Últimas notícias

Fique informado
WhatsApp agora indica para usuários a existência da criptografia

WhatsApp agora indica para usuários a existência da criptografia

31/01/2016

Spotlight

Presidente do ITI fala sobre a CertLive que abordou as MPs 951 e 983

Conversamos com Carlos Roberto Fortner sobre a primeira CertLive recebeu parlamentares e integrantes do governo brasileiro em torno das MPs 951 e 983 de 2020.

31/07/2020

Associações da Sociedade Civil manifestam seu apoio à aprovação da MP 951/2020

A MP autoriza a emissão dos certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, por meio de videoconferência.

31/07/2020

O pequeno herói e sua conexão com a tecnologia para acesso ilimitado e seguro

Neste ebook apresentamos a história do pequeno herói neerlandês e sua conexão com a tecnologia do SafeSign e todo o ecossistema de soluções da AET – Unlimited access to your world.

22/07/2020

WhatsApp agora indica para usuários a existência da criptografia

O WhatsApp, adicionou indicadores de criptografia para mostrar aos  usuários

31/01/2016

E se não fosse o WhatsApp?

Chegou a hora de cuidar do rescaldo do incêndio provocado

22/12/2015

O WhatsApp, adicionou indicadores de criptografia para mostrar aos  usuários que suas conversas estão protegidas do acesso de terceiros.

Regina Tupinambá - Fundadora e Diretora de conteúdo do CryptoID

Regina Tupinambá – Fundadora e Diretora de Conteúdo do CryptoID

Demostrar a existência de criptografia é uma boa prática por parte do WhatsApp porque despertará a atenção dos usuários para a questão da segurança e privacidade seja em aplicativos, emails ou sites.

É realmente inacreditável  que a maioria das empresas ainda não utiliza soluções de email com criptografia e identificação com o uso do certificado digital.

Existem soluções de baixíssimo custos, rápida implementação e super amigáveis para usuários finais.

Não adotar criptografia é meio que um desleixo com a segurança da informação e também uma apatia em relação ao que está acontecendo em torno dessa questão mundialmente quando governos e agencias de inteligência tentam inibir o uso da criptografia para justamente ter acesso livre aos conteúdos circulados na internet.

Mas vamos a notícia sobre os indicadores de criptografia do WhatsApp.

Como o WhatsApp apresenta a criptografia aos seus usuários?

A criptografia disponível no aplicativo é end-to-end, o que significa que suas mensagens estão protegidas em todo o percurso até chegar ao destinatário.

Capturas de tela da versão beta da próxima atualização, divulgadas na página do desenvolvedor Javier Santos no Google+, mostram os indicadores em ação.

whatsapp-main-01202016235251

O serviço já utiliza a criptografia end-to-end por padrão, mas agora vai mostrar aos usuários que suas mensagens estão sendo protegidas de forma proativa.

A criptografia é uma técnica de segurança usada em todos os sistemas computacionais que requerem proteção das informações transmitidas e armazenada.

A Criptografia é um recurso matemático para cifrar e decifrar mensagens

O ato de cifrar consiste em transformar um texto normal em texto secreto e o ato de decodificar é a operação inversa, consiste em transformar um texto cifrado em texto normal.

A criptografia era utilizada na antiguidade por reis e generais que se preocupavam em proteger suas informações táticas dos adversários.

Ao longo dos séculos os métodos de se proteger segredos foram evoluindo de acordo com o conhecimento tecnológico de cada período. E evoluímos da criptografia simétrica na qual se conhece as chaves que cifravam os segredos para a criptografia assimétrica.

A criptografia assimétrica utiliza duas chaves distintas que se complementam e neste sistema, não se conhece o segredo.

Atualmente, os dois protocolos mais usados para proteção de dados na Internet, o SSL (Secure Sockets Layer) e o TLS (Transport Layer Security) utilizam a criptografia assimétrica para proteger os dados transmitidos e armazenados e para proteger os e-mails são certificados digitais de usuários.

A criptografia não é exclusiva do mercado corporativo, qualquer usuário que tenha informações que não deseja que sejam expostas, deve criptografá-las.

Hoje dispomos de ferramentas que ajudam o usuário leigo a utilizar criptografia sem nenhum muito conhecimento  sobre isso.

Com esse indicador o Whatsapp vai  popularizar a criptografia e dar aos usuários o aculturamento sobre o tema.

Parabéns ao WhatsApp!

Com informações de http://www.itpro.co.uk/

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<