Últimas notícias

Fique informado
Presidência da República elabora e divulga documento sobre Segurança Cibernética

Presidência da República elabora e divulga documento sobre Segurança Cibernética

27 de junho de 2015

Spotlight

5º Encontr[AR] da AARB se consolida como um dos maiores eventos do mercado de certificação digital

Sucesso de público, evento da AARB supera as expectativas e apresenta um amplo debate sobre a ICP-Brasil. MIM

30 de abril de 2024

Entenda o que mudou na assinatura eletrônica em documentos a partir do Decreto nº 68306

Qual o impacto do Decreto nº 68.306 na assinatura eletrônica, simplificação de processos e nos avanços da digitalização dos serviços públicos?

24 de abril de 2024

AX4B impulsiona a resiliência cibernética de Pequenas e Médias Empresas

Conheça como a AX4B está revolucionando a Segurança Cibernética para PMEs.

24 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

A Nova Estratégia Nacional de Segurança Cibernética – CGSI

CGSI  – Comitê Gestor de Segurança da Informação Documento do Comitê Gestor

16 de julho de 2015

O Gabinete de Segurança Pública Institucional da Presidência da República – GSI/PR elaborou o documento “Estratégia de Segurança da Informação e Comunicações e de Segurança Cibernética da Administração Pública Federal – 2015/2018, versão 1.0”.

segurança cibernética - cryptoidO documento, homologado no Diário Oficial da União – DOU, através da Portaria CDN Nº 14, de 11 de maio de 2015, tem por finalidade apresentar as diretrizes estratégicas ao planejamento de Segurança da Informação e Comunicação e de Segurança Cibernética, além de fomentar a articulação, a coordenação e o aprimoramento de esforços dos diversos atores envolvidos na Administração Pública Federal.

FINALIDADE E APLICAÇÃO

A SIC e a SegCiber, base da Defesa Cibernética, visam assegurar o uso do espaço cibernético, impedindo ou dificultando, em seu âmbito, ações contra os interesses do País e da sociedade.defesa

Assim, a presente “Estratégia de Segurança da Informação e Comunicações e de Segurança Cibernética da Administração Pública Federal – 2015/2018, versão 1.0”, desdobramento da Instrução Normativa GSI/PR nº 01/2008, coordenada e integrada pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – GSI/PR, tem a finalidade de apresentar as diretrizes estratégicas para o planejamento de segurança da informação e comunicações e de segurança cibernética no âmbito da APF, objetivando a articulação e a coordenação de esforços dos diversos atores envolvidos, de forma a atingir o aprimoramento da área no Governo e a mitigação dos riscos aos quais encontram-se expostas as organizações e a sociedade.

As diretrizes dessa Estratégia aplicam-se a todos os órgãos e entidades que integram a APF.

REFERENCIAL ESTRATÉGICO

MISSÃO DA ESTRATÉGIA
Fortalecer a política e o planejamento de segurança da informação e comunicações e de segurança cibernética na Administração Pública Federal, visando assegurar e defender os interesses do Estado e da sociedade para a preservação da soberania nacional.

VISÃO DE FUTURO DA ESTRATÉGIA
Ser reconhecida como instrumento de planejamento governamental para a excelência em segurança da informação e comunicações e em segurança cibernética na Administração Pública Federal.

VALORES DA ESTRATÉGIA

Ética: Ter como padrão de conduta ações que busquem a verdade dos fatos, amparadas em honestidade, moralidade, respeito, coerência e probidade na administração pública.

Colaboração: Atuar com dedicação, empenho e envolvimento em permanente colaboração e comunicação com os órgãos e entidades da APF, mantendo diálogos contínuos com os demais atores atuantes nas áreas de SIC e de SegCiber no país e exterior.

Efetividade: Atendimento às demandas da sociedade nas áreas de SIC e de SegCiber, por intermédio da APF, com foco em resultados.

Disseminação da cultura de SIC e de SegCiber: Promover o comprometimento da sociedade com os valores, visões, boas práticas, símbolos, hábitos, comportamentos e políticas, relativas à segurança da informação e comunicações e à segurança cibernética.

Inovação: Propor e implementar soluções criativas, novas ou adaptadas, no âmbito da SIC e da SegCiber, sempre na vanguarda da ciência e tecnologia.

Liderança: Atuar com liberdade e autonomia de forma técnica, proativa, competente, responsável, imparcial, coerente e objetiva e estar comprometido com a missão institucional, com a capacidade de influenciar e mobilizar os diversos órgãos e entidades da APF para a consecução dos objetivos de SIC e de SegCiber, em prol da sociedade.

Apoio às Políticas Públicas: Priorizar as ações, programas e atividades desenvolvidas pelo Estado, no âmbito da SIC e da SegCiber, que correspondam a direitos assegurados constitucionalmente ou que se afirmam pelo reconhecimento das demandas da sociedade.

A Estratégia está disponível no site do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações – DSIC do GSI/PR, acesse:

Estratégia de Segurança da Informação e Comunicações e de Segurança Cibernética da Administração Pública Federal

Fonte: http://www.mc.gov.br

CATEGORIAS

Destaques Notícias