O Contador pediu, o moço do financeiro ou você começou a empreender e se deu conta de que com o certificado digital tudo fica mais simples
Escolha o produto
O primeiro passo é entrar em nossa loja virtual para escolher o certificado que melhor atende a sua necessidade. Há três categorias em nosso site: para pessoas físicas (e.CPF); jurídicas (e.CNPJ, NF.e e CT.e) e profissionais (advogados, médicos, dentistas e MEI), sendo que dentro delas você pode optar por dois tipos A1 (armazenado no computador ou celular) ou A3 (armazenado no cartão, token ou nuvem)
Escolha a validade do certificado digital
Ao clicar no produto escolhido, você poderá escolher a validade e, se desejar, trocar o tipo de armazenamento (cartão, token, nuvem…). Tudo selecionado, é só clicar em “Adicionar Carrinho”.
Insira as informações
Depois de clicar em “Adicionar Carrinho”, o produto já estará disponível para pagamento. No menu superior, clique no ícone carrinho, confira as informações e, se tudo estiver ok, clique em “Finalizar Compra”.
Abrirá uma nova página onde será necessário incluir os dados do titular do certificado: CPF (Pessoa Física) e CPF + CNPJ (Pessoa Jurídica). Depois de inserir, clique em “Finalizar Compra”.
Identificação
Informe seu login e senha ou realize seu cadastro, caso seja sua primeira compra.
Pagamento
Preencha os campos. Atente-se especialmente ao e-mail, pois é para ele que enviaremos as informações sobre o agendamento do atendimento.
Nesta etapa você também deverá escolher como quer efetivar a compra: PIX (novo!), cartão de crédito ou boleto. Depois, clique em “Finalizar o pedido”.
Confirmação e agendamento
Nesta etapa, você verá na tela a confirmação, o Número do Pedido e, também, as instruções para agendar o atendimento para a instalação/entrega do certificado (deslize a tela para ver tudo).
A saber: o atendimento é a etapa na qual é conferida a identidade do solicitante. Ele pode ser realizado presencial ou por videoconferência, e é fundamental para a conclusão da compra, por isso sugerimos que agende de imediato. Mas, claro, é possível agendar posteriormente também.
Por fim, fique atento seu e-mail, pois todas as comunicações com as etapas e instruções serão encaminhadas para ele. Você também pode acompanhar sua solicitação na área de cliente, que fica no menu superior. É só clicar, se identificar com as mesmas informações que usou na hora do pedido e pronto!
Certificado Digital por videoconferência
O atendimento (ou validação) é o procedimento no qual é feita a confirmação da identidade do titular do Certificado Digital.
Trata-se de uma etapa essencial; afinal de contas, esta é a única tecnologia existente capaz de conferir total autenticidade aos processos realizados no meio eletrônico.
Quando essa fase é realizada por meio da videoconferência, o Agente de Registro (profissional responsável pelo processo) faz esta checagem via plataforma de conversa por vídeo, totalmente on-line, depois de ter recebido a documentação necessária por e-mail.
Como agendar a videoconferência?
Há duas maneiras de agendar o atendimento por videoconferência: durante a compra ou posteriormente por meio deste link – é necessário informar o número do pedido (enviado no e-mail de solicitação, que começa com “CERTI” ou “17“) e o CPF/CNPJ do titular do Certificado.
O que é preciso para realizar a videoconferência?
É preciso ter solicitado e efetuado o pagamento do Certificado Digital e agendado o atendimento. Depois, os documentos necessários devem ser enviados, antecipadamente, em formato PDF, para quem prestará o seu atendimento. No assunto do e-mail, é preciso informar: “Documentos videoconferência + o número do pedido”.
Ah, mas fica tranquilo(a): todas as informações serão enviadas ao seu e-mail.
Agendamento feito e documentos enviados. E agora?
Você receberá mais informações sobre o atendimento e o link para a videoconferência próximo da hora agendada. Se você for realizar a videoconferência pelo computador, é só clicar no link recebido para iniciar o atendimento.
Agora, se você for realizar pelo celular ou tablet, é preciso instalar previamente o aplicativo, que pode variar de acordo com a AR que for realizar seu atendimento. Há três possibilidades:
- Teams
- Zoom
- Webex
Passo a passo videoconferência com o aplicativo Teams
Instale o aplicativo Teams, da Microsoft, em seu dispositivo (computador, celular ou tablet). Se for utilizar pelo computador, é possível utilizar a versão web.
Fonte: Blog Certisign Explica
Sobre a CertiSign
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