O tempo de deslocamento até agências bancárias e cartórios chegou ao fim! Com o e-CNPJ, sua empresa pode realizar as mais diversas atividades burocráticas de onde estiver, diretamente pelo computador. Estamos falando de um certificado digital: a versão eletrônica do CNPJ identifica a pessoa jurídica e permite que transações fiscais, jurídicas e bancárias sejam validadas no meio virtual.
Além de ser excelente para otimizar a rotina da empresa, o e-CNPJ é obrigatório em alguns casos. Por exemplo, empresas com dois ou mais colaboradores precisam dele para emitir notas fiscais eletrônicas. A boa notícia é que a emissão do certificado é superdescomplicada. Quer entender melhor? Então, continue a leitura!
Saiba o que é e-CNPJ
O e-CNPJ é a versão eletrônica do CNPJ. Com ele, é possível confirmar a identidade virtual da empresa e, assim, realizar transações online com autenticidade e segurança.
É por meio do e-CNPJ que você pode aderir à assinatura digital, por exemplo. Essa identidade virtual da empresa também pode ser usada em muitas outras situações:
– enviar informações fiscais;
– conseguir certidões da Receita Federal;
– autenticar relatórios;
– acompanhar processos tributários; e por aí vai.
Assim, o e-CNPJ permite que documentos sejam emitidos e informações possam ser validadas legalmente, sem que você precise se deslocar. Tudo ocorre pela internet, e com muita segurança! Ou seja, essa tecnologia ajuda a otimizar a rotina da empresa, já que as atividades burocráticas se tornam mais práticas, quase instantâneas.
Para que todos esses processos sejam realizados com a máxima segurança, o e-CNPJ só pode ser emitido, distribuído e gerenciado por Autoridades Certificadoras (ACs). As ACs, por sua vez, são credenciadas pela Autoridade Certificadora da Secretaria da Receita Federal.
Confira como funciona o e-CNPJ na prática
Como você viu, o e-CNPJ funciona como uma identificação virtual e legalmente aceita da empresa: ele é um dos tipos de certificado digital, assim como o e-CPF. Para utilizá-lo, você precisa comprar o modelo de certificação ideal para você. Existem dois:
– A1: é gerado e armazenado no seu computador pessoal e tem validade de 1 ano;
– A3: é armazenado em um cartão inteligente ou token, o que o torna mais seguro, pois somente a pessoa que possui esses dispositivos consegue utilizá-lo. O certificado A3 tem validade de até 3 anos.
Após esses períodos de validade, é essencial realizar a renovação do certificado digital para continuar utilizando.
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Fontes: Serasa Experian