Últimas notícias

Fique informado

Startup lança receituário agronômico com assinatura digital e app off-line

6 de abril de 2020

Spotlight

Reconhecimento facial sem prova de vida está com os dias contados, afirma CEO de uma das principais plataformas brasileiras de biometria facial

Conversamos com José Luis Volpini, CEO da CredDefense, uma das pioneiras e mais conceituadas plataformas de biometria facial do mercado brasileiro.

6 de janeiro de 2021

Carimbo do Tempo dá início ao fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil. Ouça

Segundo Dr. Roberto Gallo, o fim da era dos protocolos proprietários na ICP-Brasil tem data marcada e deve beneficiar fabricantes, prestadores de serviços e clientes finais.

28 de dezembro de 2020

Em tempo de mobilidade extrema e home office, como controlar o perímetro de segurança da empresa? Ouça

Conversamos com Jan Rochat da AET Europe, sobre a eficiência das tecnologias que protegem as informações das empresas, especialmente nesse momento de extrema necessidade de mobilidade das pessoas em “home office.

8 de dezembro de 2020

Identificar, confiar e conectar. Quantas vezes por dia nos autenticamos?

Controlar credencias de acesso nas organizações é tão difícil quanto

2 de dezembro de 2020

Doutor Fabiano Menke Concede Entrevista Sobre a Evolução das Assinaturas Eletrônicas

Nesta entrevista Dr. Fabiano Menke fala sobre a Lei 14.063 de setembro de 2020 e sobre o Decreto 14.543 de novembro de 2020 sobre os tipos de assinaturas eletrônicas

25 de novembro de 2020

Agronegócio se moderniza com soluções digitais criadas por agtech

Após pioneirismo na emissão de e-CPRs, Bart Digital lança novas plataformas tecnológicas para otimizar o financiamento agrícola

3 de março de 2020

O Grupo Siagri, empresa de tecnologia para agronegócio, acaba de lançar a startup AgriQ. A empresa trouxe ao mercado o software de mesmo nome, voltado à emissão de receitas agronômicas

Com a plataforma, é possível gerar o documento off-line, de forma otimizada e segura, de acordo com as exigências dos órgãos de fiscalização.

Legislação e segurança ambiental e alimentar

Para adquirir qualquer defensivo agrícola, é preciso apresentar a receita agronômica ao estabelecimento de compra. O documento é emitido pelo responsável técnico e seu principal objetivo é a utilização correta do produto. A receita agronômica contém orientações relacionadas à quantidade, período de aplicação e cultura indicada.

Outros dados que o arquivo contém são orientações de proteção ao trabalhador que fará o manuseio e cuidados com o meio ambiente, além da destinação final das embalagens vazias dos defensivos.

Receita agronômica em poucos passos

A emissão de receitas agronômicas é burocrática e pode ocorrer erros. Com o AgriQ, é possível emiti-las com agilidade e segurança, já que no sistema estão cadastrados todos os dados de defensivos agrícolas autorizados pelo Ministério da Agricultura. Isso traz mais assertividade, facilita o preenchimento da receita e agiliza o trabalho do responsável técnico.

O AgriQ possui também seu aplicativo, disponível para Android e IOS, que possibilita a emissão do documento off-line quando o usuário estiver fora do alcance da internet.

Adeilson Miranda – CEO da AgriQ

Na solução, além dos nomes dos defensivos agrícolas, há também culturas registradas nas bulas dos produtos e a dosagem permitida, informa o CEO da startup, Adeilson Miranda.

“A emissão de receitas agronômicas requer muito tempo, pois exige um preenchimento de dados minucioso. Com a solução, é possível ganhar praticidade e agilidade, já que os principais dados já estão na base do AgriQ. Assim, o emissor precisará preencher poucos campos”, explica.

“Outro ponto importante é o auxílio que o agrônomo tem em relação à legislação. Estamos sempre atualizando a plataforma e o aplicativo, adequando-os para atender todas as obrigações “, destaca o CEO.

Transparência e assinatura digital 

A AgriQ tem como objetivo ampliar a transparência e a produtividade agrícola do Brasil com responsabilidade, contribuindo com o uso consciente de defensivos agrícolas. O receituário agronômico da AgriQ conta com assinatura digital, substituindo a que é feita à mão. A assinatura digital até então era usada apenas para contratos. Agora, a staturp disponibiliza essa inovação para as receitas agronômicas, permitindo ainda mais agilidade ao assinar o documento em poucos cliques. A assinatura digital facilita, ainda, o armazenamento do documento e reduz a quantidade de papel usada para emissão da receita.

Facilidade na emissão durante a pandemia do COVID-19  Startup

A população enfrenta atualmente uma pandemia mundial, devido ao novo coronavírus. A OMS e governos estaduais decretaram que, para diminuir a curva de contágio da doença, é necessário que todos fiquem em quarentena.

O agronegócio, mesmo dentro das recomendações de decretos estaduais e federais, não para. A AgriQ, por ser uma solução web e possuir assinatura digital, permite que o responsável agrícola, depois de visitar a lavoura e fazer seu diagnostico, faça a emissão da receita agronômica e a envie ao produtor rural, sem contato físico, seguindo as recomendações dos órgãos responsáveis para o controle e combate ao COVID-19.

Sobre o tipo de assinatura

O Grupo Siagri informou ao Crypto ID que o Agriq utiliza atualmente a assinatura eletrônica, prevista pela MP 2.200-2/2001 com presunção jurídica pois a plataforma consegue reunir pontos de autenticação que atestam autenticidade e  integridade. Adicionalmente, a plataforma também utiliza tecnologia blockchain que assegura que o documento não foi modificado.

Clique aqui para acessar o aplicativo.

ICP-Brasil marca presença na feira de agronegócios no Paraná

Agricultura 4.0 inspira a nova geração de agricultores a investir em tecnologia

Saiba o que esperar da conectividade no campo em 2020

Saiba todas as atualizações do mercado e indústria de tecnologia explorando o Crypto ID!

  Explore outros artigos! Startup