Últimas notícias

Fique informado

Segurança OT: mitigando riscos em empresas de infraestrutura crítica

2 de outubro de 2023

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

O que é Cyber OT, ou segurança cibernética para tecnologia operacional?

Cyber OT, ou segurança cibernética para tecnologia operacional, é a prática de proteger os sistemas e redes que controlam os processos físicos e industriais.

28 de setembro de 2023

Como a convergência TI /TO está mudando o jogo da segurança cibernética?

Equipes de TO estão preocupadas em proteger processos e sistemas físicos que permitem que infraestruturas críticas operem de maneira confiável.

5 de setembro de 2023

As empresas devem priorizar uma atuação proativa. Isso se faz a partir de uma compreensão abrangente do ambiente tecnológico corporativo, alinhado à estratégia do negócio.

Escrito por Redbelt Security

Também é fundamental mapear as vulnerabilidades e anomalias operacionais existentes, e implementar controles de segurança robustos para garantir a disponibilidade e integridade das operações.

O cenário industrial se tornou conectado e automatizado. Com isso, emergem novos desafios de segurança. Pesquisas mostram que a atividade de negação de serviço (DoS) é um dos ataques mais predominantes contra ambientes de tecnologia operacional (OT) e internet das coisas (IoT), seguido pela categoria de trojan de acesso remoto (RAT).

Estes e outros ataques cibernéticos, que comprometem o pleno funcionamento de uma linha de produção, podem ter consequências significativas em um ambiente industrial, podendo causar até mesmo interrupção de economias inteiras.

Um exemplo que evidencia este cenário é o ataque ransomware sofrido pela companhia de oleodutos norte-americana Colonial Pipeline em 2021, que impactou a continuidade da operação da empresa e terminou no pagamento de um resgate milionário.

As consequências reverberaram na distribuição e no transporte de combustível para parte dos Estados Unidos, chegando ao ponto de o governo americano declarar estado de emergência. Esse caso ilustra as consequências que a ausência de controles eficazes de segurança no ambiente operacional pode representar em empresas do segmento de infraestrutura crítica. 

Ainda de acordo com a pesquisa da Nozomi Networks, ransomware e crimes cibernéticos motivados financeiramente ainda lideram a lista de vetores de ameaças em ambientes de Tecnologia Operacional (OT), dada a criticidade em manter as operações em pleno funcionamento.

A interrupção da operação e a demora na recuperação do ambiente infectado podem gerar impactos corporativos irreversíveis, comprometendo não só a cadeia de produção da empresa atacada, mas também de seus fornecedores e clientes, além de colocarem risco a vida de colaboradores.

Agentes maliciosos aproveitam dessa característica do setor para obter um retorno financeiro mais rápido do que obteriam em ataques no ambiente de TI, já que o que está em jogo é mais crítico. 

Avaliação de maturidade de segurança

As empresas devem priorizar uma atuação proativa. Isso se faz a partir de uma compreensão abrangente do ambiente tecnológico corporativo, alinhado à estratégia do negócio. Também é fundamental mapear as vulnerabilidades e anomalias operacionais existentes, e implementar controles de segurança robustos para garantir a disponibilidade e integridade das operações. 

O primeiro passo nesse processo é realizar uma avaliação do nível de maturidade de segurança do ambiente de Tecnologia Operacional da empresa.

Com isso, a empresa irá identificar o nível de eficácia dos controles implementados e as oportunidades de melhoria para mitigar os riscos existentes no ambiente. E, assim, garantir continuidade do negócio em possíveis cenários de contingência. 

Converse com um especialista de segurança OT para saber como evoluir na jornada de maturidade de segurança. Entre em contato e solicite um Assessment de Maturidade em OT.

Artigo publicado originalmente no blog da Redbelt

Sobre Redbetl

Redbelt é uma consultoria especializada em segurança cibernética. Integramos pessoas, sistemas, serviços e produtos, com o objetivo de transformar como a segurança da sua informação é entregue – de forma completa, centralizada e proativa. É assim que oferecemos uma estratégia única aos nossos clientes, construímos a sua segurança e melhoramos a confiança de seus serviços.

O que é Cyber OT, ou segurança cibernética para tecnologia operacional?

Cesar Oliveira palestra no Cyber Security Summit 2023 sobre guerra russo-ucraniana

Como a convergência TI /TO está mudando o jogo da segurança cibernética?

TECNOLOGIA OPERACIONAL – CYBER OT

CONTEÚDO SOBRE CYBERSEGURANÇA E TECNOLOGIA OPERACIONAL NO SETOR INDUSTRIAL VOCÊ LÊ NO CRYPTO ID. ACESSE E CONFIRA!

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!

CATEGORIAS

Destaques Notícias OT