Últimas notícias

Fique informado
O que fazer quando se perde o certificado digital?

O que fazer quando se perde o certificado digital?

06/04/2015

Pode parecer bobagem, mas perder o certificado digital é muito mais comum do que se imagina, e quando isso acontece é comum que os titulares não saibam como proceder. Para tentar auxiliá-los nessa tarefa, o CryptoID reuniu um pequeno passo a passo para o caso de perda do certificado digital A3, aquele que é armazenado no cartão inteligente ou no token.

Não se desespere, mas revogue imediatamente seu certificado digital.

Ao se dar conta da perda do Token ou cartão inteligente, não se desespere. O primeiro passo a dar ao notar que não está mais em posse do cartão é entrar em contato com a autoridade Certificadora responsável pela emissão do certificado e seguir o processo indicado por eles.

Muitas vezes é possível fazer a revogação do cartão pela internet, e o processo pode ser parecido ou igual em caso de perda de validade, roubo, comprometimento do dispositivo armazenador da chave de segurança, acesso suspeito ou qualquer tipo de modificação do certificado.

Canais

Todas as Autoridades Certificadoras possuem canais de contato para tirar dúvidas, dar sugestões ou notificar em casos de acontecimentos excepcionais. Com as perdas, não é diferente.

Geralmente é possível fazer a revogação de seu certificado digital pela internet, com o CPF e uma senha de identificação. Nesse método basta seguir as orientações de sua Autoridade Certificadora.

Caso prefira fazer a revogação pessoalmente, também é possível. Nesse caso o titular deve comparecer ao Ponto de Atendimento em que foi emitido o certificado digital com os documentos de identificação como CPF OU CNPJ e RG, além do motivo do requerimento.

O que acontece se eu encontrar meu antigo Certificado Digital?

Depois de ter solicitado a revogação do certificado, não é possível recuperá-lo. Já que a revogação anula a funcionalidade do primeiro certificado. Nesse caso é necessário fazer uma nova compra, porém entre em contato com sua Autoridade Certificadora antes de qualquer processo.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<