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Coletiva de imprensa realizada pela Thales aborda os impactos e vantagens da tecnologia 5G para o Brasil

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Com a chegada da tecnologia 5G ao Brasil espera-se um  aumento de serviços por meio eletrônico que precisarão de autenticação segura

A Thales realizou uma coletiva de imprensa no dia 14 de Abril de 2021 sobre os impactos e vantagens da tecnologia 5G para o Brasil, onde participaram Andre Mattos, Felipe Roberto de Lima, Wellington Rodrigues e Abilio Branco.

Felipe Roberto de Lima, Andre Mattos, Abílio Branco e Wellington Rodrigues

Procuramos saber da Thales questões relacionadas a autenticação e controle de acesso uma vez que com a chegada dessa tecnologia ao Brasil espera-se um aumento de serviços por meio eletrônico que precisarão de autenticação segura. 

A primeira pergunta da coletiva foi  feita por Susana Taboas, do Crypto ID, e o moderador Wellington Rodrigues endereçou ao Abílio Branco.

Susana Taboas

A pergunta feita pela economista se desenvolveu no âmbito das credenciais de acesso no cenário em que a chegada do 5G ao Brasil ocorre na mesma época do início da aplicação das sanções relacionadas a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Como pontuado pelo moderador, Susana coloca uma questão relacionada à realidade tecnológica que vivemos hoje, onde o perímetro é o indivíduo. 

“Será que as credenciais de acesso estão sendo valorizadas hoje em dia pelo mercado brasileiro e como será com a chegada do 5G?”, perguntou a Diretora de relacionamentos e operações do Crypto ID, Susana Taboas. 

Em sua resposta o então Gerente de Vendas de Proteção de Dados da Thales, Abílio Branco abordou uma ampla visão sobre o crescimento acelerado sobre a tecnologia e a área e o business de autenticação em sua resposta.

Abílio Branco

“Com o advento da Covid19 o negócio de autenticação da Thales tende a crescer muito rapidamente. O business de autenticação cresceu muito rapidamente porque, antes tínhamos 5% ou 10% da empresa com trabalho remoto, alguns executivos, talvez um pouco mais ou um pouco menos, mas realmente era um número limitado que possui esse acesso, e em virtude da pandemia todos passaram a trabalhar de casa.”

“Sendo assim, as empresas tiveram que fazer uma jornada não só de se adequar na questão da velocidade de acesso aos links – nesse caso o 5G teria facilitado -, mas também a questão da autenticação de garantir que quem está acessando de casa é realmente aquele indivíduo, pois na empresa você tem a autenticação na catraca e em mais alguns processos de autenticação. Já em casa não, pois você está acessando uma rede pública e que, não necessariamente, seu computador está com a mesma segurança que estaria na sua empresa.”

“Então vimos uma corrida muito grande por essa questão de autenticação e tecnologia, e a gente tem visto o mercado se preocupar muito mais, porque para você garantir a transformação digital você tem dois componentes:

Primeiro você tem que garantir que somente as pessoas autorizadas tenham acesso a informação, e você garante isso através do conceito de criar uma blindagem ao cofre de dados.

A solução da Thales vai criar uma blindagem através da criptografia. Não vou entrar em detalhes técnicos, mas se alguém tiver ouvindo e for um pouco mais técnico, tem tokenização e criptografia, podemos falar em outra oportunidade.”

“Basicamente você vai criar uma blindagem no dado, ou seja, quem não tem que ter acesso ao dado só vai ver o dado criptografado e quem tem que ter acesso vai ver o dado em texto claro. Não importa se ele está local ou se está em uma cloud ou ambiente virtual, dado vai estar criptografado.”

A pergunta da Susana foi muito pertinente, porque temos que ter a garantia de quem está acessando é mesmo o indivíduo que deveria e que não alguém fazendo se passar por ele e que talvez esteja utilizando uma credencial roubada. Então uma solução de duplo fator de autenticação forte é importante.”

Abílio citou também a importância da autenticação forte considerando a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD e segundo o executivo, historicamente a atenção com a proteção de dados era mais presente entre alguns setores como o financeiro e o de saúde, mas agora, com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados, essa preocupação avança entre outros segmentos de mercado.

Atualmente todas as empresas precisam levar muito a sério a proteção de dados e a autenticação de acesso é parte central da estratégia de gestão dos dados custodiados pelas empresas.

“A preocupação com a proteção de dados passa a ser maior em outros segmentos em função das regulamentações. Visualizando todo esse processo eu te diria que nós estamos em um bom estágio. Em alguns segmentos a preocupação com a autenticação começa a receber mais atenção em virtude da evolução dos conceitos de segurança e das regulamentações, e tudo que temos visto aí para poder viabilizar a transformação digital” , finaliza Abílio Branco.

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