Mais de 118 milhões de brasileiros devem comprar no natal e as vendas por e-commerce vêm se tornando cada vez mais populares
Chegamos ao último mês de 2022 e, com ele, também temos as tradicionais festas de fim de ano. Com olhar especial para o natal, as datas comemorativas movimentam de maneira significativa diversos mercados, tanto em lojas físicas como virtuais. As vendas através de plataformas digitais ganham cada vez mais força.
Segundo pesquisa da CNDL, mais de 118 milhões de brasileiros devem comprar no natal, movimentando aproximadamente R$66,6 bilhões na economia. Ainda de acordo com os dados, 73% dos consumidores pretendem presentear alguém nesse final de ano, sendo 30% deles pessoas que não têm o costume de comprar. Ou seja, uma clientela “nova”.
Pensando nisso, os e-commerces devem criar estratégias especiais, focando em maneiras de diferenciar seus negócios dos milhares de outros que estão concorrendo pela atenção do consumidor.
Rafael Morais, gerente de projetos para e-commerce da ioasys, especializada em criar soluções digitais em organizações por meio da cocriação orientada por tecnologia, inovação e design, separou cinco dicas valiosas na hora de pensar em como tornar seu comércio ainda mais atrativo.
Confira a seguir:
1- Entenda o perfil da sua marca
“Antes de tudo, é muito importante definir o perfil da sua empresa, ou seja: o público que deseja atingir, como ele pensa e suas necessidades principais. Com isso, fica muito mais simples definir uma estratégia clara que atingirá as pessoas certas”, explica Rafael.
2- Dê destaque para a data
“Faça adaptações de design, comunicação e marketing chamando bastante atenção para a data comemorativa em questão, deixando claro como aquele momento é realmente especial. Se possível, faça uma sessão nova com sugestões de presentes para o Natal, por exemplo”, afirma o especialista da ioasys.
3- Transmita segurança para o cliente
Ao fazer compras de natal, o cliente espera que aquele item chegue antes do dia 24 de dezembro. “Por isso, é importante passar a segurança de que o prazo de entrega será respeitado, dando um suporte de qualidade para aquele consumidor e não se omitindo em situações de problema”, lembra.
Morais ressalta que é preciso deixar claro aos clientes que as transações em seu site são seguras e que os dados do consumidor estão protegidos. “Essa é uma das maiores preocupações do público online. Se o cliente sentir qualquer insegurança em relação à marca, isso poderá abrir margem para que ele recorra a algum concorrente com propostas mais confiáveis”, fala.
4- Proporcione uma experiência objetiva
“As chances do cliente finalizar uma compra são bem maiores se sua jornada for simples e objetiva. Quanto menos passos e abas necessárias, melhor. Longos cadastros e preenchimento de informações desnecessárias podem abrir espaço para que a pessoa desista daquela compra”, destaca.
5- Tenha visão omnichannel
“A estratégia omnichannel integra diferentes meios de comunicação e de divulgação da sua marca. Essa visão é interessante, pois proporciona mais de um canal em que aquele cliente poderá tirar dúvidas e entrar em contato com a empresa, podendo até concretizar a compra de maneiras diversas. Nesse caso, entretanto, é importante que todos os canais se conectem de maneira efetiva, evitando problemas na comunicação e experiências negativas para o cliente”, finaliza Rafael Morais.
Sobre a ioasys
A ioasys é uma empresa de inovação digital especializada no desenvolvimento de produtos digitais de forma ágil, eficiente e com foco em experiência. Acredita no poder da cocriação para construir soluções de impacto. Trabalha com desafios dos mais diversos segmentos e áreas corporativas. É parceira no desenho da estratégia de transformação, estudos de mercado e tendências, formação e capacitação de times, com uma entrega ágil de ponta a ponta. Foi fundada em Belo Horizonte em 2012 por Walter Neto e Gilson Vilela Jr. Em maio de 2021, passou por um processo de M&A sendo adquirida pela Alpargatas. Nos seus dez anos de existência, já promoveu a transformação digital em grandes clientes como Banco Inter, Basf Agro, Havaianas, Suvinil, Burger King, Havan, Americanas, Latam Airlines, VR Benefícios, Fleury, CVC e Vale.
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