Últimas notícias

Fique informado

Reconhecimento facial estima reduzir o tempo do professor com os alunos

7 de dezembro de 2022

Spotlight

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte II

Essa segunda parte discute os padrões e requisitos para o processamento eletrônico de documentos no registro de imóveis no Brasil.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte I

Questão das assinaturas eletrônicas no Registro de Imóveis é incerta, mesclando aspectos tecnológicos e jurídicos.

14 de maio de 2024

Por que é tão complexo se proteger de ataques cibernéticos? Por Rodrigo Fragola

“A meta agora não é alcançar segurança absoluta, mas sim segurança relativa no mercado em que se atua.” Fragola

13 de maio de 2024

Edmar Araujo, o novo diretor-executivo da ANCD concede sua 1ª entrevista ao Crypto ID

Edmar Araujo diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital e fala com exclusividade ao Crypto ID.

13 de maio de 2024

Confira 7 dicas para a redução do uso de papel nas empresas

São sete dicas essenciais para ajudar as empresas a reduzirem o uso de papel e promoverem práticas mais sustentáveis.

9 de maio de 2024

Solução da Valid para controle de presença dos alunos com reconhecimento facial beneficia mais de 400 escolas

A tecnologia de reconhecimento facial está contribuindo para a gestão do tempo nas escolas”, explica o Ilson Bressan, Diretor de Identificação e Marketing da Valid.

14 de fevereiro de 2023

O registro de presença dos alunos é realizado por meio do aplicativo Escola Paraná, o qual já é utilizado pelos professores em smartphones

Solução de automação para o controle de presença dos alunos com reconhecimento facial em sala de aula, desenvolvido em parceria entre a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Paraná – Celepar e a Valid ID, será aliada da Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná para melhorar o desenvolvimento do aluno no pós-pandemia.

A última Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem divulgada pela OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico de 2018, revelou que os professores brasileiros perdem mais tempo com tarefas não relacionadas ao aprendizado do que a média internacional.

Em uma aula de 40/50 minutos, aproximadamente 67% do tempo é destinado ao conteúdo pedagógico e os outros 33% a tarefas disciplinares e administrativas, como manter a ordem da turma e realizar a chamada. Em países mais desenvolvidos, a média de tempo investido com o aprendizado é de aproximadamente 78%.

Ilson Bressan, Diretor de Identificação e Marketing da Valid

“Acelerar os processos de ensino e de aprendizagem é um dos maiores desafios da educação no pós-pandemia. Como uma simples perda de 5% da hora-aula com o controle da frequência, por exemplo, pode corresponder a 10 dias no ano letivo. A tecnologia de reconhecimento facial vai reduzir essa perda e melhorar a gestão do tempo do professor com atividades pedagógicas que são essenciais e primordiais aos alunos, além de mitigar a falha humana no registro de presença”, explica o Ilson Bressan, Diretor de Identificação e Marketing da Valid.

Desde 03 de Outubro de 2022, o registro de presença dos alunos é realizado por meio do aplicativo Escola Paraná, o qual já é utilizado pelos professores em smartphones.

A implantação é gradativa, e nesse momento estamos com cerca de 423 escolas utilizando a solução, em implementação gradativa pelo cronograma estabelecido, de modo a chegar no 1º Trimestre de 2023 com implementação total.

O recurso de identificação do aluno por meio da tecnologia de reconhecimento facial utiliza uma solução da Valid ID para realizar o confronto biométrico.

Para que as chamadas e listas de presença sejam substituídas pelo reconhecimento facial basta que o professor capture uma foto da turma em sala de aula.

 “A tecnologia faz o comparativo biométrico com as imagens capturadas, em conjunto com a matrícula do aluno e armazena a informação da presença, com os dados armazenados em nuvem.” 

A SEED está trabalhando para inserir a funcionalidade do reconhecimento facial na plataforma web do Sistema de Registro de Classe que permitirá ao professor utilizar um equipamento chamado Educatron (TV+Computador+Webcam), já existente em todas as salas de aulas, de forma que o professor poderá fazer o registro da chamada por RF pelo celular, tablet, notebook ou educatron.

Através do último censo divulgado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira a média identificada no Brasil, de 30 alunos em sala de aula dá a dimensão do desafio de controle de presença nas escolas. 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Educação exige a frequência mínima de 75% do total de horas letivas para aprovação do aluno, e a responsabilidade desse controle fica a cargo da escola, conforme o disposto no regimento.

Estudo divulgado pelo Instituto Ayrton Senna afirma que a motivação do aluno está diretamente ligada ao processo de aprendizagem. Uma das estratégias apontadas para o professor em busca do objetivo e aprendizado é ter maior acuracidade do tempo.

“Alocar, monitorar ou programar tempo para diferentes tarefas durante o processo de aprendizagem. Saber estimar o tempo necessário para as tarefas e conseguir monitorar o tempo gasto para conseguir replanejar são aspectos importantes.”

A automação do registro de frequência da Valid ID oferece ao professor o redesenho da gestão do tempo da sua aula e uma perspectiva de melhoria no processo de aprendizagem do aluno.

Inicialmente considerando a adaptação do professor em usar a nova solução de registro de presença , a necessidade de organizar a turma e solicitar somente aos alunos que olhem para a câmera para tirar a foto não trará redução de tempo, isso virá com a maturidade e melhoria da solução, porém a tendência , é que, em um futuro próximo, a solução evolua para fazer o registro automatizado da presença do aluno sem ação do professor, dessa forma, eliminando completamente o tempo gasto para registro da chamada. 

Atualmente em implantação, há uma sensível melhora no tempo gasto, totalmente adequado na melhoria contínua e na utilização massiva e diária da solução.

O 5G pode transformar definitivamente a educação

5G e educação: entenda como a forma de aprender será impactada

Ministério da Educação lança vitrine de soluções digitais

Como a tecnologia se tornou fundamental para a evolução do setor de educação

Sobre a V/Cert

A V/Cert é uma empresa especializada dentro do grupo Valid, dedicada especificamente à área de certificação digital.

A V/Cert faz parte da família Valid que tem mais de 65 anos de história: são mais de seis décadas de constante reinvenção, moldando e recriando soluções que contribuem para tornar o mundo mais dinâmico, interconectado, confiável e seguro.

A V/Cert faz parte da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que é um conjunto de normas e procedimentos que regulamenta a emissão e o uso de certificados digitais no Brasil. Isso confere confiabilidade e validade legal aos certificados emitidos pela V/Cert.

Contato: Capital e regiões metropolitanas: 3004-3454 Demais localidades: 0800-725-4565

Acesse o Site da V/Cert e leia outros artigos publicados no Crypto ID aqui!

Acompanhe como o reconhecimento facial e impressões digitais, de íris e voz estão sendo utilizados para garantir a identificação digital precisa para mitigar fraudes e proporcionar aos usuários conforto, mobilidade e confiança. Crypto ID, o maior canal brasileiro sobre identificação digital. Leia outros artigos aqui!

Learn how facial recognition and iris, voice and fingerprints are being used to ensure accurate digital identification to mitigate fraud and provide users with comfort, mobility and trust. Read other articles here! Crypto ID, the largest Brazilian channel on digital identification. Read other articles here!

Descubra cómo se utilizan el reconocimiento facial y el iris y las huellas dactilares del voz para garantizar una identificación digital precisa para mitigar el fraude y brindar a los usuarios comodidad, movilidad y confianza. Crypto ID, el mayor canal brasileño de identificación digital. ¡Lea otros artículos aquí!