Últimas notícias

Fique informado

Era Digital: o uso da tecnologia na educação

19 de maio de 2021

Spotlight

Facebook fala sobre o incidente de 4 de outubro

“Agora que nossas plataformas estão funcionando normalmente após a interrupção de 4 de outubro achei que valeria a pena compartilhar,”Santosh Janardhan.

6 de outubro de 2021


Escola Educandário, de São Paulo, mostra como o uso da tecnologia está sendo primordial para o desenvolvimento dos alunos

 A educação e tecnologia nunca estiveram tão ligadas como no atual cenário da sociedade. Adicionar novas ferramentas à didática em sala de aula, torna a aprendizagem mais interessante e dinâmica aos alunos.

A Escola Educandário, de São Paulo, iniciou a implementação da tecnologia em 2018, por meio da Big Brain, principal parceira da Microsoft na América Latina, que desenvolve soluções de tecnologia educacional.

O diretor de planejamento da Escola Educandário, Alessandro Bernardo, ressalta que os recursos tecnológicos utilizados hoje, são tão importantes quanto as demais disciplinas. Integra-se como um meio, mas também é algo que precisa ser aprendido.

Em 2020, alguns dias antes de iniciar a pandemia do Covid-19, os professores realizaram o treinamento para utilizarem a plataforma da Microsoft Teams, conhecendo as melhores técnicas para a sala de aula online.

“Esse treinamento foi o que nos salvou, pois, conseguimos iniciar o ensino remoto com os professores familiarizados com a ferramenta. Foi bem mais fácil para adaptação de todos e tivemos bons resultados com o engajamento do corpo docente”, afirma Alessandro.

Com esses recursos, algumas atividades recreativas, como festa junina, comemorações dos dias das mães e dos pais, foram possíveis de serem realizadas pela escola.

Na festa junina, por exemplo, estruturaram um ambiente online característico do tema e alguns jogos, como na pescaria, que os alunos escolhiam o número do peixe e os professores pescavam, depois as prendas foram enviadas aos estudantes.

Esses novos meios de atividades geraram uma boa repercussão entre os pais e alunos, já que houve uma maior interação e proximidade mesmo de forma virtual. Outra forma de aproximar professores e alunos, foi a inserção da imagem da sala de aula no plano de fundo, projetando uma visão de ambos estarem na sala.

O Educandário iniciou o projeto Future School, em parceria com a Big Brain, criando um espaço para aguçar a criatividade e inovação dos alunos a partir do 3° ano. Algumas ferramentas utilizadas são o Office 365, do jogo interdisciplinar Minecraft, recursos 3D e entre outros.

É uma sala com multi-configuração, com arquibancada, mesa, puffs e tapetes, com isso, cada aluno ou grupo pode estar em modalidades diferentes de aprendizado ao mesmo tempo.

Em 2021, já está no planejamento da escola o lançamento de mais uma sala Future School, focado em produção tecnológica, como construir uma mão biônica com estudantes.

Além da implementação da tecnologia, vale ressaltar que o acompanhamento personalizado e o treinamento constante dos docentes pela Big Brain são relevantes para garantir o sucesso das ferramentas digitais no dia a dia da escola.

Matheus Araújo – Analista pedagógico da Big Brain

O analista pedagógico da Big Brain, Matheus Araújo, ressalta que este apoio constante é de suma importância para os professores, pois faz toda a diferença para que os resultados educacionais realmente se concretizem, por meio do contato entre professores e alunos.

Alessandro ressalta que mesmo após as aulas retornarem 100% de forma presencial, o Educandário pretende continuar utilizando a tecnologia para aula de idiomas e empreendedorismo, por exemplo.

“Após a pandemia, a tecnologia se mostrou como um instrumento muito importante. Por um lado se perdeu o contato pessoal, mas, por outro lado, a educação também ganhou muito, devido ao aceleramento da inovação no setor e todo o corpo docente precisou se engajar”, comenta o diretor de planejamento, Alessandro.

Sobre Big Brain

Fundada em 2015, a Big Brain, principal parceira da Microsoft na América Latina, desenvolve soluções de tecnologia educacional, empoderando instituições de ensino no processo de transformação digital e criação de projetos de educação tecnológica.

Com sede em Curitiba, recebeu diversos prêmios internacionais pelos produtos e serviços inovadores como LATAM (América Latina e região do Caribe) de Parceiros do Ano da Microsoft 2020, nas categorias Customer Experience (Experiências do Cliente) e Diversity and Inclusion Changemaker (Diversidade e Criador de Mudanças de Inclusão).

Atualmente, o diretor Arioston Rodrigues está à frente da empresa, conhecida como referência em tecnologia educacional global e atende as necessidades de gestores, professores e alunos das redes privadas e públicas, transformando o mercado de tecnologia educacional.

Fundo Abaporu investe em área da educação com escola de tecnologia

O DNA da vertical educação acelera a criação de ambiente digital mais seguro

Privacy Tools fecha parceria com Security Culture, empresa especializada em educação corporativa

Temos novidades sobre o Diploma Digital Brasileiro na entrevista com a Contraktor

Provas online: uso de inteligência artificial para evitar fraudes