Principais tendências de Fraude e Identidade a serem observadas ao longo de 2025, segundo a LexisNexis Risk Solutions
Quando fraudes e identidades, golpes, deepfakes, phishing e outras ameaças corroem a confiança do consumidor, isso impacta organizações ao redor do mundo. Felizmente, empresas e instituições estão enfrentando esse desafio. Abaixo estão as principais tendências de Fraude e Identidade a serem observadas ao longo de 2025, segundo a LexisNexis Risk Solutions.
1. As empresas investem mais na restauração da confiança fraturada do consumidor
Em um mundo de deepfakes alimentadas por IA e fraudes e identidades e golpes engenhosamente disfarçados, a grande promessa dos negócios digitais está sendo severamente prejudicada pela confiança do consumidor em ruínas. Restaurar a confiança do consumidor dá às organizações um propósito comum, entre concorrentes, indústrias e regiões.
A fraude impactou negativamente a reputação da marca e a experiência do cliente em três quartos das organizações no ano passado:
- Dificuldade em estabelecer confiança dos clientes – 75%
- Taxa de conversão de clientes reduzida – 75%
- Redução da satisfação do cliente devido à má experiência do cliente – 75%
- Rotatividade de clientes – 74%
- Danos à marca/reputação – 74%
72% das empresas priorizaram a integração de operações digitais/experiência do cliente com esforços de prevenção de fraudes no ano passado.
Para restaurar a confiança, as organizações estão trabalhando para identificar mais consumidores legítimos rapidamente e proteger contra fraudes. Mais organizações estão contribuindo com atributos de dados positivos e negativos em redes de inteligência colaborativa para atingir esse objetivo.
Dados de rede colaborativa profunda, correlacionando identidade digital e inteligência de e-mail em diversas organizações, aumentam as taxas de captura de fraudes em 26%, em média, em comparação com abordagens isoladas.
2. Mudanças na responsabilidade por perdas com golpes afetam mais indústrias financeiras ao redor do mundo
À medida que os golpes aumentam em volume e impacto, reguladores e órgãos do setor financeiro estão enfrentando a questão de atribuir responsabilidades de forma justa, apoiando o crescimento contínuo e, ao mesmo tempo, incentivando o comportamento responsável:
- Mais da metade (54%) das empresas sofreu um aumento em golpes no ano passado.
- Golpes aumentaram em 21% ou mais para uma em cada cinco empresas.
- As empresas atribuíram 36% das perdas por fraude a golpes no ano passado.
Lidando com golpes e fraudes cada vez mais complexos de forma mais eficaz:
- Extraia insights de risco sobre padrões e comportamentos digitais confiáveis e arriscados juntando-se a uma rede colaborativa de inteligência de risco que abrange setores, regiões geográficas e pontos de contato com o cliente.
- Adicione recursos avançados de detecção de fraudes ao seu conjunto de tecnologias, como biometria comportamental e detecção de chamadas ativas.
- Colabore em um banco de dados que preserve a privacidade de beneficiários comuns confiáveis e de risco em todo o ambiente financeiro.
3. A modelagem de “laranjas” direcionadas se torna a nova norma para bancos no combate à lavagem de dinheiro
Redes de “laranjas” bem organizadas já estão operando em escala, ajudando criminosos a lavar e extrair fundos roubados. Mas novas soluções poderosas estão descobrindo e classificando diferentes tipos de “laranjas”.
Esta etapa crítica não ajuda apenas a esclarecer o escopo do desafio: ela apoia uma abordagem mais estratégica para interromper esses grupos e corroer uma fonte de receita para empresas criminosas.
Número de eventos com “laranjas” em consórcio bancário LexisNexis® Risk Solutions no Reino Unido:
- 2023 – 1,7 milhão
- 2024 (acumulado até agosto) – 2,3 milhões (+35%)
Sinais que os caçadores de “laranjas” procuram:
- Padrões de login e pagamentos dentro de um período específico
- Padrões entre pagamentos recentes de entrada e saída
- Inteligência de dispositivos de pagamentos de saída
- Em relação às contas legítimas, as “contas laranjas” têm 3,3 vezes mais logins e são 34 vezes mais propensas a efetuar login durante uma chamada telefônica ativa
4. A crescente popularidade dos pagamentos alternativos leva as empresas a adotarem cada vez mais complexidade
Para proteger cada transação no ecossistema de pagamentos digitais em rápida expansão, bancos, provedores de serviços de pagamento e comerciantes com visão de futuro estão compartilhando inteligência em tempo real em todos os pontos do ciclo de pagamento.
