Últimas notícias

Fique informado

Open Banking: o que é e o que sua instituição precisa para fazer parte

27 de julho de 2021

Spotlight

Facebook fala sobre o incidente de 4 de outubro

“Agora que nossas plataformas estão funcionando normalmente após a interrupção de 4 de outubro achei que valeria a pena compartilhar,”Santosh Janardhan.

6 de outubro de 2021

Certisign: o que você precisa saber do Pix cobrança e QR Code para não cair em golpes digitais

Pix Cobrança, modalidade na qual o boleto bancário é substituído por um QR Code ja está em funcionamento

17 de maio de 2021

Certisign: Biometria facial é alternativa para compra online segura e rápida

Com forma de proporcionar segurança alguns e-commerce estão investindo na utilização de biometria facial na finalização de compras

6 de maio de 2021

Entrevista com Oscar Zuccarelli da Certisign sobre segurança cibernética

Oscar Zuccarelli, Gerente de Segurança da Informação, Proteção de Dados e Prevenção a Fraudes da Certisign.

22 de abril de 2021

Open Banking é a abertura dos dados bancários para compartilhamento entre as instituições financeiras por iniciativa do Banco Central

Se você atua no mercado financeiro já deve ter planejado a implantação do sistema Open Banking. O conceito traz uma nova maneira de se relacionar com os clientes, com inúmeras novas possibilidades para ajustar e ofertar produtos, aumentando a competitividade entre todos os players do setor.

O que é Open Banking?

É a abertura dos dados bancários para compartilhamento entre as instituições financeiras.  A iniciativa do Banco Central do Brasil tem como objetivo inovar o sistema brasileiro e estimular a concorrência entre as instituições financeiras.

Como ocorre esse compartilhamento de dados?

O compartilhamento ocorre por meio da autorização do cliente das instituições participantes. É ele quem define o que e com quem ele quer dividir suas informações para receber ofertas de produtos e serviços personalizados.

Para esse compartilhamento são usadas APIs, ou Applications Programming Interface, abertas entre as instituições que fazem parte do Open Banking.

Regras de segurança

Para fazer parte do grupo de instituições que podem compartilhar dados entre si há uma série de regras, incluindo as relacionadas à segurança e proteção de dados.  Por isso, todas as empresas que fazem parte do ecossistema do Open Banking precisam ter certificados TLS/SSL.

É o certificado que garante a confidencialidade, autenticação e integridade do canal de comunicação e compartilhamento utilizado pelas APIs das instituições participantes.

Certificado para Open Banking: veja as opções e entenda como cada um deles funciona

Certificado Servidor – SSL padrão ICP-Brasil: para proteger e autenticar o canal TLS utilizado pelas APIs consumidas por aplicações do Open Banking.

Certificado de Aplicação Cliente (Transporte): para autenticar o canal mTLS e a aplicação cliente, de acordo com o cadastro realizado pelo processo de Dynamic Client Registration junto à entidade transmissora.

Certificado Assinatura: para realizar assinatura do payload por meio do uso de JWS (JSON Web Signature).

Certificado Front-End: para disponibilizar serviços, em geral páginas Web, que são acessadas pelo cliente da instituição cadastrada no Open Banking.

Sobre a CertiSign

A CertiSign é pioneira e a maior Autoridade Certificadora do Brasil.

Há mais de duas décadas, viabiliza que serviços possam ser realizados on-line proporcionando às empresas agilidade, redução de custos e sustentabilidade e, por consequência, às pessoas mais tempo e dinheiro para que possam fazer o que realmente importa.

É referência no mercado por seu tamanho e números: presente em mais de 2.200 locais de atendimento em todo o Brasil e em 14 no exterior, já ultrapassou a marca de 12 milhões de clientes atendidos. Com vasto portfólio de produtos e serviços atende empreendedores e empresas de todos os segmentos e portes por meio da tecnologia da Certificação

Acesse a coluna da CertiSign para ler outros artigos aqui!

CertiSign estreia nova marca

Certisign: 5 dicas de segurança digital para usar o WhatsApp Pay

Certisign: o que você precisa saber do Pix cobrança e QR Code para não cair em golpes digitais