Últimas notícias

Fique informado

Inteligência Artificial transforma radicalmente a forma como a advocacia trabalha, revela pesquisa

8 de dezembro de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Relatório elencou tendências do setor para 2024, que incluem novas áreas de atuação como Legal Ops e o uso do digital com mais autonomia

O avanço da transformação digital e da inovação tecnológica está dando origem a um mercado cada vez mais exigente, e essa tendência se reflete no campo jurídico também.

De acordo com o “Relatório Tendências da Advocacia 2024”, apurado pela Aurum, empresa de tecnologia pioneira na criação de soluções para advogados autônomos, escritórios de todos os tamanhos e departamentos jurídicos, 94% dos sentimentos apontados quando se pensa em aprender sobre uma nova ferramenta são satisfação e felicidade.

“O setor jurídico está avançando na inovação e tecnologia porque, hoje, já percebem que são aliadas e não vieram substituir o advogado ou o trabalho jurídico, mas sim auxiliar na rotina, entregando mais produtividade e permitindo que os profissionais da área consigam expandir seus negócios com mais qualidade, sempre atualizados com o que há de melhor no mercado”, explica Marcela Quint, CEO da Aurum.

Os estudos do Future Market Insights comprovam essa mudança, a previsão é de que o mercado global de tecnologia jurídica gere US$ 69,7 bilhões e passe por um crescimento de 8,9% até 2032.

Para compreender esse cenário, o levantamento feito pela Aurum ouviu 350 profissionais do direito que estavam presentes no Aurum Summit 2023, evento organizado pela empresa com o objetivo de debater o futuro da advocacia e as principais tendências do setor.

“Na Aurum, defendemos o uso de metodologias ágeis, tecnologia e criatividade para aprimorar a prática jurídica, tornando-a mais eficiente e rentável. Nesse sentido, estávamos interessados em entender não apenas como o setor tem caminhado rumo a essa direção, mas também como os profissionais inseridos nele abraçam essa ideia”, comenta Marcela.

A tecnologia e as tendências para o setor

O ser humano como protagonista, a busca por aprimoramento e o uso do digital com sabedoria e autonomia são as três principais macrotendências globais do mercado jurídico para 2024, segundo a apuração feita pela legaltech.

Essa proatividade será indispensável no futuro, segundo Marcela, pois as tendências para o setor podem ser muito mais facilmente alcançadas com o apoio da automação.

Embora haja preocupações, os profissionais reconhecem que a tecnologia agrega ao trabalho. “Quando se fala em colocar o ser humano em primeiro lugar, por exemplo, não necessariamente se trata de evitar o uso de tecnologia, mas sim oferecer um atendimento mais proativo, embasado e segmentado, liberar os profissionais para atuar em funções mais criativas e especializadas, entender o perfil de clientes, suas dores, comportamentos e expectativas. As tecnologias alimentadas por Inteligência Artificial, machine learning, análise de dados, entre outras ferramentas digitais, são aliadas muito úteis nesse sentido”, explica. 

Apesar de algumas soluções ainda dividirem  opiniões – 50% dos profissionais entrevistados apresentaram sentimentos positivos quanto ao uso de IA no setor, enquanto 50% apresentaram sentimentos negativos -, para a CEO da Aurum, isso é questão de tempo. 

“É importante que os profissionais do setor se adaptem para evoluir junto ao mercado, aproveitando o que há de melhor das tecnologias e inovações. Assim, a Aurum continuará trazendo o que há de mais tecnológico, inovador e eficaz para solucionar dores e otimizar a rotina dos advogados, como a Inteligência Artificial que é uma aliada e não uma substituta do advogado”, conclui Marcela.

Para ter acesso ao Relatório Tendências da Advocacia 2024, clique aqui.

Sobre a Aurum

A Aurum é uma empresa de tecnologia pioneira na criação de soluções para advogados autônomos, escritórios de todos os tamanhos e departamentos jurídicos. Criada em 1993, possui em seu portfólio o Astrea, software criado na nuvem e comercializado sob modelo de assinatura para pequenos e médios escritórios, e o Themis, produto consolidado no mercado voltado aos departamentos jurídicos das companhias e grandes bancas jurídicas. Os produtos são utilizados por mais de 85 mil advogados no país. Com 180 colaboradores, a empresa tem sede em Florianópolis e atua em todo o Brasil.

Assinatura Digital Qualificada: A recomendação dos Grandes Escritórios de Advocacia Brasileiros Por Susana Taboas

Tendências para o setor de Advocacia e Tecnologia

Escritórios de advocacia buscam por softwares jurídicos mais robustos, com segurança na migração de dados

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

CATEGORIAS

Destaques IA Notícias

TAGS

advocacia