A colaboração permite o compartilhamento de inteligência para ajudar a melhorar as experiências de consumidores legítimos, bem como aprimorar a capacidade de detectar atividades arriscadas ou fraudulentas.
À medida que os pagamentos aumentam, os invasores humanos agem:
- Aumento do volume de transações de pagamento – 2021 (+38%); 2022 (+19%); 2023 (+20%)
- Ataques de pagamentos iniciados por humanos – 2021 (+27%); 2022 (+55%); 2023 (+38%)
Novos métodos de pagamento estão avançando em relação aos tradicionais – e já representam um terço de todas as perdas por fraude.
Custos anuais de fraude por canal de pagamento:
- Cartão de crédito – 24%
- Cartão de débito – 22%
- Tradicional (dinheiro, gift card, etc.) – 18%
- Métodos de pagamento digital (carteiras digitais, apps de pagamento) – 17%
- Criptomoedas – 8%
- Outros: BNPL, depósito direto – 10%
Organizações que implementam uma ampla gama de soluções antifraude em toda a jornada do cliente são mais eficazes na prevenção de fraudes e apresentam uma redução de 18,5% nas perdas por fraude (medidas como uma porcentagem da receita) em comparação com empresas que investem em uma gama limitada de soluções.
5. Para ganhar novos clientes, organizações adotam métodos mais alternativos para verificar identidades emergentes
Perfis de identidade com pouco histórico são difíceis de verificar ou distinguir de identidades sintéticas de terceiros. A análise contextual orientada por dados está ajudando as empresas a identificarem de forma confiável grupos de novos clientes que foram negligenciados.
Identidades sintéticas versus identidades normais:
- Taxa de fraude 7 vezes maior quando não há parentes de primeiro grau
- Taxa de fraude 7 vezes maior quando a primeira consulta em uma agência de crédito ocorre em uma idade tardia
Recebendo novos clientes com mais segurança:
- Procure dados alternativos, como fontes educacionais para grupos demográficos mais jovens.
- Entenda o que uma identidade está tentando fazer dentro do contexto mais amplo de suas interações passadas e em tempo real com outras organizações.
- Adote tecnologia de autenticação de documentos que possa detectar com mais precisão identificações falsas e candidatos não humanos.
- Obtenha insights sobre camadas de análises de vinculação altamente precisas, de conjuntos de dados mais amplos e profundos, para uma visão mais abrangente da identidade.
6. Novas soluções ajudam a combater a fraude em dispositivos móveis
À medida que funções comerciais mudaram para dispositivos móveis, os fraudadores lançaram ataques de fraude e golpes otimizados para celulares cada vez mais sofisticados. Para responder aos desafios únicos da fraude móvel e proteger a si mesmas e a seus clientes, as empresas estão adotando cada vez mais recursos de prevenção de fraudes e identidades em várias camadas.
Ataques de fraude em celular estão crescendo 2 vezes mais rápido que as transações:
- Participação do dispositivo móvel em todas as transações: 2018 (58%); 2023 (79%) = +36%
- Participação do dispositivo móvel em ataques iniciados por humanos: 2018 (42%); 2023 (72%) = +71%
Proteções para consumidores e transações móveis:
- A vinculação de dispositivos permite que as organizações transformem dispositivos móveis de consumidores em autenticadores pessoais para interações futuras.
- Redes de inteligência colaborativa ajudam organizações participantes a confiar em identidades legítimas de consumidores de forma mais rápida.
Estratégias para o sucesso em 2025
– Implemente uma estratégia de gerenciamento de risco robusta, flexível e personalizável, apoiada por especialistas com profundo conhecimento dos dados e do contexto subjacentes.
– Aplique análises baseadas em IA a dados de redes globais de inteligência que abrangem setores, regiões e pontos de contato com clientes.
– Junte-se a uma rede robusta de inteligência de risco para analisar as interações dos clientes com outras organizações, no passado e em tempo real, em diferentes setores e fronteiras internacionais.

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– Combine inteligência digital, física e comportamental, quando possível, para aumentar o contexto e a confiança.
Sobre a LexisNexis Risk Solutions
A LexisNexis® Risk Solutions explora o poder dos dados, plataformas analíticas sofisticadas e soluções tecnológicas para oferecer insights que auxiliam empresas de diversos setores e entidades governamentais na redução de riscos e na melhoria das decisões, visando beneficiar pessoas em todo o mundo. Com sede na área metropolitana de Atlanta, Geórgia, temos escritórios globais e integramos a RELX (LSE: REL/NYSE: RELX), um fornecedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para clientes profissionais e empresariais.
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