A Lawtech JusCash, especializada em antecipação de créditos judiciais para advogados, faz uso de machine learning para precificação de ativos judiciais
Por Gabriel Mancuso
A proposta da JusCash parece simples: antecipar créditos judiciais para advogados. Mas na prática, fazer a precificação do produto de forma justa aos clientes e mitigando riscos financeiros do negócio, é uma tarefa complexa.
O crédito judicial, na sua definição simplificada, pode ser descrito como o valor monetário que um advogado tem a receber oriundo do êxito de uma ação.
Este valor só é pago após uma série de etapas longas e complexas pelas quais um processo judicial precisa passar.
Mesmo quando o advogado já sabe que ganhou a causa, para o pagamento acontecer, é necessário esperar meses ou até anos para ter acesso ao dinheiro.
Durante esse período, o advogado precisa se manter financeiramente,. Pensando nessa dificuldade nasceu a JusCash, que desde a sua criação, em 2020, já antecipou R$ 15 milhões em créditos judiciais.
Ao antecipar seu crédito, o advogado recebe o valor bruto descontado de um montante calculado pela empresa, que é chamado de deságio.
Para ser realizada a precificação do ativo judicial, o processo precisa ser analisado em diferentes aspectos, sendo alguns deles: tribunal de tramitação, fase processual, se possui correção monetária ou não e tempo estimado para a liquidação.
A JusCash desenvolveu um robô que captura dados dos tribunais brasileiros (TJs e TRFs), com isso, usou um modelo de Machine Learning para identificar padrões nestes dados, principalmente no que tange a duração de cada fase processual, para então, utilizar de modelos estatísticos com o objetivo de predizer o tempo de duração total de um processo até seu efetivo pagamento.
Na prática, somente do aspecto tempo estimado para liquidação, um processo com a estimativa de 12 meses terá uma taxa de deságio superior a um processo com liquidação estimada em 6 meses.
Essa é uma das aplicações de machine learning que a empresa utiliza, devido ao crescimento acelerado e a necessidade de ganhar velocidade nas análises processuais, outras demandas estão surgindo e com elas, novas ferramentas de automação.
A JusCash é patrocinadora do Doc9 Summit, evento para profissionais do direito, que reunirá nomes de peso do mercado jurídico para discutir inovações e tendências da área.
Com o apoio da AB2L, Crypto ID e impulsionada pelo Linklei, o evento acontecerá no dia 06 de julho de forma híbrida, sendo o formato presencial aberto apenas para convidados, e o online com ingressos disponíveis na página do evento.
Sobre a empresa
A JusCash é uma lawtech especializada em antecipação de créditos judiciais, sendo reconhecida como uma solução financeira para advogados e escritórios de advocacia.
Sobre doc9
A doc9 é uma das maiores lawtechs do Brasil. A nossa missão é descomplicar a vida dos operadores do Direito com soluções inteligentes e inovadoras para o ramo.
A lawtech é a desenvolvedora do o primeiro gerenciador de certificados digitais do Brasil, que já transformou a rotina e trouxe conformidade ao compartilhamento desses documentos em mais de 300 escritórios espalhados pelo Brasil.
Além disso, possui uma rede com mais de 4 mil prepostos e correspondentes, que atendem a mais de 3 mil escritórios e departamentos jurídicos em todas as comarcas do país. Mais eficiência e produtividade para a gestão jurídica em todo o Brasil.
Acompanhe a Doc9 no Site, no Blog nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.
Leia outros artigos da doc9 publicados no Crypto ID aqui!
Direito e tecnologia: uma união indissociável para entregas de qualidade
Tendências para o setor de Advocacia e Tecnologia
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!