.”
Sobre a DigiCert, Inc.
DigiCert é a provedora mundial de escaláveis TLS/SSL, soluções PKI para identidade e encriptografia. As empresas mais inovadoras, incluindo 89% das organizações da Fortune 500 e 97 – de um total de 100 maiores bancos globais – escolheram a DigiCert por sua experiência em identidade e criptografia para servidores web e Internet das Coisas.
DigiCert suporta TLS/SSL e outros certificados digitais e desenvolvimento para PKI em qualquer escala por meio da plataforma de gerenciamento de ciclo de vida, a CertCentral®.
A organização é reconhecida pela sua plataforma de gerenciamento, rapidez e um suporte reconhecido ao usuário, além de líder de mercado em soluções de segurança.
Dilema cultural da transferência de responsabilidade na segurança digital
O importante papel da segurança digital para as instituições de ensino
Como fica a segurança digital das empresas em tempos de Internet das Coisas?
Aqui no Crypto ID você encontra reunidos os melhores estudos e pesquisas sobre o universo da Segurança da Informação aplicada a diversas verticais de negócios. Acesse nossa coluna e conheça!
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.