Últimas notícias

Fique informado

Vários aplicativos VPN vazaram dados de usuários

19 de março de 2021

Spotlight

Facebook fala sobre o incidente de 4 de outubro

“Agora que nossas plataformas estão funcionando normalmente após a interrupção de 4 de outubro achei que valeria a pena compartilhar,”Santosh Janardhan.

6 de outubro de 2021

Descuido na configuração do servidor fez com que os dados dos usuários do SuperVPN, GeckoVPN e ChatVPN vazassem online. Agora estão à venda em um fórum de hackers

Vende-se: Bancos de dados de informações do usuário roubados de três aplicativos VPN para Android.
Local: um forum de hackers popular (sem nome).

De acordo com a CyberNews, os três bancos de dados contendo os dados de 21 milhões de pessoas, vazaram dos aplicativos SuperVPN, GeckoVPN e ChatVPN. No momento que esse artigo foi escrito, o SuperVPN tinha mais de 100 milhões de downloads no Google Play, GeckoVPN mais de um milhão, e ChatVPN mais de 50 mil.

Os dados que estão à venda incluem endereços de e-mail e senhas (com hash para os dois primeiros serviços e em texto simples para ChatVPN), bem como nomes completos de usuários e informações sobre país e pagamentos. Além disso, um dos bancos de dados contém números de séries e IDs de dispositivos. Os endereços IP dos usuários não vazaram.

Anúncio em um fórum de hackers que oferece dados de usuários dos aplicativos SuperVPN, GeckoVPN e ChatVPN. Fonte

O vendedor admitiu tirar vantagem de um erro de configuração que deixou os servidores dos provedores de VPN acessíveis usando nomes de usuário e senhas padrão.

Esta não é a primeira vez que o app SuperVPN aparece nas manchetes pelos motivos errados. Em julho de 2020, pesquisadores da VPNMentor descobriram 1,2 TB de logs e dados vazados de vários provedores de VPN, incluindo os do app SuperVPN.

O incidente atual representa a primeira vez para os dois outros aplicativos, GeckoVPN e ChatVPN – pelo menos, foi primeira que ficamos sabendo do vazamento. Outra fonte confiável, o Have I Been Pwned?, confirma o incidente.

A rede privada virtual é uma tecnologia fundamental para uma navegação segura na Internet, mas nem todas as VPNs são igualmente fortes. Tendo em mente a confiabilidade, a atenção à segurança e a privacidade dos dados usuário, elaboramos um guia para escolher a VPN certa para você.

Fonte: Kaspersky Daily

Como as relações trabalhistas mudam com a Lei Geral de Proteção de Dados?

Por que o tratamento de dados não é um monstro no armário?

Segurança digital: quais cuidados as fintechs devem ter com os dados financeiros dos clientes?

Acompanhe os principais movimentos brasileiros e mundiais em torno de Privacidade e Proteção de Dados aqui no Crypto ID.