Para implementar uma iniciativa de IA com impacto nos negócios, três considerações são essenciais para o sucesso. Saiba mais!
Por Paulo de Godoy
![](https://cryptoid.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Paulo-de-Godoy-800x687.jpg)
Dois anos após o lançamento do ChatGPT, vemos uma mudança gigantesca na conscientização, atividade e desejo de implementar projetos de IA e GenAI.
As decisões ainda são impulsionadas por FOMO (fear of missing out – medo de ficar de fora) e pelo receio de ficar atrás dos concorrentes.
Afinal, as empresas querem explorar as opções e os líderes de negócios de todos os segmentos querem capitalizar o entusiasmo para impulsionar iniciativas.
Os benefícios potenciais muitas vezes parecem superar os riscos e a falta de direcionamento e, com isso, muitos projetos de IA tiveram início sem avaliar de fato o que é sucesso e como a equipe poderá levar o projeto adiante em prol dos negócios.
Devido a essa abordagem, atingimos o auge da tomada frenética de decisões impulsionadas pelo hype, em que muitos projetos foram aprovados sem um pensamento de longo prazo sobre estratégia e ROI.
Embora a IA permaneça como um ímã para os orçamentos corporativos, a adoção empresarial ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento e implementação.
Como já se passou do ponto de fácil acesso ao financiamento, as empresas precisam garantir que o projeto entregue um ROI real e não seja fruto de FOMO. Para implementar uma iniciativa de IA com impacto nos negócios, três considerações são essenciais para o sucesso:
Avalie custo e liberdade
Quando houve o boom da IA, surgiram muitos impulsionadores de mercado para iniciar projetos. Os orçamentos foram redirecionados para implementar iniciativas orientadas por IA dentro das empresas e o custo não era a principal preocupação.
No entanto, essa empolgação e gastos livres agora estão mais contidos, pois as empresas agora querem controlar os custos e entender de onde vem o ROI.
Ao embarcar em uma jornada de IA, é essencial considerar como experimentar sem comprometer financiamento para um projeto que pode não ter sucesso; ter flexibilidade – o que garante que as empresas não corram o risco de cair no prejuízo.
Os recursos de armazenamento e computação são primordiais para as iniciativas de IA, garantindo que sejam totalmente utilizados para maximizar o ROI.
Por exemplo, se GPUs forem compradas, mas não usadas por 18 meses, isso se torna um recurso caro parado. É melhor ter flexibilidade para aumentar o reduzir a capacidade para, enfim, manter os custos sob controle e entregar valor a longo prazo.
Avaliar o escopo e a escala
Se um projeto de IA é um experimento, é incerto o quão grande ele pode se tornar – tanto na fase de testes quanto em uma possível implementação completa. Ser capaz de crescer desde a POC (prova de conceito) passando por implementação e, depois, apoiar um projeto bem-sucedido é vital.
As empresas precisam ser capazes de crescer e sem a necessidade de descartar recursos de computação e começar tudo de novo. Nesse sentido, a nuvem é um bom lugar para realizar POCs, experimentar e ajustar, descobrir o potencial, mapear o valor comercial e, depois, planejar o futuro.
A realidade – que mais pessoas admitem agora – é que as empresas não sabem em que ponto um projeto estará nos próximos 6 a 12 meses. Há muitas direções possíveis, e a definição de sucesso varia.
Além da incerteza comercial, há o cenário regulatório, questões de segurança, expectativas e requisitos dos clientes. E, mesmo que a incerteza em relação futuro se torne uma limitação, isso não se torna um impeditivo para empresas que tenham essa flexibilidade. É fundamental considerar os modelos as-a-service, que eliminam os riscos das suposições no consumo.
Como a IA é totalmente dependente de dados, um dos principais recursos que podem apoiar neste cenário é um modelo de armazenamento as-a-service, sustentado por uma plataforma física que pode ser dimensionada para entregar desempenho, taxa de transferência e capacidade de forma não disruptiva e com impacto positivo imediato.
Isso elimina as incertezas e permite que as empresas reajam rapidamente às mudanças de carga de trabalho, tanto para aumentar ou reduzir o consumo. Esse é um modelo que atrai bastante as empresas que estão em fase de experimentar, mas que não querem gastos com infraestrutura que não será utilizada.
Garantir a confiabilidade do sistema
Em muitas empresas, uma vez que os projetos ultrapassam a fase experimental, as lideranças buscam maneiras de transformar o projeto em um serviço crítico para os negócios. Nesses casos, muitos buscam confiabilidade e 100% de tempo de atividade.
Setores como bancos ou varejo online exigem que as aplicações voltadas para o cliente sejam confiáveis e estejam disponíveis 24/7, zero interrupções. Ou seja, suas plataformas não podem ser construídas sobre bases frágeis.
Por razões de reputação e retenção de clientes, além da conformidade regulatória e resiliência cibernética, as empresas não podem tolerar falhas em seus sistemas. Sem a garantia de tempo zero de inatividade fica inviável, portanto, buscar fornecedores que ofereçam máxima confiabilidade é essencial.
Bons projetos exigem grandes planejamentos
Nem todas as implementações de IA são extravagantes, mas os líderes começaram a cortar os projetos que são. Muitos até gostariam de iniciar um projeto de IA e pensavam que isso era fundamental para os negócios, mas os gestores não estão mais dispostos a distribuir dinheiro sem garantias de resultado.
Os projetos que não tiverem um caminho claro para atingir o sucesso ou que não tiverem um case adequado para implementação, são interrompidos ou sequer iniciados. Daqui para frente, haverá muito mais introspecção antes de se conceder livremente orçamentos para os projetos de IA.
Algumas das questões que precisam ser avaliadas antes de iniciar e financiar uma nova jornada de AI incluem: avaliar qual será o impacto nos negócios; a chance de sucesso – a probabilidade de conclusão e entrega de ROI –; a estratégia por trás do projeto; como vai melhorar as interações com os clientes ou processos; e se a equipe possui os dados necessários.
É hora adotar uma abordagem de volta ao básico para o financiamento, em vez de decisões impulsionadas por FOMO, e, só assim, ampliar as chances de escolher com base na estratégia, e não no hype.
Meta lança SeamlessM4T: um tradutor universal de idiomas com IA
Cisco lança AI Defense para proteger a transformação de IA das empresas
DeepSeek: Inovação em IA e Segurança Digital para um Futuro Transformador
IA Generativa e personalizada nas startups: a revolução ao alcance das pequenas empresas
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.
![IA](https://cryptoid.com.br/wp-content/uploads/2021/04/INTELIGENCIA-ARTIFICIAL-800x128.png)
![](https://cryptoid.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Banner_Newsletter_1190x120-052024.png)
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!